Asazuke

Asazuke

Asazuke é considerado um tsukemono, ou seja, conserva, embora não se conserve por tanto tempo na geladeira. Pode ser feito com diversos vegetais, como acelga, repolho, pepino, nabo, cenoura, folha de mostarda e beringela, que são fatiados, salgados, temperados e mantidos na geladeira por algumas horas, para desenvolver sabor. Costumam ser preparados de manhã para consumir durante o dia ou à noite, para as refeições do dia seguinte. Ao contrário de outros tsukemonos, que podem durar semanas, meses e ate anos sem estragar, os asazukes não se preservam bem.

O que fiz hoje é um asazuke de acelga com pimenta coreana. Há anos o kimchi passou a ser consumido no Japão e não demorou para surgir variações, versões. Não, o que fiz não é kimchi, mas criei um asazuke em cima dos ingredientes mais comuns usados na preparação dele.

300 a 350 gramas de acelga (usei o “coração” de uma e fiquei meio sem noção de quantas folhas seriam, talvez 5 a 6 folhas grandes)

1/4 de cenoura média, em tiras bem finas

1 colher de chá de pimenta coreana, comprada já moída – se não encontrar, experimente usar pimenta vermelha seca, moída e um pouco de páprica

1 colher de chá de açúcar

1 dente de alho pequeno, moído

2 cm de gengibre ralado

1/2 colher de sopa de bonito seco moído  (katsuo-bushi) – se não encontrar, use hondashi

Sal

Corte a acelga em tiras. Salgue e deixe descansando por uma hora, para perder um pouco da água. Enxague rapidamente e escorra. Junte os demais ingredientes. Verifique o sal.

Deixe na geladeira em um pote bem tampado por 4 horas ou até a hora de servir.

PS: Se gostar, pode adicionar sementes de gergelim branco, torrado.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, Culinária japonesa, Fácil, receita com as tags , . ligação permanente.

2 Responses to Asazuke

  1. luiz Antonio diz:

    li uma matéria no suplemento agricola do estado que fala sobre conserva de gengibre e procurar mais informções no site e não encontro nada sobre conserva de gengibre por favor onde encontro.

Os comentários estão fechados.