Pão Sem Sova com Abobrinha, Berinjela e Tomate

IMG_5585

Alguns pães são trabalhosos. Nem todo mundo tem tempo para fazer um pão que demora horas e até dias para ficar pronto. Esse é fácil, não exige máquina de pão para sovar e ainda é versátil. Fica macio e a consistência é quase de um bolo. Reluto em chamar de cuca salgada mas é quase isso.

1 xícara de leite

3 ovos

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de sopa de fermento biológico seco

3 xícaras de farinha de trigo

1/2 colher de sopa de sal

100 gramas de manteiga derretida (se preferir, troque por margarina, mas observe uma que tenha 80% de gordura)

1 colher de chá de fermento químico em pó

IMG_5578

Em uma tigela adicione o leite e acrescente os ovos. Bata. Os ovos se desmancham com mais facilidade se batidos em algum líquido. Bater os ovos e depois adicionar líquido costuma não produzir uma mistura tão homogênea.

Adicione o fermento e o açúcar e misture. Junte a farinha e bata com uma colher de pau ou, se tiver uma batedeira com um gancho para massas, até misturar bem.

Por fim, adicione o sal, a manteiga derretida e o fermento químico em pó. Misture bem. A massa fica mole, pegajosa. É assim mesmo.

Despeje em uma assadeira untada (usei um refratário com cerca de 40 cm de comprimento) e espalhe com uma espátula.

IMG_5579

Molhe as mãos e alise a superfície. Deixe crescer até dobrar de volume. Hoje estava especialmente frio, levou 2 horas. Em dias quentes cresce mais rápido. Outra opção é deixar em algum ponto mais aquecido da casa, como perto de uma janela onde bata sol.

IMG_5580

Eu cobri com rodelas de berinjelas e abobrinhas grelhadas. Cortei em fatias com cerca de 1 cm de espessura, salpiquei sal e misturei um pouco de azeite e grelhei. Poderia ter dourado numa frigideira bem quente também. Também usei um pouco de orégano e queijo ralado.

Levei ao forno quente pré-aquecido até começar a dourar. Distribuí pedaços de tomate picado. O tomate era do tipo caqui, bem grande, que cortei em cubos e salguei. Deixei por 2 horas em uma peneira, escorrendo. Assim perdem água e não encharcam o pão.

Poderia ter utilizado outras coisas na cobertura: cebolas refogadas, aliche, cogumelos. Só é preciso tomar cuidado com itens que soltam muita água.

E se não quiser usar cobertura, pode colocar a massa em uma forma de pão ou bolo inglês e fazer um pão simples. Também fica bom.

 

 

 

Share This Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *