A idéia desse bolo partiu de outro, um bolo feito com queijo cremoso e assado em banho-maria. Pensei em fazer algo mais leve, menos calórico e com a textura macia e úmida. Ficou bom, mas reluto em chama-lo de “cheese cake de tofu”, já que não vai queijo algum.
300 gramas de tofu firme
150 gramas de iogurte natural
30 gramas de leite em pó
Suco de 1 limão
4 ovos
90 gramas de açúcar
50 gramas de farinha
1 colher de chá, rasa, de fermento em pó
50 gramas de manteiga, derretida
Baunilha à gosto
Bata no multiprocessador o tofu, o iogurte, o leite em pó e o suco de limão, até formar um creme liso. Deixe reservado.
Bata os ovos com o açúcar até ficar bem claro e leve. Junte a farinha e o fermento peneirados, misturando levemente. Adicione o creme de tofu e a manteiga, mexendo com cuidado.
Despeje em uma forma forrada com papel manteiga. Leve ao forno médio, em banho-maria, até ficar dourado. Sirva frio.
Será que fica bom colocar geléia em cima igual uma cheese cake?
[Translate]
Sim, acho. Mas para não fugir da idéia “leve” da coisa, acho que um purê de frutas (morangos, por exemplo, batidos sem água) também funcionaria. Goiabada parece ser boa idéia, mas o bolo não é de queijo, o sabor é bem mais delicado que o cheese cake.
[Translate]
Marisa, adorei conhecer o seu blog. Tod dia passo por aqui para dar uma olhada, foi uma benção na minha vida. Primeiro pq estou aprendendo a cozinhar comida japonesa, segundo pq as histórias são super interessantes. Muito obrigada e parabéns por este blog. Com certeza vc felicita muitas pessoas. Abraços!
[Translate]
Obrigada, Sandra!
[Translate]
Achei uma receita de Torta de queijo cremoso com essa mesma foto. Qual é a real?
http://gcpacheco.blogspot.com.br/2011/01/torta-de-queijo-cremosa.html
[Translate]
A minha receita foi publicada em 2008 e essa aí, em 2011. Como não existe maneira de viajar no tempo e roubar uma foto do futuro, creio que alguém soltou uma receita, não testou e roubou uma foto de algo que poderia se parecer com o resultado da receita.
[Translate]