Bolo de Um Ovo Só

IMG_4491

Você está em casa. De repente, bate aquela vontade de comer um bolo. Abre a geladeira e só tem um ovo. Pode optar por desistir de fazer o bolo e ir buscar um na padaria, fazer um bolo de microondas numa caneca (que para mim não convence, gosto de bolo dourado), fazer contas para ajustar a receita de bolo de sempre para um único ovo ou fazer esta, que está no meu caderno de receitas há mais de vinte anos. Rende um bolo médio, fofinho e fica pronto em poucos minutos. O resto, é forno.

IMG_4489

100 gramas de manteiga (ou mais ou menos meia xícara)

1 ovo (no caso usei ovo caipira, porque é o que tenho aqui e a gema é de cor mais viva)

1 1/2 xícara de açúcar

1 xícara de leite

2 xícaras de farinha de trigo

2 colheres de sopa de amido de milho

3 colheres de chá de fermento em pó

Baunilha ou raspas de limão, laranja ou o que preferir usar para aromatizar

Bata a manteiga com o açúcar e o ovo. Adicione um pouco do leite, batendo sempre, até formar um creme macio. Adicione os ingredientes restantes e o leite, misturando tudo bem.

Asse em forma untada e enfarinha, no forno pré-aquecido, forno médio.

IMG_4490

Eu usei a forma para assar bolo na boca do fogão. Deixei em fogo baixo por 3 minutos e depois abaixei mais ainda, fogo bem brando, por uns 35 minutos. Ficou bem douradinho.

Coloquei na categoria “Cozinha do Desespero” porque é preciso estar um tanto quanto desesperado para querer fazer um bolo com um ovo só.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, curiosidades, Doces, massas, receita com as tags . ligação permanente.

4 Responses to Bolo de Um Ovo Só

  1. Myrna diz:

    Troquei o açúcar por Toddy (= 200 g) e, por via das dúvidas, acrescentei uma colher de sopa de açúcar. Vamos ver o que acontece.

  2. Myrna diz:

    Ficou excelente! Se tem Toddy sobrando em casa, é um uso bem digno.

  3. Lenilde diz:

    Eu achei ótima a receita, apenas diminuir o trigo .

  4. Fiz ficou maravilhoso,,,,,

Os comentários estão fechados.