Há tempos que ando ensaiando para comprar uma forma dessas. Vejo no supermercado, ensaio e não levo. Desta vez levei (por R$26,00). A ideia de assar um bolo na boca do fogão, gastando bem menos gás que o forno é atraente. Mas será que funciona? A Neide Rigo já testou um modelo parecido aqui: http://come-se.blogspot.com.br/2011/07/assando-na-boca-do-fogo.html
Fiz um bolo de fubá cozido, bem simples, sem coco, sem queijo, sem nada. Untei a forma com farinha e despejei a massa.
A forma vem com uma chapa de alumínio mais grossa, para ser colocada por debaixo, em contato direto com a chama do fogão, para distribuir melhor o calor.
O buraco no centro da forma funciona como uma chaminé, forçando a subida do calor, que vai aquecer a tampa, para que o bolo doure também na parte de cima. Os buracos na tampa são para permitir a circulação do calor e a saída da umidade. O bolo desenformou bem.
Assei em fogo baixo, deveria ter tirado um pouco antes. Infelizmente ele dourou mais no centro que nas laterais. No mais, o bolo ficou assado e gostoso. Fez a alegria da minha vizinha, que levou metade (em casa não comemos tanto bolo assim) e disse que iria comer so-zi-nha.
Se a aparência não fica 100%, a economia é 10. Uma boca de fogão, na chama mínima gasta bem menos gás que um forno com aquele queimador enorme.
Ah, para terminar, a forma que comprei é da Ramos, chamada de “forma americana”. O site é este aqui:
http://ramos.com.br/assadeiras.php
Seu teste me animou. Comprei uma também e estou esperando chegar. Depois conto minhas impressões 🙂
[Translate]
Acho que com um pouco de prática vai render uns bolos bem bons e com menor consumo de gás, Myrna.
[Translate]
Marisa,
há uns dois anos eu comprei uma forma dessas em alumínio fundido (não sei se é esse o nome) no Largo 13 de Maio, aqui em SP.
Fiz um bolo de fubá nela para testar e ficou ótimo. Eu a uso sempre que posso.
Agora, por sugestão sua, vou testar seu “bolo de um ovo só” – até parece “samba de uma nota só”. Gostei da idéia!
[Translate]
Irmgard, eu diria que esse bolo é um registro histórico. Veio em um livreto e remonta a Segunda Guerra, andou faltando de tudo, inclusive ovos. Eu prefiro bolo com mais ovos, pelo sabor rico, claro. Mas resolvi registrar essa receita no blog porque é uma opção para quem está com fome de bolo e só tem um ovo em casa…
[Translate]
Marisa,
quando eu era pequena, aqui no subúrbio do Rio de Janeiro (nos anos 1950), minha mãe usava uma fôrma dessas para fazer pudim de leite na boca do fogão. Pudim perfeito, diga-se de passagem. E fazia do mesmo jeito um pudim de laranja maravilhoso, trocando o leite comum da receita por caldo de laranja.
Foi uma grande surpresa para mim descobrir recentemente que essa fôrma, chamada “wonder pot” em inglês, e em hebraico סיר פלא (que também significa “panela da maravilha”), foi inventada em Israel nos primeiros tempos, quando as casas tinham poucos recursos e as pessoas precisavam assar suas receitas tradicionais sem ter forno, em especial os bolos de festas.
Mas a panela também era usada para assar carnes e cozinhar arroz, ensopados, legumes etc.
Quanto ao bolo de fubá, experimente trocar o leite por leite de coco e colocar erva-doce. Sem coco, sem queijo.
Um abraço!
[Translate]
olá de novo,
ontem esqueci de dizer que para fazer pudim é preciso ter a panela que vem com uma fôrma de canudo que encaixa por dentro (ou arranjar uma fôrma avulsa que encaixe). A Ramos vem com essa segunda fôrma, não é?
Coloca-se água no fundo da fôrma externa, encaixa-se por cima a fôrma com a massa do pudim, tampa-se a fôrma externa normalmente e coloca-se sobre a chapinha no fogão.
[Translate]
Minha mãe tem uma dessas e esta bem velha, alias é bem mais velha que eu, tem um 50 anos.
Preciso urgente comprar outra para ela!!!!
Obrigada pela dica, bjs.
[Translate]
Alias esqueci de acrescentar, ontem mesmo ela fez um bolo de chocolate, de última hora em sua forma americana velhinha…ficou maravilhoso, cresceu e ficou pronto rapidinho!!!!
[Translate]
Minha mãe a acabou de deixar uma ótima dica: passe manteiga na borda interna da forma e coloque papel alumínio dobrado ao meio e unte-o também!!!! Dessa forma o bolo não fica queimadinho na cavidade!!!
[Translate]
Vou experimentar a dica, Rosimeiry. Pois é, essas formas não são nada novas, minha mãe se lembra que existia quando ela era criança. Só que ela colocava uns pedaços de carvão na tampa, para dourar por cima também. Naquele tempo era fogão à lenha, sabe…
[Translate]
Alguém tem uma boa receia para me dar? Ganhei esta forma há tempos, porém não sei se precisa de massa especial.
[Translate]
Tenho uma dessas fôrmas de assar na chama, só que bem grossa de alumínio fundido. Usava as vezes, só para bolo.Dias desses me deram a dica de usá-la para fazer carnes e outras receitas. Algumas receitas que faço em casa nessa fôrma: pudim de pão assado, sem banho baria, como se fosse um bolo. Fica uma delícia! Usamos em casa para fazer sobrecoxa, coxinha, já fizemos lombo e costelinha.
[Translate]
Essa forma é incrível, o bolo sempre fica muito bom. Quase não faço mais bolo no forno.
[Translate]
Tenho uma dessa só q a chapa é de ferro fundido ñ de aluminio e doura o bolo q é uma maravilha
[Translate]
Já usei para fazer bolo.assar coxas de frango e pão de queijo.assa rapidinho.Só queria saber se alguém já assou rosca nela.
[Translate]
Boa noite Ione por sugestão poderia postar como assar frango nesta forma eu não encontro em lugar nenhum grata….
[Translate]
Onde vende essas panelas???
[Translate]
Eu encontrei em um supermercado, Jaine. Mas creio que também vai encontrar em lojas de utilidades domésticas.
[Translate]
Oi, Marisa! Por um acaso ganhei uma panela dessa e pretendo usar! Como você calcula o tempo no forno? Tem também aquela história de abrir a tampa só depois de um tempo para não murchar? 🙂
Obrigada!!
[Translate]
Você pode abrir a porta do forno e a tampa da forma, mas não pode é ficar muito tempo olhando para ele. Essa forma na boca do fogão exige mais cuidado, tende a queimar mais rápido. Eu vou vendo, acompanhando, não tem muito de tempo porque a chama pode variar muito.
[Translate]
Muito obrigada!!! 🙂
[Translate]
Ganhei de presente de casamento uma assadeira dessa, nunca vi antes esse tipo de assadeira, gostei muito pois assa rápido, e economizo gás.
[Translate]
Minha mãe utilizava uma forma destas para assar bolos. Lembro que tinha um segredinho quanto aos furos laterais, que era deixa-los fechados no inicio ou no final, uns quinze minutos. Alguém sabe dar esta dica?
[Translate]
Eu uso a muito tempo essa forma ela além de fazer qualquer receita de bolo vcs podem fazer cuscuz recheado , lasanha torta salgada ou doce pão recheado. É vou agora fazer um delicioso pudim de leite. É a minha forma tem 3 peças na a forma de bolo a parte furada que assa pão e faz carne assada sem óleo e a parte que é uma forma de pizzas faz pizzas ótimas usem e abusem economia de gás e mais saudável e não tem isso de marcas compre em mercados e lojas de alumínio
[Translate]
Foi bom vir aqui ver a opinião de vocês… Eu ia fixar a chapa sobre a tampa… Kkk Agora entendi sua função. E para pudim… serve?
[Translate]
Nunca usei para pudim, Teresa. Prefiro fazer pudim no forno, em banho-maria.
[Translate]
Gente eu estou adorando as dicas de vcs ganhei uma forma dessa já usada e não sei fazer nada nela mas com as dicas de vcs vou me arriscar sendo que gosto muito de receita salgada bjsss
[Translate]
Olá, boa tarde,
Gostaria de saber se dá para assar ximango nessa forma??
[Translate]
Não creio, essa forma queima mais embaixo que por cima.
[Translate]
Adorei encontrar estes comentários sobre a forma de boca de fogão. Não conhecia o tal do ximango, nunca tinha ouvido falar, fui procurar na internet e encontrei essa receita e resolvi compartilhar. Grata. Abraço.
http://g1.globo.com/bahia/bahia-rural/videos/v/aprenda-a-fazer-receita-de-ximango-biscoito-tipico-do-sudoeste-do-estado/6360516/
[Translate]
Minha mãe tinha uma forma antiga que assava muito bem semelhante a essa que aparece neste blog. Chamávamos de forma de buraco ela assava pudim pão, bolos e ficava coradinho!
[Translate]
Não serve pra bolo de chocolate? Independente do sabor sempre queimo no meio, o que faço pra amenizar ?
[Translate]
É uma questão de controlar a chama do fogão, varia muito de fogão para fogão.
[Translate]
Eu sou portuguesa, tenho 46 anos e cá em casa, desde que me lembre sempre se fez o Bolo de Iogurte ( não sei se no Brasil existe) nesse tipo de forma!
[Translate]
Olá! Qual tempo certo de cozimento? Assei e o bolo queimou muito no fundo, visto que ele é bem espessa e super aquece.
[Translate]
Verônica, vai depender da chama do seu fogão.
[Translate]
Gente…fôrma maravilhosa!! Assou perfeitamente um bolo de milho de espiga q fiz, a receita era pra forno e ficou ótimo…assei no fogo baixinho e desinformou perfeitamente!! Recomendo!
[Translate]