Bolo de Laranja

Laranjas estão bonitas e gostosas. Lembrei do bolo regado com sumo de laranjas, que quase todo mundo comeu na infância. Queria fazer e, por conta de sermos apenas duas pessoas em casa, pensei em fazer um bolo pequeno. Este foi assado em uma forma de papel para panetones de 500 gramas. A receita é de Yayá Ribeiro, originalmente publicada em 1934. O livrinho dela ainda é publicado pela editora L&PM e muitos vão reconhecer algumas receitas dela.

Eu converti as medidas (originalmente em colheres) para gramas e fiz umas alterações.

2 gemas

50 gramas de manteiga amolecida

90 gramas de açúcar

70 gramas de farinha

2 colheres (de chá) de fermento em pó

Raspas de laranja

2 claras em neve

1/2 xícara de suco de laranja

Açúcar cristal para polvilhar

Bata as gemas com a manteiga. Adicione o açúcar e bata mais um pouco. Adicione a farinha e o fermento peneirados. Misture.

Adicione 1/3 das claras à massa e misture. Não se preocupe em manter o ar. Depois de bem incorporada, adicione o restante das claras e as raspas de laranja e misture com cuidado.

Leve para assar em uma forma com cerca de 13 cm de diâmetro em forno pré-aquecido, temperatura média. Quando ficar pronto, retire do forno e ainda quente, faça furos com um palito e regue com o suco de laranja. Polvilhe com açúcar cristal e leve ao forno por mais 2 a 3 minutos. Espere esfriar para cortar e servir.

PS: Usei ovos caipiras, por isso o bolo ficou muito amarelo, não é edição em Photoshop.

 

 

Share This Post

6 comentários em “Bolo de Laranja”

  1. Marisa foi tão bom que a receita ja esta rodando, vou duplicar é que muitas não dá certo, eu pensei que vc. tinha diminuido por ser dua pessoas só ai. bs.

  2. Não, não mexi na quantidade, mas creio que o bolo era pequeno mesmo porque era para ser assado em uma assadeira, ser raso e cortado em quadradinhos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *