As pipocas de arroz são muito populares. No entanto, o arroz expandido é impossível de fazer em casa. Exige um equipamento caro, onde o arroz é submetido a pressão e súbita descompressão, fazendo com que ele se expanda. Esse equipamento é chamado de canhão de pipoca e comentei aqui.
No entanto, no Japão, existe um doce feito com arroz que se assemelha à pipoca de arroz expandido. A diferença é que o arroz é seco e frito. É chamado de Hina Arare porque costuma estar presente na festa das bonecas (Hina Matsuri), ou dia das meninas. A pipoca ganha cores alegres e variadas. Antigamente (trinta anos ou mais), fazíamos em casa. Mas, enfim, fiquei adulta, nada de crianças em casa e a quantidade de gordura me assusta.
A receita que segue é da All About.
1 porção de arroz branco, cozido
Óleo, o quanto baste
Calda de açúcar:
50 gramas de açúcar
30 gramas de água
Corante alimentício
Pegue o arroz cozido, coloque-o em uma peneira e lave-o, para que os grãos se soltem uns dos outros. Espalhe em uma peneira maior e seque, até ficar duro. Isso pode levar um dia ou mais. Esse arroz seco pode ser guardado em um saco plástico por um bom tempo, em local seco.
Aqueça o óleo a 180 – 190 graus (bem quente) e despeje uma pequena porção de arroz. Ele imediatamente vai se expandir. Retire com uma escumadeira e escorra. Tenha cuidado de não queimar a pipoca.
Coloque a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo até engrossar ligeiramente. Junte de 2 1/2 a 3 xícaras de pipoca de arroz e misture, até que ela fique solta e seca. Retire da panela, espalhe e deixe esfriar. Se quiser colorida, adicione um pouco de corante à calda.
Se não for consumir logo, mantenha em potes bem fechados.
oi…
te escrevi um scrap no orkut…
resumidamente dá pra fazer a pipoca de arroz colocando arroz parboilizado no microondas, se ele estiver umidecido em agua talvez o resultado seja mais uniforme. mas testa e depois me diz.
abs
augusto
[Translate]
Vou experimentar, então. Os dois métodos que eu conheço são os que postei (bem, no tempo dos meus avós não existia microondas…=D). Talvez experimente também com o arroz cozido e seco.
Abração.
[Translate]
Experimentei levar ao microondas fatias finas de mochi (pasta de arroz glutinoso), secas. Se fritas, ficam parecidas com o mandiopã. No microondas, em 30 segundos ficaram estufadas e secas. Decerto funcionaria bem com o arroz de mochi, cozido e seco. Vamos para mais experimentos…
[Translate]
Olá, gostaria de saber como faço para secar o arroz depois de cozido. É só deixar em algum recipiente aberto e fora da geladeira? Não estraga?
Obrigada
[Translate]
Escolha um dia quente e seco. Se o tempo estiver úmido, chuvoso, corre o risco de desenvolver mofo.
E é só espalhar em uma assadeira, depois de lavados, em uma camada fina (eu costumo usar uma folha de papel impermeável ou manteiga por baixo) ou peneira e deixar secando. Não cubra com filme plástico. Para evitar que insetos pousem, é preferível usar um pano de prato limpo.
[Translate]
obrigada amei a ideia
[Translate]
Pra fazer a pipica posso fazer com arroz normal e cozer ele sem sal somente com água e oleo?
Ai também posso depois de feito o arroz deixá-lo esfriar, e dpois de frio lavá-lo e colocar pra secar?
[Translate]
Pode ser feito com arroz comum, sem óleo. Só alerto que a textura é diferente. Com arroz agulhinha ele fica bem durinho.
[Translate]
Hum… será que não há algum jeito de fazer ficar mais macio? Ou usar arroz outro tipo de arroz tipo polido, porbolizado?
[Translate]
Você já comeu okoshi > http://www.hikage.com.br/imagens/okoshi.jpg
Será que não parece com a hina arare não? Porque é de arroz e pelo jeito é o mesmo processo de fritura soh que ficam grudados os grãos…
[Translate]
Oi . Eu vim a esta receita pelo link no blog Lost In Japan do assunto postado hoje da Festa das Meninas .
Eu irei experimentar pois me pareceu muito saborosa esta pipoca .
Adorei o Site
[Translate]
Estava pesquisando sobre iwashi no suzuke, e encontrei esta receita! Fiquei emocionada, lembrei de minha infância, da minha mãe, algumas vezes recordava saudosa desse doce… e não tinha a menor noção de como minha mãe preparava, ao ler a receita recordei de cada detalhe… realmente uma delícia.
Parabéns! Adorei este site. Obrigada. Um grande abraço!
[Translate]
Obrigada, Emilia. Para mim, esse doce me lembra uma época de vacas magras…
[Translate]
pipoca de arroz parbo no micro ondas, é necessário cozer e secar?
[Translate]
Eu nuca fiz essa pipoca no microondas…
[Translate]
para fazer pipoca no micro ondas com arroz polido é necessário cozinhar o arroz, secar e
depois levar ao micro ondas em plastico especial com um pouco de água?
[Translate]
come uma pipoca de arroz integral e acuçar mascavo, é uma delicia e sem gordura trans, gostaria de saber a receita
obrigada.
obs. sou cardioplata recem operada.
[Translate]
Deve ter sido a pipoca feita de arroz expandido. Para isso é preciso um equipamento enorme, caro, que trabalha em uma pressão absurda. Vai por mim, é melhor comprar.
[Translate]
como se fas essas pipoquinhas emmm
???????????????
[Translate]
Está explicado aí, com receita e tudo, qual é o problema?
[Translate]
Nesse site explica como fazer em casa pipoca de arroz… vi aqui no site que isso não funciona… Qual sua opinião sobre o assunto?
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/19523-pipoca-de-arroz.html
[Translate]
Pipoca de arroz, que é arroz expandido, não dá para fazer em casa. Já o Hina Arare, que é arroz seco frito, pode ser feito em casa tranquilamente. São duas coisas diferentes. O primeiro requer um ambiente de pressão controlada. O segundo, é muito gorduroso.
[Translate]
a quantidade de óleo é parecida com a quantidade de quando vamos fritar batata frita ou de quando vamos fazer pipoca na panela?
[Translate]
Em muito óleo, como quem frita mandiopã, por exemplo.
[Translate]
oi,tem que colar a pipoca frita dentro da calda molhada?
mas ai a pipoca vai ficar enxarcada não?
me explica por favor?!!
[Translate]
Não, é uma calda espessa e não líquida, vai ficar por fora e depois de mexer com algum tempo, vai açucarar.
[Translate]
Legal vou tentar fazer
[Translate]