Torrada com Tomate

Oras, torrada com tomate? O que há de especial nisso? Tudo. Creiam em mim, precisam provar o tomate gelado, ralado, sobre um pedaço de pão ou torrada. Eu já havia ouvido falar do pan con tomate e nunca tinha experimentado. Ora, eu sei o gosto de pão e de tomate. Mas um tomate bem maduro e fresco com azeite, sobre o pão é algo simples e, ao mesmo tempo, surpreendente. Talvez seja por conta do “umami” do tomate.

Aproveitei a dica da Helena Rizzo e cortei o tomate ao meio e passei no ralador.

Com cuidado, claro, para não ralar os dedos. No final sobra só a pele, que é descartada.

Depois é só temperar a polpa de tomate com azeite e sal e comer com pão ou torrada. O tomate que usei é do tipo italiano, que ando preferindo junto com o holandês e o momotaro. Não gosto de carmem e débora.  Caiu muito bem neste começo de noite quente.

 

Share This Post

4 comentários em “Torrada com Tomate”

  1. Oi Marisa. Esse é o meu molho de pizza. Claro que não congelado. Faço na hora, temperado com o manjericão colhido na hora, pimenta calabreza, pitada de sal e cebola bem picadinha. Eu escorro um pouquinho do suco que se forma. Pronto, é so alegria! A massa feita em casa e algumas bocas masculinas famintas esperando atentos ao cheirinho de orégano, alho e azeite. Uau!
    rsrs.
    bjs

  2. Parabéns pelo site, conheci há alguns anos pela receita de kasutera, e voltei a acompanha-lo recentemente.

    Em casa meus pais comem pão com azeite, alho espremido e sal. Vendo essa sua receita decidi fazer como uma brusqueta.
    Coloquei alho e azeite no pão, e assei para não ficar mole.
    Temperei o tomate ralado com salsinha e sal, mas acho que manjericão como a Sandra fez ficaria melhor e coloquei sobre o pão. Depois voltei ao forno com queijo, até que derretesse.

    Achei mais prática essa sua forma de preparar o tomate, em “papa”, do que ficar tirando a pele do tomate e cortando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *