Máquina de Mochi e Pão

SPM-MP2 Sanyo

A que temos é uma Sanyo. É elétrica e serve tanto para fazer mochi quanto pão. Eu ainda não assei um pão nela, prefiro só fazer a massa e modela-la à mão e assar no forno convencional.  A mãe usa para fazer mochi (massa feita com arroz glutinoso). Para quem gosta de ambos, vale a compra. Antigamente fazíamos mochi pelo método convencional: cozimento no vapor e em seguida, era amassado no pilão de madeira. Isso exigia força, espaço e muita disposição. Por isso, só fazíamos mochi uma ou duas vezes por ano.

Quanto aos pães, garanto, a máquina sova a massa muito bem, deixando-a lisa e elástica, sem fazer sujeira. Melhor ainda que a batedeira. Deixei de ser romântica e parei de sovar à mão. Ligo o aparelho e ele faz todo o serviço pesado por mim.

Para quem estiver interesse em comprar uma, creio que vi na Liberdade, em São Paulo.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em dicas, equipamentos com as tags , , . ligação permanente.

29 Responses to Máquina de Mochi e Pão

  1. Luciana diz:

    Eu amo a minha! Uso para pão, que as vezes asso nela mesmo ou modelo à mão e asso no forno, e também para massa de macarrão fresca. Ficam perfeitos!

  2. admin diz:

    Sabe que outro dia pensei nisso? Ou melhor, a mãe pensou… Na primeira vez que fiz pão na máquina, ela ficou impressionadíssima com a textura e aparência e logo disparou: um dia vamos fazer cannelloni?

  3. ana maria diz:

    Vc. qdo fala de pão menciona cilindro. É a mesma coisa que a máquina acima? Gosto de fazer pão, mas sovar exige força e talento. Se não for trabalho, aguardo dicas.
    Abs.
    Ana Maria

    • Marisa Ono diz:

      Não, Ana Maria. A máquina de pão faz o trabalho pesado de sovar a massa. A sova é importante para desenvolver o gluten. De uma maneira simplificada, o gluten forma uma rede elástica que irá segurar o gás da fermentação, garantindo um pão leve. Já o cilindro, é o mesmo cilindro para macarrão, pastel, etc. Geralmente o cilindro para pães é mais largo. Eu cilindro a massa depois de fermentada para que o gás da fermentação seja expulso e para modificar a textura do pão. O pão cilindrado terá as bolhas menores, uma textura mais firme, como no caso do pão sovado, por exemplo. Já para um pão tipo para hamburguer ou cachorro-quente, não precisa de tanta manipulação.

  4. ana maria diz:

    Obrigada pelas explicações. Qdo puder eu vou à Liberdade dar um giro ver o que encontro na área de panificação que é a que + gosto.
    Abs.
    PS Vc. tem alguma coisa escrita publicada?

    • Marisa Ono diz:

      Não precisa necessariamente comprar uma máquina de pão importada, Ana Maria. As nacionais, pelo que tenho visto, funcionam bem e dão conta de sovar a massa para uma família média. No caso de uma produção maior, é questão de pensar em uma máquina específica e perguntar na Paula Souza.
      Não, não tenho nada em papel. Quem sabe, um dia, alguma editora tenha paciência para organizar algo…

  5. ana diz:

    mARINA GANHEI UMA MAQUINA DE PÃP SANYO DA MINHA MÃE, PERDI O MANUAL TEM COMO EU CONSEGUIR OUTRO

  6. adriana gusmao diz:

    cara amiga,conserto panela eletrica e maquina de motti na liberdade posso te consegui um manual da hitachi que serve para outras maquinas japonesa,ou me envie a mascara dela por e-mail e te ensino como usar,denkinabe@hotmail.com ou compareça rua galvao bueno 17/19 piso 01 loja 23 denki gama 011-3272-9657.att adriana

  7. LUCIMAR diz:

    QTO CUSTA ESTA MAQUINA;ESTA A VENDA?
    QUANTO QUILOS MASSA PAR AMARACARRÃO ELA FAZ?
    ELE É MASSIEIRA TB.?
    FIQUEI INTERESSADA PRECISO DE MAIS INFORMAÇÃO.

    FICO NO AGUARDO
    ATT.;LUCIMAR

    • Marisa Ono diz:

      Não encontrei dessa máquina para comprar aqui no Brasil ainda. Mas para fazer macarrão, existem outras máquinas produzidas no Brasil e, creio eu, com preço bem mais em conta. Talvez encontre na rua Paula Souza, em São Paulo.

  8. Vera diz:

    Será que a panificadora conseguiria fazer o mochi???

    • Marisa Ono diz:

      Não. A pá é diferente, o motor precisa ser potente e a máquina tem uma base pesada, porque com tanta tração, uma máquina leve sairia andando pelo balcão ou mesa.

  9. Vera diz:

    Oi Marisa,minha tia me emprestou a máquina para fazer mochi e realmente a pá é diferente do mochi e da pá pra fazer pão. Não vou me arriscar a estragar minha panificadora.
    Em uma das vezes que fiz mochi, ficou com ” tsubu tsubu” , digo, a massa não ficou lisinha,tinha uns grãozinhos duros, o que será que fiz de errado??

    • Marisa Ono diz:

      Esses grãozinhos, essa textura carocenta é por conta da qualidade do arroz em si. Se observar bem, vai ver que tem arroz comum (levemente transparente) misturado. Por isso é bom dar uma conferida no arroz antes de deixar de molho.

  10. Cassia diz:

    Gostaria de saber a medida do motigome e a medida da agua para utilizar a máquina. Minha mãe tem uma da Tiger, mas está sem o manual.

  11. Alexander diz:

    olá marisa…tenho uma maquina de mochí mas nao sei como usá-la ela eh da marca toshiba e veio do japao nao paresse ser muito moderna….o modelo dela é TOSHIBA AFC-160 mas esta tudo em japones impossibilitando o uso…

    • Marisa Ono diz:

      Desculpe-me,Alexander, mas creio que você deveria procurar o site da Toshiba ou entrar em contato com eles pedindo uma versão do manual em outro idioma ou, caso não consiga, procurar alguém que traduza, como um tradutor ou professor de japonês. Eu não tenho nenhum contato com nenhum fabricante, não represento nenhuma marca.

  12. Akemi diz:

    Olá, qual o modelo da sua máquina? Procuro uma que sirva pra pão e mochi.

    • Marisa Ono diz:

      É uma Sanyo SPM-MP2. Mas não recomendo compra-la porque não há assistência técnica no Brasil e estou com dificuldades em encontrar peças para ela.

  13. willian Tesuka diz:

    ola eu tenho uma maquina igual porem so sei fazer o mochi.
    como que faco pao. minha maquina esta em japones e nao entendo. poderia pelo menos explicar as numeracoes?
    obrigado Willian.

  14. Gil diz:

    Eu estava a procura de uma panela destas, mas o preço está muito salgado. O que achei foi o modelo TIGER SMJA18U no valor de R$ 1600.00 com os impostos no site do ebay.

  15. Zoe diz:

    Boa noite! Minha mãe tem uma maquina dessas ela é antiga mais funciona muito bem. Gostei de seu artigo.

  16. Rosely diz:

    Eu perdi ou jogaram no lixo não sei uma peça da minha máquina mochi aquela que bate onde posso achar na liberdade (rotor) me ajuda por favor uso toda semana para fazer pão

    • Marisa Ono diz:

      Rosely, tente na Denkigama, na Liberdade. Mas não dou garantia, talvez precise comprar a peça lá no Japão, porque aqui, peça de reposição é complicado.

  17. Naomy Kuroda diz:

    Marisa, li o seu artigo e entendi que a sua máquina é japonesa e especial para moti e pão. Tenho máquina Tramontina para fazer pão e já tentei fazer moti pois consumo muito por não poder comer glúten.
    Mas não ficou tão bom pois eu não tinha receita de como fazer. Apenas cozinhei o arroz moti na panela elétrica de arroz e coloquei na máquina de pão para bater.
    Seria esse o processo mesmo?
    Aguardo suas dicas. Muito grata.

    • Marisa Ono diz:

      Não, o mochi precisa ser bem hidratado, cozido no vapor e depois sovado. É adicionado um pouco de água quente durante a sova para a massa não ficar dura demais. A diferença na máquina de pão e a de mochi está no ciclo (que é contínuo no mochi) e na pá, que é mais larga.

Os comentários estão fechados.