Shoga Gari (Conserva de Gengibre)

img_0836

É uma receita que volta e meia me perguntam como se faz. É uma conserva muito simples de se fazer. O único porém é aproveitar a safra de gengibre. Se não me falha a memória, no início do verão os brotos de gengibre começam a aparecer na feira. Se puder, vá ao Ceasa ou alguma central de abastecimento. Geralmente o preço é bem mais em conta. No meu caso, comprei uma caixa de 17 kg de gengibre, que me renderam 2 dias de trabalho e 3 baldes de 11 litros de conserva. Acompanha muito bem sushi e dá uma refrescada no paladar entre os bocados. Além disso, o gengibre goza a fama de ser bom para a circulação.

Shoga Gari

2 kg de gengibre novo, claro, pele fininha

8 colheres de (sopa) rasas de sal

5 xícaras de vinagre de arroz

2 xícaras de água

1 1/2 xícara de açúcar

Raspe os gengibres com uma faca. Lave. Fatie fino com um cortador de legumes. Salgue e deixe descansando uma noite, coberto com filme plástico.

Escorra bem. Acomode em um pote bem grande ou potes, deixando espaço. Não aperte.Ferva o vinagre com a água e o açúcar até que o açúcar se dissolva. Despeje quente sobre o gengibre. Dê uma mexida para tirar bolhas de ar que porventura existirem. Tampe e deixe descansando alguns dias antes de consumir. Ela pode ganhar uma cor mais rosada se você deixar a parte avermelhada do broto, próximo ao caule. Ou usar uma quantidade mínima de corante vegetal vermelho.

Algumas receitas falam para aferventar o gengibre por 30 segundos. Experimentei e o gengibre está lá, amarelado. Há quem prefira com mais açúcar. É uma questão de gosto. Dizem que dura indefinidamente. O meu já tem quase meio ano.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, Culinária japonesa, receita com as tags , , , . ligação permanente.

229 Responses to Shoga Gari (Conserva de Gengibre)

  1. Pingback: Delícia » Minha Dispensa - Parte Dois

  2. Pingback: Delícia » Blog Archive » Na Feira, Esta Semana

  3. Pingback: Delícia » Blog Archive » Flor de Gengibre

  4. Pingback: Kama | Delícia

  5. tais soares diz:

    Olá gosto muito dessa conserva.Por gentileza, eu também gostaria de fazer uma grande porcao.Que tipo de balde vc. utiliza para amarzenar ? nesta quantidade pose ficar fora da geladeir?.grata Tata

  6. Marisa Ono diz:

    Eu uso baldes com tampa, brancos, feito em polipropileno não-reciclado. Geralmente as lojas que vendem plástico sabem informar que tipo de embalagem pode ser usada para alimentos.
    Eu mantenho fora da geladeira o tempo todo e não há sinal de deterioração. O único cuidado é manter os baldes limpos. Conforme vai baixando o volume, é preciso passar um pano úmido com uma mistura de água e água sanitária nas paredes do balde e tampas, para evitar a proliferação de fungos.

  7. maria julia brandi diz:

    quero receber mais indicações de receituários

  8. Renata diz:

    Por gentileza, as colheres rasas de sal são de sopa, de chá ou de sobremesa? Obrigada.

  9. Ricardo diz:

    Olá, tenho duas dúvidas. Comprei uma caixa, descasquei tudo (e coloquei na água) e depois fatiei. Vi que alguns pedaços mofaram. É melhor fazer aos poucos (descascar, fatiar e salgar) ou posso fazer desta maneira? Posso colocar adoçante no lugar do açúcar (aí também não preciso cozinhar)?

    • Marisa Ono diz:

      Qualquer conserva deve ser salgada o mais rápido possível, exatamente para que não se deteriore. O mofo costuma aparecer na superfície, portanto, quanto menos contato com o ar,melhor. Coloco um filme plástico sobre a superfície da conserva. O açúcar pode ser substituído por adoçante, mas é preciso ferver a água para eliminar possíveis bactérias e dissolver melhor o sal. Como a maioria dos adoçantes não suporta cozimento, ele deve ser adicionado depois que a água foi fervida e retirada do fogo.

  10. Ada Maria diz:

    Por gentileza esclareça melhor sobre as conservas:-
    – necessidade de salgar por quanto tempo?
    – armazenamento, como se deve esterilizar os vidros ou outras vasilhas para armazenamento?
    – Água sanitária é passada por cima e fora, ou conforme for baixando pode passar por dentro da vasilha também?
    Agradeço atenção e esclarecimento.
    Sucesso e um 2010 de muita luzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Ada- Bebedouro/SP

    • Marisa Ono diz:

      O gengibre fica descansando com sal por uma noite, tempo suficiente para soltar todo o excesso de água.
      Quando faço, faço em grandes quantidades e guardo em baldes de plástico, próprio para alimentos. Compro em lojas especializadas em produtos para açougues e afins. Pergunte ao vendedor se é feito de plástico virgem, não reciclado e se é próprio para alimentos. Menores quantidades, guardo em potes menores. Não gosto de usar potes de vidro por causa da tampa de metal, que acaba sofrendo corrosão com o contato com o sal e ácido.
      Os potes são lavados e passado álcool. Eventualmente limpo por fora, com um pano úmido, com uma solução de água e água sanitária. Conforme for baixando, também passo um pano com essa solução por dentro, até que chega a um ponto que é melhor transferir para um recipiente menor.
      Cobrir a superfície com filme plástico, para evitar contato com o ar também é uma boa medida.

  11. Elisa diz:

    Fiz a conserva conforme vc ensinou. Ficou muiiiiitttttooooo
    bom! Há muito tempo queria fazer e não sabia como, mas agora… eu sei graças a vc. Muito obrigada.Recomendo

  12. Geraldo diz:

    Já fiz varias receitas de conserva do gengibre, inclusive a sua. Elas variam um pouco entre si, mas todas dão bom resultado.
    Consumo ele de diversas formas, de puro do jeito que é tirado do vidro até em sanduiches. Acho inclusive que ele ajuda a regular o intestino.
    Alguem pode confirmar isso?

    • Marisa Ono diz:

      Gengibre, pelo que sei, Geraldo, tem a fama de melhorar a circulação. Recomendam para costuma sentir muito frio, quem costuma ter mãos e pés frios. Ouvi falar também que é bom para quem tem enxaqueca. Mas, no meu caso, eu acho que é bom para abrir o apetite, mesmo!

  13. maria pasqualon diz:

    Por favor, as 08 colheres de sal são mesmo de sopa? obrigada

  14. Patricia diz:

    Olá Marisa,

    Antes de mais nada, obrigada pela disponibilidade ao nos atender com as receitas e com as respostas às nossas dúvidas! Procurava receita para fazer gengibre em conserva, mas todos que via tinha que ferver o gengibre…mas tb li em vários lugares que se submeter o gengibre a alta temperatura ele perde suas propriedades; então vi a tua receita e vi que vc não ferve e coloca o caldo quente sobre ele…mas eu tenho que colocar o caldo fervente ou posso esperar um pouco? assim não perco as propriedades medicianis do gengibre…dá certo??
    E outra coisa, já ouvi pessoas dizendo que usam ácido acético para fazer a conserva do gengibre…usa mesmo?? e qual seria a diferença?? no caso, qual seria a concentração e quantidade??
    Obrigada pela atenção

    Patrícia

    • Marisa Ono diz:

      O caldo quente vai sobre o gengibre para que ele fique mais macio. Desculpe-me, mas não me preocupo muito em manter propriedades em uma conserva e sim no tempo que essa conserva irá durar. Para aproveitar melhor as propriedades de alguns elementos de vegetais, o melhor mesmo é consumi-lo cru e fresco.
      Sim, muita gente usa o ácido acético, porém é preciso diluí-lo. Não tenho certeza, mas creio que a diluição seria algo em torno de 1 parte de ácido para 17 a 19 partes de água. No entanto, alerto: ácido acético é um ÁCIDO. É preciso muito cuidado para manipula-lo. Diluia o ácido em água e não o contrário. Tome cuidado para não aspirar o vapor que exala dele, provoca irritação nas vias respiratórias e olhos. E a Anvisa exige a apresentação do RG e CPF para a compra dele.
      A diferença do ácido acético com o vinagre comum, branco, é mínima. O ácido acético é translúcido e não vai interferir na cor. Tampouco tem sabor (como o de maçã, vinho, etc), além do sabor ácido.

  15. Renata diz:

    Boa noite gostaria de saber se pode se guardar a conserva(gengibre) na geladeira???.Desde de ja agradeço a sua atenção
    Obrigada

  16. Talita Badaró diz:

    Há muito tempo gostaria de saber como faz esse gengibre em conserva, pois adoro! Só ficou uma pequena dúvida: No dia seguinte é preciso passar água no gengibre o só escorre o sal?, por favor me tire essa dúvida. Obrigada e paz no coração.

  17. agnaldo nery diz:

    boa tarde marisa, vi suas receitas de gari, e gostaria de saber, como que eu faço para manter o gengibre fatiado em perfeito estado (in natura), tem algum produto que o conserve sem precisae ferver? pois entrego para restaurante
    fatiadi in natura.

  18. ROZI diz:

    Oi pessoal!
    Há tempos eu tinha dores nos joelhos que me deixavam mancando, e no frio, muito pior.Achei que não conseguiria andar direito. Começei a tomar chá de Gengibre diariamente, 01 litro por dia, em jejum, antes do almoço, à tarde e a noite. Melhorei 80% de minhas dores e já parei de mancar. É um santo remédio.Misturo gengibre também na comida, ralado, no lugar da pimenta. é muito saudável.
    abraços.
    Rozi.

  19. mario ono diz:

    ola prima,
    tava procurando esta receita hein, valeu
    agora ce sabe como faz aquela conserva de shioga vermelho ?
    ensina ai vai rsrsrsr
    manda no meu emeru
    thanks
    abs

  20. Heitor diz:

    Olá Marisa, tudo bem ?
    Eu fiz a conserva de gengibre, mas ficou muitooooooo, mas muitooooooooo ardida, o que eu faço para amenizar está situação rs… Muito obrigado, suas dicar são excelentes, as vezes como tanta coisa japonesa que você ensina,que me sinto em um restaurante rs…
    Aguardo retorno.

    Heitor

    • Marisa Ono diz:

      Heitor, você usou gengibre novo? Não é o mesmo que gengibre fresco, ele tem a pele fina, quase inexistente, é macio e bem suave. Gengibre maduro é mais fibroso, tem uma pele externa bem mais espessa e o ardor e aroma são bem mais intensos. Para diminuir o ardor, poderia até tentar acrescentar mais vinagre, água e sal. No entanto, tenho receio de que possa afetar a conservação.

  21. Mary diz:

    se o gengibre estiver muito ardido, gengibre não tão novinho, lave algumas vezes com água para tirar o ardido antes de colocar o sal

  22. DENISE diz:

    Saudações. Por favor quais são as medidadas para fazer uma quantidade menor um pote de 500 g?
    Grata.

  23. Lucia diz:

    Boa tarde Marisa,
    Amo a culinária japonesa, mas mais para degustar já que não sou boa cozinheira…
    Agora, com a sua receita de conserva de gengibre, vou me aventurar…Toda família adora.
    Comprei o gengibre no Macro, de Brasilia, agora em setembro…espero que fique bom também.
    Agora com a sua informação, vou ficar atenta para comprar no inicio do ano, que é a safra, se entendi bem. É realmente esta a época?
    Foi de muita valia todos os seus esclarecimentos. Obrigada pela generosidade. Lúcia

    • Marisa Ono diz:

      É que para essa conserva, Lucia, é preciso usar o gengibre novo, que ainda não está totalmente desenvolvido. Ele tem a pele fina, quase uma película, é macio e menos ardido. No resto do ano, não há dificuldade em encontrar o gengibre.

  24. Roseli mendonça diz:

    Experimentei no clube qdo um sr japones ofereceu-nos e gostei muito a ponto de perguntar como fazia, ele gentilmente detalhou como vc e daí por diante não parei mais…..mas por acaso encontrei aquí mais dicas……gostei demais da atenção dada aos questionamentos!
    Parabéns! Vou estar sempre que puder por aquí compartlhando esse cantinho tão aconchegante!
    Vc é muito gentil, Marisa.
    Um abraço e boa sorte!

  25. GERALDO ANDRÉ MAIA diz:

    SAUDAÇÕES.
    POR GENTILEZA, QUAIS SÃO AS MEDIDAS PARA FAZER UMA QUANTIDADE MENOR, UM POTE DE 500g da conserva de gengibre ?

    geraldo

  26. raul lavorat diz:

    como é salgar? por favor detalhe esta operação, nao achei que esta claro na receita.
    muito obrigado.

  27. nice diz:

    Olá Marisa Ono
    Adoro essa conserva de gengibre,comptro na feira
    aqui na minha cidade, feita por uma sra japonêsa.
    Oque eu quero saber de voce `uma concerva de Nabo branco
    que tbem é muito bom.voce sabe como faz?ela tem um sabor parecido com a do gengibre.

  28. Pingback: Conserva de gengibre – shouga gari | Cozinha Japonesa

  29. Juliana diz:

    Olá Marisa, estou mega feliz em conhecer o Delícia! Realmente minha vida está ficando muito mais deliciosa. Hoje eu comecei a fazer o Shioga Gari e fiz a batata doce açucarada…hummmm!
    Bom, eu tenho uma pergunta, caso eu não ache o vinagre de arroz, qual vc indicaria para substituir? E tem algum problema do gengibre salgado passar de uma noite, ficando mais de 24h no sal?
    Obrigada!

    • Marisa Ono diz:

      Juliana, o risco é do gengibre perder mais água que necessário e ficar fibroso. Na falta de vinagre de arroz uso vinagre branco ou até mesmo ácido acétido diluído.

  30. Paulo Lopes diz:

    Olá Marisa,
    Gostaria de saber como se prepara o nabo. Qual é a diferença daquele amarelinho para aquele ralado, fininho, branco? Aliás, os dois são nabo, correto?
    Grato

    • Marisa Ono diz:

      O amarelo passa por um processo de maturação. Pode ser curtido em farelo de arroz ou uma mistura de sake, sal e açúcar. Em ambos os casos, eles são parcialmente desidratados. Já o fino, em tiras, que geralmente acompanha sashimis, são crus.

  31. Paulo Lopes diz:

    Obrigado, Marisa!

  32. Paulo Lopes diz:

    Outra dúvida. Quanto ao gengibre, já o vi em alguns lugares numa coloração rosada, que, aliás, fica muito bonito na decoração do prato (moldado no prato, junto com o wasabi, parecem pétalas de rosa). Como é isso? É usado corante ou algum tempero para dar essa coloração?

    • Marisa Ono diz:

      É corante, Paulo. Uma pitadinha de corante alimentício vermelho – vá com cuidado, alguns são tão potentes que irão manchar sua mão e todos os panos de prato da casa. Eu uso o em pó, japonês, diluído em um pouco de água.

  33. Pingback: Dia 11 – dieta do silêncio. « Manga na Cozinha

  34. Paulo diz:

    Marisa

    Pode-se usar na preparação do Shioga Gari açucar mascavo e vinagre balsâmico ?

  35. Ricardo Costa diz:

    Cara Marisa Ono, bom dia…

    Quando vc fala “Escorra bem”, após deixar uma noite no sal, é para passar na água (rapidamente) e tirar o excesso de água deste enxague ou é a água da própria salmora q se forma da mistura gengibre e sal?

    Abrçs, Ricardo

    • Marisa Ono diz:

      O gengibre – e outros vegetais – quando salgados perdem muita água. A intenção é essa mesmo, perder o excesso de água, alterar a textura e também contribui com a durabilidade. Depois de escorrido ainda lavo rapidamente para eliminar o excesso de sal. O gari não é uma conserva muito salgada, o que a impede de estragar é o vinagre.

  36. Arthur diz:

    Olá Mariza!
    Posso usar o mesmo processo pra fazer com cenoura e pepino?

    Abraço.

    • Marisa Ono diz:

      Arthur, o pepino tem muito mais água. Aqui em casa, quando fazemos conservas com pepino, geralmente salgamos e deixamos com um peso em cima, para perder água. Mas nunca fiz nem pepino nem cenoura desse jeito, não.

  37. Val diz:

    Qual método ou aparelho você utiliza para fatiar o gengibre?

    • Marisa Ono diz:

      Eu uso o fatiador de legumes comum, daqueles que a gente compra em lojas de utilidades domésticas, com uma lâmina afiada e boa para cortar pepino bem fino.

  38. Claudemir De Grecci diz:

    Olá Marisa,salguei fatias de gengibre e no dia seguinte experimentei no arroz umas duas,só salgadas,ardeu um pouco mas ficou bom,minha pergunta;há algum problema em engolir essa iguaria sem estar com essa sua conserva?obrigado.

    • Marisa Ono diz:

      Não, Claudemir. Vai depender do seu estômago. No Japão é comum comer gengibre, quando novo – daquele com a pele bem fina, de cor clara e muito macio – cru, com um pouco de miso. O do tipo maduro eu acho muito fibroso.

  39. Isilda diz:

    Que delícia ler seu diálogo, Marisa! Acho que aprendi tudo, mas ficou uma curiosidade, gosto de coisas bem picantes,e, se eu quiser por a água de salmora que soltou do gengibre, junto no vinagre, fica ruim?
    Nossa estou realmente com a boca cheia d’agua!

    • Marisa Ono diz:

      Isilda, não experimentei. Mas se for tentar, aconselho ferver a água, só para ter certeza que não vai ter nenhum organismo ali para fermentar tudo. Mas se gosta de bem ardido, pegue fatias ou tiras de gengibre (com meio centímetro ou menos de espessura) maduro (aquele, com a pele mais grossa), salgue, prense um pouco para perder o excesso de água e coloque em uma mistura de água e vinagre. Geralmente colocam um pouco de corante vermelho.

  40. jessica diz:

    oii tudo bem gostaria de aprender a fazer rolinhos primavera !

  41. Dani Toledo diz:

    Marisa

    É para deixar na geladeira ou em temperatura ambiente esta conserva, já que vamos consumir em pequenas porções abrindo o pote por várias vezes…? desculpe a ignorância,rsrs
    Adorei vc o o bate papo!

    bjoss

    • Marisa Ono diz:

      Dani, eu mantive 3 baldes cheios por um bom tempo. Mas é aconselhável cobrir a superfície com um plástico, em contato com o líquido. É que na superfície pode criar um mofo de aspecto desagradável. Eu uso um pedaço de plástico próprio para alimentos, certifique-se disso, existem vários tipos de plástico no mercado. Tirava uma porção, colocava em um pote pequeno e ia consumindo. Esse pote ia e voltava para a geladeira. Os baldes ficavam à temperatura ambiente, com esse plástico em contato com o líquido e a tampa fechada em cima.

  42. Isilda diz:

    Obrigada! Já fiz o de açúcar e o de sal, confesso que o de açúcar ficou melhor e, ainda que sem corante, ficou rosado. Perfeeeeeito!!!
    Todos gostaram e elogiaram seu Blog!

    Agora querem receita de mandiopã, pode uma coisa dessa?! Dá a mão querem o pé!!! KKKK… Mas na verdade eu tbm adoraria aprender fazer mandiopã, vc tem a receita, como fazer?
    Grande abraço!
    Muito obrigada!!

  43. Isilda diz:

    Mais uma vez, obrigaaaada!!!Yuuup! é Por isso que fico todos os dias, hoooras, neste seu blog, pois vale a pena!!!

  44. CESAR AUGUSTO diz:

    PARABENS,ME AJUDOU MUITO.
    MUITO OBRIGADO.

  45. Valdir diz:

    Ola Marisa, adorei as suas dicas de conserva de gengibre. Aproveitando o seu conhecimento em culinária e pelo fato de ser oriental, vc tem alguma receita daqueles bolos(embalados em pedaços) que são vendidos em mercados de produtos orientais.Ele consiste em uma massa super leve e fofissimo. do que são feitos.
    um abraço

    • Marisa Ono diz:

      Valdir, aquele bolo é um pão-de-ló industrializado. Não ficaria surpresa se fosse feito com uma mescla já pronta. Existem algumas no mercado, vendida em atacadistas, se não me falha a memória, em pacotes de 5 kg. Basta bater tudo com ovos e água.

  46. claudia diz:

    OI, estava dando uma olhada por aqui e adorei as receitas.
    Eu come em um restaurante que serve essa conserva, mas ela é bem verde e com a calda meio grossa. é corante??
    um abraço

  47. Heitor diz:

    Oi Marisa boa noite,

    Eu experimentei essa receita de conserva com rabanete e pepino, e ficou muitoooooooo bom ! Obrigado adoro seu website.

  48. Maizi Santos diz:

    Adorei suas receitas, faz algum tempo que queria a receita do gengibre, pois quando vou comer Sushi, acabo com o estoque deles.kk grande abraço

  49. Wanderley Terra diz:

    Oi Mariza.

    Eu já ouvi dizer que usam beterraba para corar o gengibre.
    Você sabe como faz?

    Obrigado

  50. Jair Lacerda diz:

    Ola Marisa, fiz 800Gramas em uma semana caiu para 450gramas, porque será ??? ta bom vou responder. Ficou muiiiiiiiiiiiiiiiiiito bom, nao passo um dia sem comer… Beijos e obrigado pelas dicas !!!

Os comentários estão fechados.