Creative Commons License
Blog Delicia by Marisa Ono
is licensed under a Creative Commons.

Imagem cedida pelo Studio Oz

Alho Negro na Bombay

Pinterest Master

  Pinterest

Doe Com Um Clique

Imprimir Imprimir

Shoga Gari (Conserva de Gengibre)

img_0836

É uma receita que volta e meia me perguntam como se faz. É uma conserva muito simples de se fazer. O único porém é aproveitar a safra de gengibre. Se não me falha a memória, no início do verão os brotos de gengibre começam a aparecer na feira. Se puder, vá ao Ceasa ou alguma central de abastecimento. Geralmente o preço é bem mais em conta. No meu caso, comprei uma caixa de 17 kg de gengibre, que me renderam 2 dias de trabalho e 3 baldes de 11 litros de conserva. Acompanha muito bem sushi e dá uma refrescada no paladar entre os bocados. Além disso, o gengibre goza a fama de ser bom para a circulação.

Shoga Gari

2 kg de gengibre novo, claro, pele fininha

8 colheres de (sopa) rasas de sal

5 xícaras de vinagre de arroz

2 xícaras de água

1 1/2 xícara de açúcar

Raspe os gengibres com uma faca. Lave. Fatie fino com um cortador de legumes. Salgue e deixe descansando uma noite, coberto com filme plástico.

Escorra bem. Acomode em um pote bem grande ou potes, deixando espaço. Não aperte.Ferva o vinagre com a água e o açúcar até que o açúcar se dissolva. Despeje quente sobre o gengibre. Dê uma mexida para tirar bolhas de ar que porventura existirem. Tampe e deixe descansando alguns dias antes de consumir. Ela pode ganhar uma cor mais rosada se você deixar a parte avermelhada do broto, próximo ao caule. Ou usar uma quantidade mínima de corante vegetal vermelho.

Algumas receitas falam para aferventar o gengibre por 30 segundos. Experimentei e o gengibre está lá, amarelado. Há quem prefira com mais açúcar. É uma questão de gosto. Dizem que dura indefinidamente. O meu já tem quase meio ano.

Share This Post

176 comments to Shoga Gari (Conserva de Gengibre)

  • Roque

    boa noite Marisa.
    cheguei tarde!hoje tenho as gengibres,porém não mais adequadas para a receita,lendo os vários tópicos esclareceu várias dúvidas.consumo a gengibre de modo diferente,e sempre desejei-a em conserva para petisco.infelizmente somente neste momento tentei a pesquisa,uma vez que tenho a matéria prima.aguardarei a nova safra…obrigado por responder a todos que postam suas dúvidas.

  • Marisa Ono

    Pois é, Roque, agora só no ano que vem, porque se fizer com gengibre maduro, vai ter uma conserva com uma textura mais firme e muito, mas muito mais ardida.

  • Telma Messeder.

    Olá Marisa , visitando o seu site fiquei na dúvida quando vc fala na receita da conserva de gengibre, deixa descansar por aluns dias, quantos dias seria o ideal ?

  • Marisa Ono

    Eu prefiro deixar pelo menos 4 dias, mas há quem comece a consumir no dia seguinte.

  • vicente

    gostaria de saber fazer o gengibre cristalizado obrigado

  • Marisa Ono

    Fica como sugestão, um dia talvez eu publique uma receita de gengibre cristalizado.

  • karito

    Maria eu quero muito saber como se faz o gengibre q fica vermelho e se come muito com o gyudon

  • Marisa Ono

    É um gengibre não muito maduro (com a pele ainda não tão grossa, menos fibroso), cortado em tirinhas, salgado, deixado por um dia para perder o excesso de água, escorrido e colocado em uma mistura de água, vinagre, sal e corante vermelho.

  • vitor

    ola,
    gostaria de saber se a xicara é de chá (240ml)?

  • Marisa Ono

    Sim, são xícaras de chá padrão.

  • Cristina Scoda

    Olá Marisa! Adorei ter encontrado o seu site, pois sou uma apaixonada pela gengibre em conserva. Andei lendo o que já havia sido postado e percebi que há um tempo certo para se fazer a conserva por causa da safra da gengibre. Quando é esse tempo? Estamos e fevereiro… será que encontrarei gengibres adequadas? Muito obrigada, abraços.

  • Marisa Ono

    Vi esta semana na Liberdade, R$6,00 o maço. Procurando um feirante ou um produtor, creio que saia mais barato, mas é preciso comprar em quantidade.

  • Luciano Sunamoto

    Boa tarde marisa!
    Gostaria de saber se para comercializar é preciso colocar algum conservante? Ou como se trata de conserva não precisa de conservantes?Desde já muito obrigado!

  • Marisa Ono

    Não sei, Luciano. Provavelmente você terá que entrar em contato com a Anvisa para saber das exigências e normas para comercialização.

  • Vanuza

    Boa tarde, Marisa. Deliciosa essa receita! Já é a 2ª vez que faço e só recebo elogios, então estou repassando os parabens a dona da receita e tb meu obrigada. Um abço.

  • Marisa Ono

    Obrigada, Vanuza. Compartilhe o link com os amigos. ;-)

  • Sofia

    Olá, Marisa!

    Estou aqui para agradecer a você por compartilhar suas maravilhosas receitas conosco, em especial esta, que há anos eu vinha buscando. Preparei-a exatamente como recomendou, e a conserva ficou deliciosa.

    Mais do que isso, quando você escreve, parece estar tão próxima, como se estivesse nos acompanhando na elaboração dos pratos, e isso é muito bacana!

    Parabés pelo seu trabalho, obrigada mais uma vez e um grande abraço!

  • Marisa Ono

    Oi, Sofia. Nossa, essa foi uma das primeiras receitas que publiquei. E continua sendo uma das mais vistas.

  • DILMA

    Olá Marisa adorei ter encontrado você, a dua receita é mais prática que as outras, adoro gengibre e vou fazer sim…obrigada e gde abraço

  • Maria Santos Costa

    O marisa, que bom te-la encontrado.muito obrigada pela receita. gosto muito como fora, e não sabia como fazer.
    tudo de muito belo para voce, suscesso. agora vou pra cozinha fazer o meu gengibre na conserva. Hummmmmm.

  • Marisa Ono

    Obrigada, Maria Santos. E divulgue o site… ;-)

  • AIRTON DA SILVA

    Boa noite Marisa,gostaria de saber qual é o corante,para o gengibre ficar na cor roxa ou rosada, e agua de beterraba,é coloral, é urucum, desde ja agradeço.

  • Marisa Ono

    Eu uso corante em pó japonês. São uns vidros pequenos, encontro na Liberdade. Confesso que nem sei do que é feito, se é de conchonila ou outra substância.

  • puxa vida que explicação rapida e bem feita parabens fica uma delicia e é realmente otima com peixes parabens a autora show mesmo é tão simples de se fazer e uma maravilha de se consumir se falar no bem que faz a saude show de bola

  • Vivaldo

    Tem coisas que a gente come e não esquece mais. Fiz a sua receita com vinagre de vinho branco e ficou delicioso. O cheiro levemente perfumado, a textura própria para trincar e o paladar ligeiramente picante, não dá para esquecer. Na próxima vez irei fazer com vinagre de vinho tinto para lhe dar uma corzinha diferente. Obrigado!

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>