Creative Commons License
Blog Delicia by Marisa Ono
is licensed under a Creative Commons.

Imagem cedida pelo Studio Oz

Alho Negro na Bombay

Pinterest Master

  Pinterest

Doe Com Um Clique

Imprimir Imprimir

Choux

Choux

Bem, há uns dias me perguntaram sobre esse doce, muito popular no Japão, embora de origem européia. O choux à la crème ou, simplesmente, “shuu” para os japoneses, é um doce feito com massa de carolina, recheada com creme de baunilha ou, em algumas confeitarias, baunilha e creme de leite batido.

E eu nunca tinha feito um, na minha vida toda. Sempre preferi comprar, algumas confeitarias fazem maravilhosamente. Até em lojas de conveniência eu podia comprar! Mas resolvi encarar o forno. Afinal, com vários livros e receitas, décadas de cozinha de experiência e algum tempo livre, não seria tão difícil assim. Eu fiz a receita abaixo, multiplicada por 3. Renderam uns 40 choux pequenos, errei no tamanho, deveria te-los feito maiores.

Pâte à choux

100 ml de água
45 gramas de manteiga
60 gramas de farinha
1 pitada de sal
2 ovos médios.

Leve ao fogo a água, o sal e a manteiga, até ferver.
Adicione a farinha de uma vez só. Misture, ainda no fogo, até formar uma bola. Continue mexendo, até formar uma casquinha no fundo da panela. Retire do fogo.
Vire em uma tigela, deixe abaixar um pouco a temperatura (algo em torno de 80 graus) e vá incorporando os ovos, um a um, misturando a cada adição, até obter uma massa lisa, que forma uma tira quando cai da espátula. A massa não cai de uma vez, numa pelota pesada da colher. Outra maneira de conferir o ponto é molhar o dedo e passa-lo na massa, formando um sulco. Esse sulco se mantem por algum tempo, perdendo o formato devagar. Se estiver ainda dura, junte mais uma colherada ou duas de ovo batido, até atingir o ponto.
Neste site tem todas as fotos do passo-a-passo.

Coloque a massa em um saco de confeiteiro, com bico redondo e faça bolas com a massa. Trabalhe sempre com o bico próximo da assadeira. É importante que a massa ainda esteja morna, porque do contrário os choux não crescerão tão bem. Pincele com ovo batido e leve ao forno quente (200 graus) por 15 minutos ou até corar e crescer bem. Reduza para 160 e deixe ficar mais meia hora, até ficar bem leve e seco. No Japão, eles preferem o choux mais macio. Então assam menos, deixando-o um pouco úmido.

Custard Cream

500 ml de leite
100 gramas de açúcar cristal
4 gemas
40 gramas de farinha de trigo
Baunilha à gosto

Ferva o leite com o açúcar.
Bata as gemas até ficarem claras e ficarem muito leves. Junte a farinha. Despeje o leite quente sobre a mistura, misturando sem parar. Retorne ao fogo até formar um creme consistente. Retire do fogo e acrescente bauninha. Vire em uma tigela, passe uma barra de manteiga gelada na superfície, para unta-la e impedir a formação de película quando esfriar. Leve à geladeira, para gelar.
Com um saco de confeiteiro, recheie os choux frios, com o creme gelado. Polvilhe açúcar de confeiteiro.
Não sei bem porque, mas é muito comum cortarem o choux meio de viés, rechea-los e deixar o corte meio entreaberto. Há quem diga que é para eles ficarem com uma aparência “risonha”. Mas há quem faça um buraco no fundo e recheie o choux por lá.
Algumas confeitarias misturam creme de leite batido ao creme de baunilha, na proporção de 100 ml de creme para cada 300 de creme de baunilha até meio-a-meio.

Share This Post

11 comments to Choux

  • Peguei a receita aqui, fiz e ficou uma delícia.
    Vou postar no meu blog, um dia desses, mas claro – com crédito para vc.

    Se houver algum problema em postar a receita lá – me avise

    AH, PARABÉNS pelo blog ! Adoro espiar por aqui.

  • cinthia

    marisa, ficou muito bonito..tem certeza que foi a primeira vez que fez…uma duvida que sempre tive por isso nunca fiz, coloco a massa quente no saco de confeitar, e o que sobra pra segunda fornada….quanto eles crescem, para poder espaçar na forma…obrigada

  • Marisa Ono

    Bem, nesse caso, eu acho melhor dividir a receita e fazer um tanto de cada vez. O meu forno é muito grande e dá para fazer uma receita de uma vez só.
    E os choux crescem muito, quadruplicam de tamanho. É bom deixar pelo menos 8 cm de distância entre um e outro.

  • gabriella midori sorola

    ola…estava na internet procurando shuus..rsrs cheguei do japao faz 1 mes,onde vivi por 9 anos e veio comigo a ideia de fazer shuus aqui como comi no ultimo verao no japao..com recheio de sorvete…ao contrario de mim,que mal me arisco a bolo de caixinha vi q a senhora poderia me ajudar pela suas guloseimas maravilhosas neste site.. onegaishimasu.os sorvetes la sao ,como posso dizer, mais cremosos,menos gelados por isso talvez facilite…uma receita de sorvete que pudesse coloca-lo sem corta-los sim?…obrigada..parabens pelo seu don culinario…

  • Marisa Ono

    Gabriela, sorvetes industrializados requerem gomas, emulsificantes e equipamento próprio extremamente caro. Não dá para oferecer uma opção caseira que seja parecida com elas.

  • teresa

    Olhaa meu sonho é me convertir em uam confeiteira e adoreii a receiat ficarão suer lindos e gostosos adoro melher com essa aréa agora tenho certeza do que quero muitissimo obrigado pela receita ”-”

  • Elli

    Oi! Eu queria saber se esse creme do Chou fica aquele creme branquinho e cremoso como dos choux japoneses ou se fica aquele creme amarelo e mais duro igual ao dos sonhos daqui do Brasil! Obrigada.

  • Marisa Ono

    Não, Elli, o creme fica… cremoso. Se quiser mais macio, adicione um pouco de chantilly batido. Fica aerado, leve.

  • Erika Kassawara Herdade

    Olá Marisa!
    Desde de que voltei do Japão, e isso lá se vão 16 anos, fecho os olhos e me recordo da textura, sabor e aparência do SHUU. E hoje neste início de feriado eu e minha irmã relembrando da terrinha amada pensamos juntas: DE TER NA NET A RECEITA DO SHUU!!!!!!!!!! e aí encontramos vc e quero de dizer muito obrigada desde de já pela possibilidade de poder num instante estar no Nipon novamente. Estarei em breve aqui fazendo novas consultas.
    Domo arigato gozaimasu.

  • Elli

    Oi Marisa! Eu já fiz essa receita de choux duas vezes e ficaram ótimos! Estava com medo que o creme ficasse pesado igual os de sonho mas não ficou não! Ficou muito suave e gostoso! Seu blog é demais para receitas japonesas, muito obrigada ♥

  • Elisa

    Obrigada pela receita. Acabei de voltar do Japao e comi exatamente esta versao de carolina. Comprei numa bakery no metro de Osaka… que delicia… vou tentar fazer!

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>