Shoga Gari (Conserva de Gengibre)

img_0836

É uma receita que volta e meia me perguntam como se faz. É uma conserva muito simples de se fazer. O único porém é aproveitar a safra de gengibre. Se não me falha a memória, no início do verão os brotos de gengibre começam a aparecer na feira. Se puder, vá ao Ceasa ou alguma central de abastecimento. Geralmente o preço é bem mais em conta. No meu caso, comprei uma caixa de 17 kg de gengibre, que me renderam 2 dias de trabalho e 3 baldes de 11 litros de conserva. Acompanha muito bem sushi e dá uma refrescada no paladar entre os bocados. Além disso, o gengibre goza a fama de ser bom para a circulação.

Shoga Gari

2 kg de gengibre novo, claro, pele fininha

8 colheres de (sopa) rasas de sal

5 xícaras de vinagre de arroz

2 xícaras de água

1 1/2 xícara de açúcar

Raspe os gengibres com uma faca. Lave. Fatie fino com um cortador de legumes. Salgue e deixe descansando uma noite, coberto com filme plástico.

Escorra bem. Acomode em um pote bem grande ou potes, deixando espaço. Não aperte.Ferva o vinagre com a água e o açúcar até que o açúcar se dissolva. Despeje quente sobre o gengibre. Dê uma mexida para tirar bolhas de ar que porventura existirem. Tampe e deixe descansando alguns dias antes de consumir. Ela pode ganhar uma cor mais rosada se você deixar a parte avermelhada do broto, próximo ao caule. Ou usar uma quantidade mínima de corante vegetal vermelho.

Algumas receitas falam para aferventar o gengibre por 30 segundos. Experimentei e o gengibre está lá, amarelado. Há quem prefira com mais açúcar. É uma questão de gosto. Dizem que dura indefinidamente. O meu já tem quase meio ano.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, Culinária japonesa, receita com as tags , , , . ligação permanente.

229 Responses to Shoga Gari (Conserva de Gengibre)

  1. LINDALVA diz:

    vou fazer esta delicia , bjus!

  2. idenir diz:

    Olá Marisa, adoro comida oriental, apesar de ser descendente de italianos esse sabor me atrai desde criança.

  3. Marci diz:

    Nao sou exatamente uma fa de comida japonesa, sashimi entao nem pensar! Ja tentei e nao da mesmo, mas, comi essa conserva e fiquei louca: é bom demais!!!
    PS.Nem os hashis eu consigo usar, rsrsrs

  4. Silvana diz:

    Olá Marisa, tudo bem?
    Qtos dias vc considera bons para deixar o gengibre descansando antes de consumi-lo??Obrigada

  5. Nathalia Ferreira diz:

    Marisa, aqui em casa fizemos a receita e aprovamos. Só que todos gostaram de beber o líquido de conserva puro também xD
    tem algum problema??

    • Marisa Ono diz:

      Nathalia, se ninguém tem problemas de pressão, não há problema algum. Claro que moderação é a chave para tudo que comemos, certo? Vinagre é usado há muito tempo como remédio, é diurético.

  6. Gustavo diz:

    Bom dia Marisa, já há algum tempo que estou querendo fazer o Shoga Gari, mas quando eu fiz o curso de culinária Japonesa, a Chef falou q a receita era muito complexa… Assim gostaria de saber se é exatamente só isso!??
    Outra coisa, tenho achado muitas receitas que mandam cozinhar o gengibre em água por algum tempo e não colocar em salmora, essas duas práticas têm o mesmo efeito?
    E eu já tenho tempero para o arroz pronto na geladeira, posso usá-lo para conserva?
    Desde já agradeço e aguardo contato.
    Att.
    Gustavo Valadares

    • Marisa Ono diz:

      Complexa, Gustavo? Complexo é fazer miso, shoyu, que exige um conhecimento de fermentações. Fora isso, a cozinha japonesa é muito simples, de uma maneira geral. Usa-se poucos ingredientes por receita. Não quero falar mal dessa chef, que sequer conheço, mas não entendi qual seria a complexidade.
      Eu vi algumas receitas que sugerem escaldar o gengibre. Ele fica menos ardido, mas também fica com menos aroma. Eu, particularmente, não gosto. E, pelo que eu saiba, escalda-se depois da salga. A salga é importante para extrair o excesso de água e aumentar a conservação.
      Eu não usaria esse vinagre preparado para sushi, prefiro usar a proporção da receita. Em se tratando de conservas, é bom ter um pouco de respeito à receita porque o índice de acidez evita a contaminação por bactérias nocivas, a quantidade de sal aumenta o tempo de conservação.

  7. helena angela righi peixe diz:

    Olá Marisa
    Faço gengibre cristalizado e tenho sobra de calda que não sei o que fazer.peço sugestão.
    obrigada
    helena

    • Marisa Ono diz:

      Procure na página do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas. Eles possuem um arquivo extenso sobre produção de vários produtos alimentícios. Para poder visualizar as respostas, é preciso fazer um cadastro. Se não encontrar o que quer, pode pedir uma sugestão para eles, demora um pouco mas respondem.
      http://sbrt.ibict.br/

  8. Alvaro diz:

    Fiz uma receita onde se ferve o gengibre-realmente ficou fraquinho e amarelado. Usei a sua e fica a meu gosto, levemente salgada, adocicado e ardida. Quando não tenho molho acri-doce uso um pouco do caldo. Uma das receitas diz para colocar sakê tipo licoroso, não gostei ficou um pouco doce demais. Usei sakê normal e não sei se foi impressão minha mas me parece fica mais macio e gostoso. Abraços

  9. Alvaro diz:

    Ah, esqueci de comentar. Fatiei o gengibre no processador com a lamina de 1mm. Devido a potencia do mesmo uma parte fica em pedaços pequenos. Separo e com eles faço um suco com limão, agua, gelo e açucar. Maravilhoso, super refrescante.

  10. Marlene diz:

    Posso utilizar o liquido da conserva, pra colocar mais gengibre?

    • Marisa Ono diz:

      Marlene, eu nunca fiz isso porque o gengibre solta líquido, ele vai ficar com acidez baixa, o que favorece o desenvolvimento de bactérias que podem ser tóxicas. Para que isso não ocorra, você vai ter que corrigir a acidez e isso exige fitas para medir o pH, enfim, começa a complicar demais. O que faço é ir usando o caldo também, tanto em preparados cozidos como tempero para salada.

  11. mari diz:

    ola marisa posso usar outro tipo de vinagre? ou tm que ser só o vinagre de arroz.

    • Marisa Ono diz:

      Olá, Mari. Pode sim, mas o aroma do vinagre branco comum é mais pungente. No entanto, quando não existia vinagre de arroz, a comunidade japonesa no Brasil usava vinagre de álcool ou ácido acético diluído.

  12. Marcia diz:

    Oi, Marisa! Em sua receita você diz pra jogar a água quente sobre o gengibre e tampar. É pra tampar ainda quente? Desde já agradeço a sua atenção.

  13. justini diz:

    adorei o site,adoro essas conservas,na verdade,todos os tipos de comida chinesa.Parabéns

  14. Adriana Alencar diz:

    Olá Marisa vc fala na receita para deixar ele descansando a noite mas é fora ou dentro da geladeira?
    E depois de pronto gurado fora ou dentro da geladeira?

    • Marisa Ono diz:

      Deixe descansando uma noite fora da geladeira, mesmo. Depois de pronto, pode guardar na geladeira ou fora. É melhor cobrir a superfície com um filme plástico para que o gengibre não fique em contato com o ar. Ele tem que ficar sempre mergulhado na mistura de vinagre.

  15. rodolfo diz:

    marisa meus amigos dizem que fizeram cozinhando o gengibre de 10 ate 20 minutos, vc poderia me dizer qual e a diferença deichando ele no sal por uma noite, e se o efeito e o mesmo quero fazer para minha esposa, ah ela nao gostou muito dos que meus amigos fizeram, obrigado

    • Marisa Ono diz:

      Rodolfo, qualquer alimento cru vai ser diferente do cozido. Eu nunca vi essa conserva ser feita com gengibre cozido. Só posso dizer que a receita é assim. O sal é conservante e o descanso por uma noite vai permitir que o gengibre perca água. Água em excesso também pode provocar o desenvolvimento de bactérias e o apodrecimento da conserva. E, desculpe-me, mas “deixando” é com “x”.

  16. Marileide diz:

    Olá Marisa, esta no supermercando e quando vi o gengibre logo pensei na conserva, imediatamente imaginei que usaria saquê e acabei comprando o Saquê Culinário Chef da Tozan, parece vinagre inclusive com a embalagem parecida.
    Posso substitui o vinagre por este produto, alías acabei de experimentar e parece com um vinagre porém mais adocicado.
    Obrigada!

  17. Marileide diz:

    Desculpe-me Marisa, acabei de rever a receita e vc informa que é o vinagre de arroz, o próprio que eu comprei.
    Obrigada.

  18. LYNNA s AOKI diz:

    MARISA!FIQUEI SUPER FELIZ EM ENCONTRAR TANTAS RECEITAS DELICIOSAS AQUI NO SEU SITE!
    EU SOU LOUCA POR SHOGA,MOREI MUITO ANOS EM CHIBA-KEN,MAS NUNCA APREDIR A FAZER ESSA CONSERVA,ALIAS QUASE NAO TINHA TEMPO PRA COZINHAR..RS..ISOGASHI NIRON DESU NE?
    DOMO ARIGATO GOSAIMASU!!URESHII..

    • Marisa Ono diz:

      Lynna, fico feliz que tenha encontrado receitas que procurava. Mas, por favor, escrever em caixa alta (todas as letras em maiúscula) significa que você está gritando. É melhor evitar.

  19. MARA diz:

    Olá Marisa, adorei a receita e vou tentar fazer hoje mesmo!! Para dar uma cor rosa posso colocar junto uma rodela de beterraba?? Abraços

    • Marisa Ono diz:

      Eu prefiro usar corante alimentício, mesmo, Mara. Dá para controlar melhor o tom e não vai dar sabor ou cheiro. Tem gente que reclama do cheiro de terra da beterraba.

  20. SANDRA diz:

    Marisa, de todas as receitas que li a sua é a que mais me interessou. Porém, gostaria de fazer uma conserva com menos quantidade. Como faço para reduzir para 500g de gengibre?
    Desde já agradeço a sua atenção.

  21. Simone diz:

    Marisa, já tentei fazer o gengibre em conserva 3 vezes e todas elas o gengebre ficou ardido demais. Onde estou errando?

    • Marisa Ono diz:

      Simone, você não está usando gengibre maduro? Para o gari usa-se o gengibre novo, que tem pele fina, cor clara e a parte próxima ao talo é rosada. Ele é muito macio e menos fibroso.

  22. Kiko diz:

    Gostaria de saber a receita para fazer gengibre açucarado com mel.

  23. Orlando diz:

    Marisa:
    Preparo várias receitas diferentes da culinária japa, fiz essa sua do gari shoga mas acho que exagerei no sal, em todo caso vamos experimentar. abs.
    P.S. Parabéns pela paciência. rsrsrs

  24. katia diz:

    Ola Marisa,

    Eu amei as receitas que voces gentilmente postam.

    Abraço

  25. mena diz:

    Oi Marisa, já fiz esta conserva e adorei,
    desta vez comprei o gengibre e ele estava meio que” desfiando”
    pode usar assim mesmo ?

  26. Boa noite, fiz a conserva entretanto a quantidade de liquido vinagre e água foram insuficientes para cobrir todo o pote, poderei aumentar a receita proporcionalmente? depois de pronto quanto tempo para consumir? grato.

    • Marisa Ono diz:

      Marco Antonio, acontece, dependendo do recipiente. Faça mais solução de vinagre e água e complete até cobrir. Se mantiver um filme plástico sobre a superfície, de maneira que não fique bolsões de ar, pode durar um ano. Mas é preciso ficar atento e observar o pote. Eventualmente podem surgir mofo nas paredes, limpe com uma solução de água e água sanitária.

  27. Regina diz:

    É preciso ferver o vinagre? caso eu não ferva, terá alguma diferença no sabor final?

    • Marisa Ono diz:

      A fervura tem em primeiro lugar o intuito de matar bactérias que por acaso existam na solução. Em segundo lugar, a conserva fica melhor com a solução despejada quente. Se adicionar o vinagre depois, vai ficar mais fria. E eu não creio que não ferver irá mudar o resultado. O importante é usar uma panela de inox ou esmalte e evitar a de alumínio.

  28. Claudio Hiroshi diz:

    Olá Marisa! Adorei o site. Acho que fiquei a noite toda lendo diversas receitas! Mas estou com uma duvida! Na titulo está escrito Shoga Gari e na receita Shioga Gari com i… qual a forma correta? Obrigado!

  29. sandra diz:

    fiz a conserva mais ficou muito picanye e acida
    eu teria que ter lavado o gengibre ou e assim mesmo
    obrigada

    • Marisa Ono diz:

      Creio que você usou gengibre maduro, Sandra. Essa conserva é feita com gengibre novo, com pele fina, bem macio e com o talo avermelhado.

  30. MARCELA diz:

    OLÁ MARISA,TENHO VONTADE DE FAZER A CONSERVA DE GENGIBRE MAS AINDA NÃO FIZ.VOCE PODERIA DIZER QUAL É O PRATO MAIS INDICADO PARA ACOMPANHAMENTO DA CONSERVA OU QUE MELHOR COMBINE COM A CONSERVA.

    • Marisa Ono diz:

      Marcela, não existe uma norma para as conservas japonesas. Elas acompanham o arroz. No caso do gengibre, ele serve para refrescar o paladar entre um bocado e outro e é comum servir com sushi.

  31. Cristina diz:

    Marisa já fiz algumas vezes da minha cabeça essa conserva, aqui em casa usamos bastante, 2k é para uma semana, mas tenho a dificuldade de comprá-los novinho, acho que é por isso que ainda não consegui que fiquem sem o ardor. Eu costumo colocar mel na água da conserva, mas também fervo umas 4vezes, acho que perde as propriedades, estou certa? Grata.

    • Marisa Ono diz:

      Cristina, a safra de gengibre é anual. Depois de certa época, ele desaparece. Por isso a conserva, para que se tenha um produto pelo resto do ano, não importando o quanto se passou da safra.
      Não sei se ferver vai fazer perder alguma propriedade, não sou nutricionista.

  32. cida santos diz:

    oi Marisa. Seu blog é um sucesso, parabéns. Marisa, eu gostaria de não usar açúcar, ou talvez diminuir a quantidade sugerida em sua receita. Você acha que posso fazer isso, diminuir ou mesmo não por? Obrigada. cs

    • Marisa Ono diz:

      Se não quiser usar açúcar, não é tão necessário, embora o sabor característico do shoga-gari é agridoce, Cida. Vale também lembrar que o açúcar é conservante, confere uma cor mais bonita também.

  33. marcelo diz:

    Oi Marisa,
    Depois de salgar e deixar descansando pr uma noite, é preciso lavar com agua o gengibre ou apenas escorrer o liquido excedente?
    Desde logo obrigado pela receita.
    Marcelo

  34. Olá Marisa, eu gosto demais de gengibre.Entrei Google em busca de uma receita e optei pela sua.
    Obrigado, é muito boa.

  35. Bete diz:

    Marisa hoje vou tentar fazer o Gari, espero que de tudo certo.Adoro comida japonêsa, mas onde vivo so tem um restaurante e não posso me dar ao luxo de ir comer todos os dias no restaurante, pois a vida cá na Europa esta muito dificil.Vi varias receitas mas preferi a tua, desculpe mas se tiver receita de outras conservas poderia postar por favor assim posso me deliciar comendo em casa. Obrigada por ter postado este blog. Parabéns

    • Marisa Ono diz:

      Bete, tsukemonos estão na categoria “conservas”. É só clicar nela, que se encontra no lado direito da página e serão listados todas as receitas publicadas desse tipo de preparo. Por enquanto são cerca de 40.

  36. Ligia diz:

    Marisa, ainda não testei sua receita, mas ADOREI as dicas que você compartilhou tanto no post quanto nos comentários!
    Lá na casa da minha mãe, o gengibre ia até no arroz-feijão de todo dia, embora fosse bem ardido.
    Foi procurando onde comprar gari (ai preguiça de fazer; agora tenho a desculpa de que não é a época do gengibre) que me trouxe aqui. Mas gostei tanto do seu jeito direto e a forma de escrever que vou dar uma fuçadinha no blog como um todo…
    Sucesso! 🙂

  37. jacqueline diz:

    quando voce fala para salgar o gengibre, nao adiciona agua? pois logo depois diz para escorrer, ele mesmo libera agua? Obrigada

  38. Anderson diz:

    Preparar o GARI com 2kg de gengibre é muito pra mim e minha familia, se eu quiser fazer com apenas 0,5kg (500gr), posso utilizar 1/4 de todos os produtos?

    • Marisa Ono diz:

      Sim, pode. Só sugiro fazer uma quantidade grande porque a safra do gengibre é curta e anual. Aliás, já passou a safra do gengibre novo, de pele fina e macio. Agora só tem o gengibre maduro.

  39. Roque diz:

    boa noite Marisa.
    cheguei tarde!hoje tenho as gengibres,porém não mais adequadas para a receita,lendo os vários tópicos esclareceu várias dúvidas.consumo a gengibre de modo diferente,e sempre desejei-a em conserva para petisco.infelizmente somente neste momento tentei a pesquisa,uma vez que tenho a matéria prima.aguardarei a nova safra…obrigado por responder a todos que postam suas dúvidas.

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Roque, agora só no ano que vem, porque se fizer com gengibre maduro, vai ter uma conserva com uma textura mais firme e muito, mas muito mais ardida.

  40. Telma Messeder. diz:

    Olá Marisa , visitando o seu site fiquei na dúvida quando vc fala na receita da conserva de gengibre, deixa descansar por aluns dias, quantos dias seria o ideal ?

  41. vicente diz:

    gostaria de saber fazer o gengibre cristalizado obrigado

  42. karito diz:

    Maria eu quero muito saber como se faz o gengibre q fica vermelho e se come muito com o gyudon

    • Marisa Ono diz:

      É um gengibre não muito maduro (com a pele ainda não tão grossa, menos fibroso), cortado em tirinhas, salgado, deixado por um dia para perder o excesso de água, escorrido e colocado em uma mistura de água, vinagre, sal e corante vermelho.

  43. vitor diz:

    ola,
    gostaria de saber se a xicara é de chá (240ml)?

  44. Cristina Scoda diz:

    Olá Marisa! Adorei ter encontrado o seu site, pois sou uma apaixonada pela gengibre em conserva. Andei lendo o que já havia sido postado e percebi que há um tempo certo para se fazer a conserva por causa da safra da gengibre. Quando é esse tempo? Estamos e fevereiro… será que encontrarei gengibres adequadas? Muito obrigada, abraços.

    • Marisa Ono diz:

      Vi esta semana na Liberdade, R$6,00 o maço. Procurando um feirante ou um produtor, creio que saia mais barato, mas é preciso comprar em quantidade.

  45. Luciano Sunamoto diz:

    Boa tarde marisa!
    Gostaria de saber se para comercializar é preciso colocar algum conservante? Ou como se trata de conserva não precisa de conservantes?Desde já muito obrigado!

  46. Vanuza diz:

    Boa tarde, Marisa. Deliciosa essa receita! Já é a 2ª vez que faço e só recebo elogios, então estou repassando os parabens a dona da receita e tb meu obrigada. Um abço.

  47. Sofia diz:

    Olá, Marisa!

    Estou aqui para agradecer a você por compartilhar suas maravilhosas receitas conosco, em especial esta, que há anos eu vinha buscando. Preparei-a exatamente como recomendou, e a conserva ficou deliciosa.

    Mais do que isso, quando você escreve, parece estar tão próxima, como se estivesse nos acompanhando na elaboração dos pratos, e isso é muito bacana!

    Parabés pelo seu trabalho, obrigada mais uma vez e um grande abraço!

  48. DILMA diz:

    Olá Marisa adorei ter encontrado você, a dua receita é mais prática que as outras, adoro gengibre e vou fazer sim…obrigada e gde abraço

  49. Maria Santos Costa diz:

    O marisa, que bom te-la encontrado.muito obrigada pela receita. gosto muito como fora, e não sabia como fazer.
    tudo de muito belo para voce, suscesso. agora vou pra cozinha fazer o meu gengibre na conserva. Hummmmmm.

  50. AIRTON DA SILVA diz:

    Boa noite Marisa,gostaria de saber qual é o corante,para o gengibre ficar na cor roxa ou rosada, e agua de beterraba,é coloral, é urucum, desde ja agradeço.

    • Marisa Ono diz:

      Eu uso corante em pó japonês. São uns vidros pequenos, encontro na Liberdade. Confesso que nem sei do que é feito, se é de conchonila ou outra substância.

Os comentários estão fechados.