Sardinhas Curadas

Vi uma receita em uma revista chamada Cucina Italiana que comprei em um sebo, chamada “Cured Sardines in Spicy Herbed Oil”, do chef Giuliano Matarese. A receita pedia sal grosso, acabei fazendo umas alterações. Preferi usar sardinhas sem pele e usar salsa em vez de orégano.

Sardinhas frescas, sem pele e sem espinhas, separadas em filés.

Sal o quanto baste (cerca de 1 colher de sopa bem cheia de sal para cada dez filés)

Vinagre branco

Azeite (como varia muito o aroma e sabor de marca para marca, não indico nenhuma; use a que preferir)

Pimenta calabresa

Salsa

Alho

Modo de Preparo:

Salgue as sardinhas. Deixe descansar por 4 horas. Escorra a água que soltar. Cubra os filés com vinagre branco. Deixe descansar por mais 4 horas. Escorra bem e enxugue os filés com um papel toalha. Acomode em um pote, com fatias de alho, pimenta calabresa e salsa fresca picada a gosto. Cubra com azeite. Guarde na geladeira e espere ao menos 4 dias antes de consumir. No primeiro dia, o sabor estava muito ácido. No sexto, a textura era firme. Sirva com um pouco de azeite em que foi curtido e pão.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Entrada, Fácil, receita com as tags , . ligação permanente.

5 Responses to Sardinhas Curadas

  1. LuMa diz:

    Boa essa dica, Marisa. Pessoalmente gosto muito da sardinha e esta sua receita dá um bom antepasto, além de muito econômico.

    Pena que os restaurantes continuem a desprezá-la. (Será porque não poderiam cobrar bem por ingrediente popular como este,rs?) Em casa uso vinagre de maçã para prepará-la, porque te deixa um retrogosto doce e delicado, bem menos ácido que o do vinho. Ah, esta mesma receita sua – por sinal, muito bem explicada – faço tbém com anchovetas e com cavalinhas. Abraços!

  2. Valdir diz:

    oi marisa,estou me deliciando com as tuas receitas esse fim de semana vou fazer linguiças com a tua receita e a minha esposa vai fazer a torta Choux-prise.Quanto as sardinhas vou esperar quando estiver na safra que elas estaram bem fresquinhas e mais baratas, devo fazer 5 quilos e guardar.outra coisa que eu queria comentar é o defumador. eu fiz um pra meu uso e deu certo´é da altura de uma cadeira e a larg e o compr tambem, fiz em chapa de aço galvanizado, serragem pra fumegar. deu muito certo. desculpa de me alongar, abrs.obrigado.

    • Marisa Ono diz:

      Valdir, será que é sensato fazer tanta sardinha curada? E se você não gostar?
      Quanto ao defumador, é verdade, é fácil fazer um e, pelo menos eu, acho divertido defumar qualquer carne (e até queijos).

  3. otima receita quero ver mais receita

Os comentários estão fechados.