Eu não gosto do Petit Gateau. Nunca gostei de massa de bolo crua. O bolinho acima, apesar de se assemelhar com ele, é mais elaborado e mais saboroso. Trata-se de um bolo de chocolate, recheado com ganache, que pode ser servido quente ou re-aquecido no microondas na hora de servir. É macio, por conta das amêndoas e com sabor intenso de chocolate. A receita que passo rende 6 bolinhos no tamanho de uma forma de bom-bocado (daquelas mais fundas e maiores)
Ganache:
50 gramas de chocolate em barra (amargo ou ao leite, eu prefiro amargo)
50 ml de creme de leite fresco (o de lata é muito mais denso e pode alterar o resultado)
1 colher de chá de licor, cognac ou brandy
Massa:
150 gramas de chocolate em barra
75 gramas de manteiga
3 gemas
40 gramas de farinha de trigo
40 gramas de amêndoas em pó
3 claras
40 gramas de açúcar
1/2 colher de chá (bem rasa) de fermento em pó
Pique o chocolate. Derreta no banho-maria, em uma tigela. A água deve estar quente mas não fervente. Junte o creme de leite e misture para que se incorpore bem. Coloque a mistura em um saco plástico pequeno e leve à geladeira, se possível, de um dia para outro.
Para a massa: Derreta o chocolate picado em uma tigela, dentro de uma panela sobre água quente. Misture até ficar homogêneo. Junte a manteiga, misture até que ela fique bem incorporada. Tire da panela e adicione as gemas. Misture bem. Junte a farinha, a farinha de amêndoas e misture, até ficar uma massa lisa.
Bata as claras em neve, junte o açúcar aos poucos e continue batendo, até formar um merengue firme, brilhante e liso. Junte 1/3 desse merengue à mistura de chocolate e mexa. Não se preocupe em não desmanchar as claras, a intenção é deixar a mistura mais fluida, mesmo. Junte o resto das claras e misture com delicadeza, com movimentos de baixo para cima, com uma espátula, até que não se veja mais pontos brancos de claras. Junte o fermento e misture.
Unte 6 forminhas e polvilhe farinha de trigo. Bata para tirar o excesso. Coloque massa até 1/3 da altura delas. Pegue o saco de ganache gelado, corte uma ponta e esprema sobre a massa, bem no centro, sem deixar que o creme encoste nas bordas da forma. Cubra com o restante de massa e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 20 minutos.
Tenha cuidado de não assar demais, porque corre o risco do bolo ficar ressecado. Por isso o tempo de cozimento pode variar de forno para forno e do formato das forminhas empregadas.
Se for servir imediatamente, desenforme,e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Ou então, deixe esfriar e aqueça por cerca de 30 segundos no microondas antes de servir.