Creative Commons License
Blog Delicia by Marisa Ono
is licensed under a Creative Commons.

Imagem cedida pelo Studio Oz

Alho Negro na Bombay

Pinterest Master

  Pinterest

Doe Com Um Clique

Imprimir Imprimir

Síndrome da Pedrada

Uma sacola um pouco pesada e um pé em falso. Isso bastou para eu perder o equilíbrio e sentir uma dor aguda na panturrilha. Pensei – sou otimista – que passaria logo. Não passou. Acabei indo parar no Pronto Socorro da Santa Casa, passear de cadeira de rodas.

O médico explicou para dois jovens – suponho que eram residentes – que aquilo se tratava de uma síndrome da pedrada. A pessoa costuma relatar que estava correndo ou praticando alguma atividade e sente uma dor aguda, como se fosse uma pedrada. Alguns, surpresos, chegam a conferir se não há ninguém atrás. Então se dá conta que algo está errado.

Voltei para casa com a explicação que eu tinha sofrido um trauma na panturrinha, mas que não havia nada nos tendões. E que eu deveria tomar medicamentos, usar compressas e repousar. Em caso de notar enrijecimento do músculo ou aumento da dor, era para voltar. Uma mancha roxa iria aparecer no pé ou tornozelo, seria normal, em função da força da gravidade.

No mais, em uma semana estarei bem melhor e, em um mês, poderei retornar às minhas atividades rotineiras.

Um obrigado à equipe do Pronto-Socorro da Santa Casa de Londrina.

Share This Post

77 comments to Síndrome da Pedrada

  • Marília Alvarenga

    Amigos, a sindrome da pedrada é terrível. Ao sair do box do banheiro, inexplicavelmente meu pé esquerdo já não conseguia firmar. Uma dor insuportável, como se uma pedra muito pesada tivesse caído sobre ele. Lembrei-me que minha irmã já havia me falado sobre a síndrome da pedrada. Fiquei calma, passei óleo de anjico (receita da pastoral da saúde) coloquei uma tornozeleira e esperei com paciência melhorar um pouco a dor. Fui dormir e pensava procurar um ortopedista no outro dia. Pela manhã, o pé estava meio inchado e vermelho, mas quase não doía. Do jeito que apareceu, a dor sumiu e nem precisei tomar Doril…Mas que dói, dói, e como…

  • micheline araujo

    ESTAVA NO CAMINHO DA ESCOLA , QUANDO SENTI UMA DOR COMO SE FOSSE UMA PEDRADA , MAIS CERTO A DOR DE UMA BOLA DE SINUCA NA PANTURRILHA CHOREI DE DOR COMO CRIANÇA , PAREI NUM PRONTO SOCORRO E O ORTOPEDISTA RELATOU SER ESTA SINDROME . REALIZADO DUPLEX SCAN VENOSO QUE NAO DETECTOU NADA DE TROMBOSE MAS UMA LESAO MUSCULAR COM SANGRAMENTO . POXA QUE LOUCURA …QUE DOR MALUCA

  • Jader

    É gente depois de quase 01 ano voltei a sentir a tal síndrome só que agora na perna esquerda… putz.. só que Graças à Deus que não está doendo como na primeira vez, mas não consigo andar direito…
    Mais um tempinho sem jogar bola.. :(

  • Elisia

    Estava iniciando uma partida de tenis, de brincadeira pois jogo muito mal, e durante o movimento de rebater uma bolinha, senti uma dor tremenda e nao conseguia mas dar nenhum passo, achei que fosse uma bolada de tenis do grupo do lado. Fiquei aguardando uma hora p/ amenizar a dor, pois achei que era uma caimbra, mas nao adiantou, nao consegui mais pisar no chao. Estou há 12 dias coma perna imobilizada c/ robofoot e ainda dói muito. O exame identificou a ruptura do musculo da panturrilha em 15 cm, uma loucura. Não sei quando vou melhorar. O pé ficou bastante roxo e inchado… Esporte só daqui uns 4 meses.

  • Estou n meio dela surgiu jogando bola há tres anos tive a primeira agora há 5 dias tive a segunda na mesma perna putz como está doendo e edemaceada, mas tenho que esperar a melhora que acredito em 60 dias estarei jogando normalmente.ABÇ…

  • Marisa Ono

    Bem, Afonso, por experiência própria, sei que demora para recuperar. Mas com um pouco de paciência, tudo volta ao normal.

  • Rose

    Gente sentir essa terrivel dor hoje ao dar uma corridinha com minha filha,ta tinha ouvido falar sobre a síndrome,mais não imaginava que a dor era tão forte…estou de molho sem poder por o pé no chão, so achei estranho o fato da doutora não ter pedido uma ressonância para ter mais detalhes…mais tudo bem, vou esperar…espero que eu melhore logo….

  • Andinho Modesto

    Amigos, essa dor eh horrivel, nossa… nunca tinha sentido tal dor, nem mesmo quando tive uma lesao total do menisco interno do joelho esquerdo… agora na panturrilha direita. Isso aconteceu quando fui esticar a bola para pegar na frente… no momento que joguei a bola que apoiei meu pe de apoio, que eh o direito… ouvi um barulho como se fosse de uma chicotata e seguinda a dor horrivel, logo cai no chao, sem muitas outras opçoes… sai arrastado do campo… fui ate o pronto socorro…que aplicou uma injeçao muscular, me orientando a procurar um ortopedista… ainda no aguardo da consulta.
    Ate mais.

  • adriana eda

    Eu to desde quarta feira desse jeito….foi na aula de muay thai em uma sequencia de chutes q senti q alguém tivesse dado um chute na minha panturrilha…ja não consegui por o pé no chao ainda vim dirigindo ate em casa …no outro dia sem por o pé no chão…agora to melhor mas dói e inchado….só não ficou roxo ainda.. 4 dias acho q ja era pra ta roxo neh….

  • Marisa Ono

    Adriana, é sempre bom ir a um médico. Ele poderá recomendar algum analgésico ou medicamento para aliviar a dor e dar orientações para a recuperação.

  • adriana eda

    Então a dor piorou depois de 4 dias …muita muita dor mesmo….paguei medico particlar…resulatdo lesão grave de III grau com um rompimento no musculo da panturrilha de 10 cm por 3 cm..to imobilizada diz q tem soro de sangue na ruptura e hematoma do tamanho de um ovo….120 dias de recuperação…to pirando aqui sem academia e de dor…. alguem ja tomou nimesulida 400 max????

  • Marisa Ono

    Creio que meu caso foi menos grave, fiquei com analgésico leve e repouso, mesmo assim foram uns 3 meses usando uma bengala quando precisava andar.

  • adriana eda

    Nossa Marisa se vc ficou 3 meses e eu ??? kkkkk mas o q dava no seu ultrasom e vc ficou qto tempo sem colocar os pés no chão…eu tô 1 semana ainda com muiiiiita dor e se conseguir movimentar os pés

  • Marisa Ono

    Ah, eu nem me lembro. Lembro que a primeira semana foi terrível. A bengala foi uma solução para ao menos não ser atropelada na esquina, era impossível atravessar a rua com segurança.

  • adriana eda

    Bom eu com 11 dias ainda não consigo por o pé no chão imobilizado e com muleta …mas só da cama pro sofá…e tomar banho fora isso nem pensar em andar DÓI DEMAIS

  • LUCIMARA

    Nooossa,dói e dói muuuito!!Abaixei para pegar uma bolinha e cai de joelhos,aquela dor na panturrilha,aquele nó q se formou doeu muito!!!Em pouco tempo minha perna inchou do joelho até o tornozelo,tive q fazer um ultrasson pois os médicos pensaram q fosse uma trombose.Faz 6 dias e ainda dói bastante!!

  • Marisa Ono

    Pois é, Lucimara, não é à toa que chamam de síndrome da pedrada. Para mim, eu senti mesmo como se tivesse levado uma. Demora para a gente se recuperar.

  • adriana eda

    A minha dor tá bem melhor com 17 dias…mas ainda tem edemas no tornozelo….agora colocar o pé no chão soh qdo o médico autorizar kkkkk ele me receitou max nimesulida 400 mg foi muito bom só q acaba com o estomago kkk

  • Mauricio Tod

    Pensei que tivesse levado um tiro na panturrilha de tanta dor, e qdo falo para o pessoal que escutei um estalo ninguem acredita, bom a minha dor foi insuportavel a sorte que estava em casa prox a minha cama e na mesma hora me automediquei com tandrilax biofenac spray(que nao adiantou muito) e levantei a perna em um travesseiro e muitooooooo geloooo talvez por isso nao ficou inchado e nem roxo.espero nunca mais sentir essa dor

  • leslye veloso

    caramba, acabei de chegarde umapartida defutebol. e vimpesquisar na net sobreo q aconteceu..estava jogando bola e quando arraanquei em direcao a ela ouvi um estalo e uma dor aguda na panturrilha , achei que alguem da torcida tivesse me dado uma pedrada…rsrrsrs agora sei porque se chama sindrome dapedrada… celebra e gelo….muito gelo/….

  • Marisa Ono

    Pois é, Leslye, quando tive, o médico comentou que alguns pensam mesmo que levaram uma pedrada, porque é uma lesão tão dolorosa quanto súbita.

  • em 2009, eu estava saindo do trablho,sofri uma queda dou ultimo degaru de uma secadaria,fui imediatamnete levada ao p.s diagnótico…fratura e uma lesaõ em um dos ligamentos, fiquei com o pé imoblizado quatro mesem meio,retornei ao trabalho,porém nunca mais fui amesma
    sinto muita dor,nasduas panturrilhas,mais intesa na esquerda,o lado da fratura….tenho ido direto a médicos,sou medicada com anlagésicos fortes,sendo que ja faço uso se 199gs de amitriptilina diariamente,por favor me ajude.

  • marcos

    Senti uma pedrada na panturrilha esquerda, olhei do lado e não tinha niguem,passei por imagem e relatou 2 cm de rompitura muscular, 4 a 8 semanas ….doi demais….

  • Marisa Ono

    Pois é, é uma dor bizarra, porque é tão súbita e forte que parece mesmo uma pedrada. Se puder, repouse e siga as orientações do médico. Infelizmente demora mesmo para melhorar.

  • Miriam

    OI pessoal, hoje faz exatamente uma semana da tal Síndrome da Pedrada. Estava na escola onde trabalho, íamos pular corda na quadra e eu começaria e eles me seguiriam; Começaram a bater a corda e corri apenas passando correndo sem pular, assim que passei senti uma dor insuportável na panturrilha e abaixei, minhas visão escureceu, suei frio tive que deitar no chão para não desmaiar.
    Ainda perguntei se alguém havia me chutado e todos negaram, mesmo assim duvidei. Me trouxeram água e não consegui mais andar. Fui internada com muita dor mesmo, achei que tinha quebrado o osso da perna e ainda pensava “alguém me chutou”. Sexta-feira (03/05/13) fiquei com dois tipos de soro na veia (onde sanou em muito a dor),no outro dia passei por uma raio-X e uma ultrassonografia e graças a Deus não havia nada no tendão e nervos, fiquei dois dois sem me levantar do leito (por nada poderia levantar) e por último passei por um ECO (pois havia suspeita de trombose) e não deu nada. Ah! e tomei umas injeções de anti coagulante antes do ECO. Recebi alta terça-feira, mas tenho que fazer o retorno. Estou de repouso, mas tive que andar ontem e hoje para cuidar da papelada. Minha perna está com uma horrível mancha roxa e estou andando, mancando pra caramba e dói, não muito, mas dói e a tarde sinto o quanto incha. Não desejo isso nem pro meu pior inimigo. Tirei um mês de licença prêmio, será que é o suficiente para voltar a minha vida normal? Beijos e melhora a todos.

  • João Macedo

    Ola, domingo passado, estava jogando futebol e senti a sindrome da pedrada.
    Cheguei a olhar para ver se nao tinha me acertado uma pedra.
    Passei segunda, terça e quarta de carnaval fazendo tratamento com Gelo e gelol.
    continuo sem poder forçar a panturilha, acho que vou entrar com compessas de agua quente para ver se agiliza

  • Rita de Cássia

    Oi gente, há duas semanas fui atravessar a Rua para chegar no meu trabalho aqui em Uberlândia e senti uma dor aguda na panturrilha, tb não consegui mais andar direito. Fui me arrastando até o meu serviço. Pensei que fosse sé um estilamento, mas a dor não passou, chorei igual uma criança, pois doi pra caramba.Depois de dois dias do acontecido, não aguentei e procurei um médico, uma angiologista. Ele me pediu uma ultra som e ele disse que tive essa tal de sindrome da pedrada. Estou a duas semanas mancando, sem poder pisar direito, uma panturrilha e o pé estão com ematomas rochos e meio amarelados, não pude fazer repouso, pois tabalho e ando um pouco para pegar o coletivo, por isso ainda não melhorei. Mas que é uma dor insuportável é. Si o que todos os que tiveram essa sindrome passaram. Doooooooooooooi muuuuuuuuuuito.

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>