Comi este prato em um restaurante, depois vi algo em uma revista… Fiz para o jantar. É simples, dá para deixar meio pronto com antecedência e o gengibre (dizem) ajuda a melhorar a circulação e espantar o frio.
2 coxas e sobrecoxas de frango
2 colheres de shoyu
2 colheres de sake
1 anis estrelado
7 a 8 grãos de pimenta Schezuan (condimento chinês; são frutos pequenos e vermelhos)
Um pedaço pequeno de gengibre
Algumas folhas de cebolinha
Molho:
2 dentes de alho
1 pedaço pequeno de gengibre
2 colheres de óleo
2 colheres de shoyu
2 colheres de sake
2 colheres de vinagre
Cebolinha picada
Faça um corte ao longo dos ossos do frango, pelo lado interno, mas sem destacar os ossos da carne. Coloque o frango com o shoyu, sake, gengibre, o anis e cebolinha em uma panela. Cubra com água. Deixe cozinhar por dez minutos. Desligue e deixe esfriar no caldo. Escorra e reserve.
Enxugue bem com uma toalha de papel e frite até corar. Como pode espirrar, é melhor usar uma panela funda, ao invés de uma frigideira rasa.
Depois de frito, corte o frango em pedaços (use uma faca de bom corte e pesada, como uma debabocho). Arrume na travessa de servir.
Frite o alho no óleo, até corar levemente. Junte o gengibre, deixe soltar cheiro e acrescente o shoyu, sake e vinagre. Confira o sabor, se necessário corrija o sal e adicione açúcar, se gostar. Os molhos de soja variam muito de fabricante para fabricante, então é possível que seja necessário adicionar mais sal. Tire do fogo, adicione as cebolinhas picadas e despeje sobre o frango. Sirva imediatamente, com arroz branco.
Esta receita é muito melhor que a minha, que instrui a fritar duas vezes empanando em maisena. Na próxima vez, experimentarei a sua.
[Translate]
Ficou uma delícia, devoraram tudo.
[Translate]
vou fazer
hahahahaha
[Translate]
Oi, adoro as tuas receitas, mas tenho dificuldade em fazer, pois muitas vezes não tenho os ingredientes necessários,neste caso a pimenta schezuan, posso substituí-la por outra pimenta, sem mudar muito o aroma e o sabor do prato?
Beijos, cris.
[Translate]
Sim, Cristiani. A pimenta é só mais um condimento. Se encontrar “Five Spices”, use uma pitada. O aroma é muito intenso, vá com cuidado.
[Translate]
Amei este blog, tem muitas receitas e ideias maravilhosas!
Até que enfim descobri a receita desse frango ao molho de gengibre tão gostoso. Comi em um restaurante chinês e me apaixonei.
Vou arriscar fazer a receita em uma noite fria dessas 😀
[Translate]
Oi, Marisa, a cebolinha a que se refere na receita é o nirá? – me parece ter um sabor refrescante, não?
[Translate]
Não, nirá e cebolinha são coisas bem diferentes. Nirá tem a folha chata e aroma pungente, que lembra o alho.
[Translate]
Marisa, mais uma ótima receita!
Te companho desde 2011.
Onde entra no preparo o ANIS ESTRELADO? Tem na lista dos ingredientes, mas não no preparo.
Uso no cozimento, antes de fritar?
[Translate]
No cozimento, Torres.
[Translate]
Olá! Tem um prato japonês, de origem chinesa, chamado iurinti (não sei se escreve assim), que você frita o frango e coloca um molho composto por pimenta (bastante pimenta!), alho frito (muito alho!), shoyu, vinagre, sakê e gengibre, com cebolinha. Você conhece? Tem a receita certinha? Gostaria de ter! Grato e parabéns!
[Translate]
Não, Milton, nunca ouvi falar.
[Translate]