Não é raro eu pensar em certas incoerências dos nossos hábitos alimentares. Vivemos em um país tropical mas nossas sobremesas, carregadas em cremes e açúcar, seriam mais apropriadas para lugares de clima mais ameno…
Pensando um pouco nisso e em outras coisas, fiz esse pudim de arroz. Como muitas receitas de arroz-doce levam muito açúcar e consomem muito tempo até o leite evaporar e o arroz liberar amido, parti para alterações.Muita gente reclama da textura de cremes e molhos engrossados com amido. Nem sempre são ruins. O problema é usar o amido de maneira correta.
1/3 xícara de arroz cru, lavado e deixado de molho por uma hora
1 1/2 xícara de água
3 xícaras de leite
5 a 6 colheres de açúcar
2 a 3 colheres de farinha de arroz mochi (comprei na Liberdade como “Glutinous Rice Powder” – o pacote de 1 kg custou R$6,00)
Cozinhe o arroz com a água, em fogo médio, até quase evaporar toda a água. A essa altura, o arroz deverá estar bem macio.
Adicione o leite, deixe levantar fervura e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos, mexendo eventualmente.
Adicione o açúcar e a farinha de arroz mochi dissolvida em um pouco de leite. Misture. Continue mexendo até o creme engrossar.
Sirva frio.
Aromatizei com casca de laranja e servi com um pouco de caramelo e lascas de amêndoas tostadas. Mas, se você é como o Fábio, para quem casca de laranja lembra sempre anestésico odontológico, use canela ou baunilha.
Não experimentei com farinha arroz comum. Não sei se ficaria bom. Seria uma questão de experimentar…
