Enoki Niku-Maki (Enrolado de Cogumelo Enoki)

IMG_4503

É um prato simples, fácil e gostoso, que pode ser comido numa refeição ou acompanhar uma bebida. Sim, os bares japoneses são um bocado diferentes dos daqui. Enquanto que por aqui reinam os bolinhos, frituras e pratos pesados, por lá come-se muita coisa leve.  Mas o prato é, na verdade, uma desculpa para falar sobre o enokitake, ainda difícil de ser encontrado fresco por aqui.

IMG_4495

São facilmente identificados. São quase brancos, de talo longo e chapéu pequeno. Frescos, têm um sabor mais delicado que o shiitake. Cozinham rápido. É muito comum vê-los no misoshiru (sopa de pasta de soja fermentada). Aliás, foi o primeiro cogumelo que comi no Japão. Esses eu encontrei no Varejão do Ceagesp, a 7 reais a bandeja pequena.  Ou seja, ainda é uma iguaria. A versão seca existe por aqui há algum tempo, vindo da China. Comentei aqui: http://marisaono.com/delicia/?p=4489

IMG_4496

Para fazer os enrolados, basta pegar fatias finas de carne e enrolar um pouco de cogumelo nelas. No caso, usei contrafilé. Tenho um fatiador de frios e corto a carne em casa. A carne tem que estar congelada porque o disco provoca muito atrito e cozinha a carne. Além do mais, congelada ela é mais fácil de cortar que fria, o cortador foi feito para fatiar coisas firmes como embutidos.

IMG_4497

Não leva nenhum tempero. Apenas são enrolados. Também não são presos por palitos. A carne, depois de cozida, fica mais firme e mantem o formato, não desenrola.

IMG_4501

Doure em uma frigideira com um pouco de óleo. Quando estiver dourado por todos os lados, adicione 2 colheres de sopa de sake e uns 50 ml de água. Tempere com um pouco de mirim (na falta, um pouco de açúcar) e shoyu. Sacuda a frigideira e deixe no fogo até o molho engrossar um pouco e cobrir todos os rolinhos. Sirva imediatamente.

 

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em carnes., Culinária japonesa, Prato principal, receita com as tags . ligação permanente.

1 Response to Enoki Niku-Maki (Enrolado de Cogumelo Enoki)

  1. Pingback: Enrolado de Berinjela (Nasubi Niku Maki) – Delícia

Os comentários estão fechados.