Creative Commons License
Blog Delicia by Marisa Ono
is licensed under a Creative Commons.

Imagem cedida pelo Studio Oz

Alho Negro na Bombay

Pinterest Master

  Pinterest

Doe Com Um Clique

Imprimir Imprimir

Banana Roxa

banana roxa

Oh, yes, nós temos banana! Conhecem? Até hoje não tinha visto desta cor, meio amarronzada. Já vi uma mais vermelha e parecia com a banana-da-terra, era boa para fritar ou cozinhar. Agora é esperar o cacho amadurecer e ver se é doce.

Share This Post

47 comments to Banana Roxa

  • Ah, que cacho bonito… Assim que vi a foto, fui correndo pegar meu livrão de Botânica que pesa uns 5 quilos!(frustração de quem não possui quintal e tem vontade de chutar tudo e se enfurnar um dia num sítio,rs). Bato palmas para o botânico que batizou cientificamente a banana de “Musa Paradisíaca”. Procurei por essa qualidade, mas encontrei somente foto no outro livro, “Frutas Brasileiras”, de Helena Tassara, mas sem encontrar o seu nome específico. Pelo que entendi, pode tratar-se de banana-figo, mas o texto não é claro. Qdo meu pai chegou ao Brasil em 1932, com 15 anos de idade, conta que comeu banana até passar mal, por ser uma das frutas que mais desejava e por custar o olho da cara no Japão,rs. Até o dia de sua morte, comeu no mínimo uma ao dia :) Abraços.

  • Marisa Ono

    A primeira vez que papai experimentou uma banana foi no Japão. Foram 2 bananas para uma família de 10 pessoas e eles chegaram a comer a casca. Na viagem ao Brasil, o navio parou na Índia e puderam comprar a fruta. Houve gente que passou mal de tanto comê-las. Já aqui, por ignorância, colhiam as frutas ainda pequeninas e colocavam para madurar. Já a minha mãe cresceu em uma região onde havia muitos bananais: Registro. Já naquela época havia um produtor que secava as bananas e exportava. De vez em quando ela ganhava algumas bananas-passa do moço, na volta da escola. Até hoje ela gosta dessa passa.

  • Maria

    Geeenteeeeeeeee, que beleza essa banana roxa, nunca tinha visto!
    Onde vc’s encontram essas coisas!
    Adorei o blog, tenho um grupo de culinária, já enviei pra conhecerem….
    Abraços
    Maria

  • Cresci comendo dessas bananas, Marisa. Nasciam no terreno da casa dos meus pais em Itu.
    Se forem mesmo iguais às da minha infância, são bem doces!
    Fiquei com saudade, acho que vou passar na antiga casa (hoje alugada) pra ver se não há uma penca dando sopa por ali…

    Ouvi muito também sobre a dificuldade de se comprar banana na Itália – terra onde minha mãe nasceu. Minha avó sempre conta do esforço que fazia para comprar duas ou três dessas frutas quando os filhos estavam doentes. Já minha tia-avó por parte de pai, brasileira, nunca passou um dia sem comer duas sagradas bananas – uma no almoço, outra no jantar.

  • Cláudio

    Aqui em casa tenho 06 bananeiras roxas. Esta banana é um espetáculo! Principalmente assada na churrasqueira, com canela. Numa noite dessas assei no forno, passei no ovo e na farinha de pão, ficou uma delícia!

  • Francisco Bergamim

    Olá.
    Esta é a banana de São Tomé. Existem em plantações domésticas em grande parte do país. Comercialmente é cultivada apenas por um pequeno produtor do Distrito Federal, na cidade de Brazlândia. Tenho em casa. Deixe amadurecer bem no pé, quase rachando a casca. Vai bem de qualquer jeito. Com açucar e canela na churrasqueira ou no microondas, frita empanadea com farinha de rosca ou açucar, doce de banana, banana caramelizada, ou pura. Normalmente é bem doce.
    Abraços

  • Tenho um pé desses aqui em casa e tem mais de dois anos o pé não dá fruto, e nem tem muda!! O que devo fazer? È normal isso?Nunca deu banana, e quando eu ganhei a muda ela ja tinha mais de um metro de altura!! O que devo fazer??

  • Marisa Ono

    O pé aqui já estava plantado, então não sei com quantos anos frutifica.

  • Onde consegui muda de banana roxa sao tome

  • Ademir

    Tenho muda de banana roxa (banana de são tomé). É só combinarmos o preço e eu vendo.

  • aparecida

    e verdade que podemos fazer xarope para bronquite dessa bananeira?

  • Marisa Ono

    Nunca ouvi falar de xarope para bronquite feito com bananeira, Aparecida!

  • Ada

    Olá Ademir, como vai?

    Poderia por gentileza entrar em contato comigo sobre a muda da São Tomé?
    Estou interessada.

    adacanonici@gmail.com

    Abraços e obrigada
    Ada

  • Daniel Sakes

    Plantei destas Bananas em Manaus, Amazonas. À Princípio, não coloquei nutrientes no solo, já que era terra preta. Não lembro qto tempo durou mais quando houve a produção (acho que umas 30 bananeiras) estragou de tanta banana. Muito doce e grande. Mas isso já faz muito tempo…

  • Lidia

    Caso se interessem tenho mudas deste tipo de banana para vender.
    Tenho no mau patio,intao caso se interesse se contate comigo
    E-Mail: lidiafenixnh@hotmail.com

  • laiane

    gostaria de saber aonde encontro muda
    dessa banana roxa sou de Brasilia,gostaria de saber
    se tem alguém por aqui que vende

  • Elaine Colim

    Posso dar muda gratuita dessa banana a quem se interessar.
    Tenho pés em casa.
    abraço

  • Dilca Nascimento

    Gostaria de receber muda dessa bananeira. Por favor, entre em contato comigo. dilca.nascimento@gmail.com

  • Fábia Mírian

    gostaria de saber se essa banana roxa,é boa para alguma coisa,tipo a banana caturra,ela é boa para os ossos,dizem… será que essa também tem algum valor pra medicina???

  • Marisa Ono

    Não faço idéia, Fábia. Talvez seja melhor perguntar para algum nutricionista.

  • Diega

    Aparecida:
    xarope de banana se faz com o coração da bananeira…eu já fiz é mto bom mesmo…
    vc pica bem picadinho…depois poe pra cozinhar com 1kg de açucar 1 colher de canela em pau em 2 lts de agua…cozinha até fikar a metadade do liquido,depois poe em um pote de vidro

  • Diega

    Trindade:
    a história que ouvi é superstição,mas vai que funcione…dizia minha avó q qdo a bananeira não dá fruto um homem tem que abraçá-la,pra que ela possa produzir…mas vá lá saber…nunca tentei…

  • Diega

    Aparecida: corrigindo…escrevi errado é canela em pó

  • maria da penha

    me lembro que eu era muito pequena, meu pai teve ÁGUA NA PLEURA [púlmão] e meu tio troxe de Campo Grande uma muda de bananaa São Tomé
    ai não plantou, cortou em pedços o pé da banana, torceu com a mão, e aquele sumo ficou dando o meu pai disse que ele ficaria curado.
    bom resumo da hisstória meu pai merreu velhinho sem sentir mais nada [ não sei se foi o sumo da banana São Tomé
    gostaria de saber!!!!

  • Marisa Ono

    Não faço a menor idéia, Maria da Penha. Nunca ouvi falar nada a respeito.

  • como faço para ter uma cópia da foto da banana roxa?

    eu gostaria de publicar no meu fb uma foto da banana roxa acima. Mas não consigo copiar. Como faço? Dá para mandar para o meu email? Meu facebook é clarice simm

  • Marisa Ono

    Olha, não é algo muito simpático copiar imagens sem autorização. A regra geral é publicar o link da página.

  • Cirlea

    Comprei uma penca de banana roxa e o vendedor não soube me dizer como consumir. Gostaria de saber as propriedades da banana roxa e se eu posso consumila ao natural.

  • Marisa Ono

    Essa banana roxa é para fritar ou cozinhar, como a banana da terra, banana figo, etc, Cirlea.

  • Essa Banana Roxa é uma delicia!!!! (eu sou uma criança de 10 anos) eu fui para a praie comprei por é uma deliçia eu quero mudas dessa banana!!!!!!!!

  • Sonia

    Boa noite ,estou vendo o que escrevem sobre essa banana de São tome … e gostaria de saber onde encontro preciso para fazer remedio, aguardo uma resposta e tb gostaria de ter uma muda.
    meu email é sonia_caner@hotmail.com ou soniacaner@uol.com.br..moro em São Paulo.

    Agradeço a atenção

  • Marisa Ono

    Eu não sei quem comercializa mudas de banana, talvez a melhor opção seja pedir informação em uma loja de paisagismo ou jardinagem. Aproveito para avisar que a publicação de informações como o seu e-mail é de responsabilidade do autor.

  • ROBERTO

    OLÁ…
    EU TENHO ALGUMAS MUDAS DESTA BANANA ROXA…
    AINDA NÃO SEI BEM USÁ-LA, MAS TENHO COMIDA PURA… FRITA… OU COZIDA…
    PRA MIM É MAIS BONITA QUE GOSTOSA… MAS É UM ESPETÁCULO À PARTE PELA BELEZA.
    APÓS PLANTAR, PARA DAR O PRIMEIRO CACHO LEVOU UNS 4 ANOS… É BEM GRANDE (MAIOR QUE A MAIORIA DAS BANANEIRAS) CAULE FORTE E ALTA… MAS ESPERE QUE ELA VAI PRODUZIR.
    TENHO A FRUTA NESTE MOMENTO AQUI EM CASA.
    TENHO BOAS FOTOS TB.
    ABRAÇOS A TODOS.

  • ROBERTO

    OLHA O QUE EU DESCOBRI…

    Banana São Tomé

    A mais exótica tem casca roxa, mas há também outro tipo, de casca amarela, ambas curtas e de diâmetro amplo. A polpa é doce, amarelada e exala um cheiro forte, sendo por isso mais indicada para fritar ou cozinhar. É rica em carotenóides, chegando próxima aos valores encontrados na cenoura. Seu nome remete à sua origem africana, de São Tomé e Príncipe, mas é também conhecida como banana roxa, banana curta e banana do paraíso.

    ESPERO TER AJUDADO.

    PARA CONTATO COMIGO PAIFAUSTINO@HOTMAIL.COM

  • Gostei demais de ler estes blogs. Quando morei no interior nordestino sempre havia banana roxa, alias sempre havia muitos tipos de banana; e o suco do caule podia ser usado para parar o sangue duma ferida.

  • Marisa Ono

    Nossa, não sabia desse utilidade do suco do caule da bananeira, não, Mary. Obrigada pela informação.

  • Ana Beatriz

    Banana roxa, banana são tomé, banana paraíso, banana africana. Estes são alguns nomes dados a este tipo de banana. Tenho muitas em minha fazenda em Minas Gerais, proximo a Governador Valadares. Por ser de origem africana se adapta bem ao clima da região. É uma bana considerada exótica pois os brasileiros não tem costume de consumi-la. Seu sabor, quando madura é semelhante ao da banana prata, um pouco mais doce. É mais milinha também. Pode comer de qualquer jeito. Uma dica para sobremesa rápida é: cortar uma banana roxa no sentido longitudinal acrescentar em cima como calda leite condensado e canela em pó (bastante no meu caso, hum…..) leve ao microondas por 1m e 30s e pronto!! Uma delícia!! O cheiro então…

  • como faço para comprar com vc mudas de banana roxa sao tome pois eu tenho sao tome mas nao e roxa para eu plantar no quintal da minha casa obrigado e quanto e ?????

  • Marisa Ono

    Eu não tenho mudas, nem mesmo tenho um pé aqui em casa. Mas quem tiver, que entre em contato. Aviso que a responsabilidade da publicação do e-mail ou qualquer outra informação é de responsabilidade de quem fez o comentário.

  • Carlos

    Neste site http://www.bulbos.com.br vendem mudas de diversos tipos de bananeiras. As musas.

  • estou enteressado em comprar mudas de banana roxa ou vinagre nao sei se tem alguma diferença quem quiser vender e so ver meu email marcelodjvieira@hotmail.com sou do rio de janeiro a quem enteressar

  • roseli

    Adoraria poder encontrar essa bananeira. Minha mãe está precisando beber o sumo do caule dessa bananeira de são tomé, ela está muito doente. por favor quem souber onde encontrá-la entrar em contato com o meu email. rosemasil@ hotmail.com , sou do Rio de janeiro. Desde já agradeço. Rose

  • Há cerca de 2 anos plantei na minha chácara alguns pés de bananeira que ganhei. Para minha surpresa, ontem percebi que um dos pés (maior que os outros) tá produzindo um baita cacho de bananas escuras, agora descobri que é a banana são tomé. Que felicidade! Eu também tenho banana são tomé! rsrs. Que alegria! Assim que der mudas, tô pensando em fornecer a quem quer mas não tem. Agradeço imensamente as postagens. Eba: eu tenho banana são tomé! kkkkkkkkk

  • Francisca F.S.Marques

    Tenho na minha chácara quase todas as bananas, Prata, maçã, roxa, São Tomé (Obs. essa escura Edson Leite é a banana Leite é a banana roxa, a S.Tomé é larga, casca grossa e clara) banana da terra, nanica e nanicão. A banana roxa por ser usada ainda sem madurar direito (cozida na panela de pressão por uns 10 minutos e comer com um pouco de mel, apois madurar pode fritar.

  • Terezinha

    Banana vinagre ou roxa, quando madura dá também pra comer sem cozinhar e tem um gosto que lembra um pouco a banana maçã.

  • Maria Miranda Florencio

    Gostaria de comprar muda da banana de são tomé, caso alguém tenha favor me informar através do e-mail:florencio_miranda@ig.com.br

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>