Um limão temporão, solitário, no pé, trouxe-me lembranças da infância: limonadas em dias de verão, sonhos e pães doces, bolo com glacê e canudinhos. Uma vizinha costumava fazer canudinhos com massa assada, mais grossa porém macia, recheados com creme. Nunca deu a receita e não insisti. Aliás, alguém fica chateado quando uma pessoa nega uma receita? Eu não. Principalmente se a pessoa viver da cozinha. Lamento que, talvez, coisa boa talvez se perca por falta de publicação. Mas receitas secretas também rendem histórias bem engraçadas. Como da senhora que passou a vida toda mantendo segredo da massa de macarrão dela. Bem, aos 97 anos ela contou o segredo aos filhos, netos e bisnetos: Ela usava corante para obter uma massa mais amarelinha…E a receita secreta, só tinha esse segredo.
Por outro lado, não saber a receita torna-se um desafio. E, talvez por causa da idade ou, como dizem, experiência adquirida, dessa vez, acertei na primeira. O resultado ficou idêntico, apesar da única dica recebida: a massa contém sal amoníaco.
1 xícara de açúcar
1 ovo
1 colher de sopa não muito cheia de manteiga
1 colher de chá rasa de bicarbonato
1 colher de chá rasa de sal amoníaco
1 colher de sopa de mel ou glucose (Karo)
3/4 xícara de leite
Suco de meio limão
Farinha até dar o ponto (cerca de 4 xícaras)
Recheio
1 lata de leite condensado
1 1/2 medida de leite
3 gemas
Raspas e suco de um limão
2 colheres cheias de amido de milho
Para a massa:
Bata o ovo com o açúcar e a colher de manteiga, até ficar liso. Junte o bicarbonato e o sal amoníaco. Misture bem. Junte o leite, parte da farinha e o suco de limão. Misture. Vá adicionando farinha, até formar uma massa macia mas que forme uma bola.
Unte com manteiga canudinhos de metal. Abra a massa com um rolo, enfarinhando a superfície, na espessura de meio centímetro. Corte em tiras e enrole em torno do canudinho, sem chegar até a borda. Pincele com gema e leve ao forno bem quente para assar, até corar.
Para o creme:
Bata ligeiramente as gemas. Junte o leite condensado, o leite (reserve 1/4 de xícara), as raspas de limão e leve ao fogo até começar a ferver. Junte o amido de milho dissolvido no leite reservado. Cozinhe, misturando sempre, para não formar grumos. Retire do fogo, junte o suco de limão e misture bem.
Ainda quente, com a ajuda de uma colher, despeje o creme dentro dos canudos. Coloque-os em uma tigela ou forma, inclinados, com a boca para cima, até o creme esfriar um pouco e endurecer.
Podem ser comidos ainda mornos, mas eu prefiro depois de algumas horas, porque a massa amolece um pouco, por causa da umidade do creme, ficando bem macia.
Em vez de limão, o creme pode ser feito com baunilha, coco, chocolate…
Renderam 18 canudinhos (só que os que eu tenho são daqueles, maiores, com quase 20 cm de comprimento)
ah, que sacanagem!!! parece tão gostoso… salamoníaco me dá uma alergia pavorosa!
[Translate]
Mesmo? Ih, antes de oferecer a alguém preciso avisar que contém sal amoníaco…
[Translate]
uma vez (quando descobri que era isso que me atacou nos meses anteriores), a secretária do setor também ficou toda empipocada. Minha mãe fez biscoitos alemães com salamoníaco abundante na receita. Deliciosos, sequinhos, duráveis. Com sabor absurdamente inofensivo! Eu estava comendo direto, meses a fio. Chegou uma hora que o corpo não suportou mais e mandou ver, me dava uma dermatite que parecia até assadura. Para a secretária, deu uma urticária de bolinhas.
Mas acho que na quantidade da sua receita não dá problema, não. Os biscoitos alemães (ou seriam gaúchos) que a minha mãe fazia deixavam pelo menos as duas casas vizinhas com cheiro de produto de limpeza e a nossa cozinha com cheiro insuportável de amoníaco.
[Translate]
Há muito tempo minha mãe fazia uns sequilhos com sal amoníaco. Confesso que não gostava por conta do cheiro que ficava. Cresciam muito, viravam uns bolachões. Pelo que eu saiba, não tenho alergia a alimentos. Mas tenho alergia de contato, algumas substâncias irritam minha pele. Sobretudo cosméticos, veja só.
[Translate]
Olá Marisa, posso fazer a receita sem o sal amoníaco ???? Será que dá diferença no sabor ou textura ??
[Translate]
Sandra, com o sal amoníaco a massa cresce mais e fica mais macia.
[Translate]
posso usar fermento no lugar do sal amoníaco ???
[Translate]
Olá, Marisa!
Sabe me dizer onde posso achar sal amoníaco para comprar aqui em SP?
Obrigada!
[Translate]
Olha, Danielle, eu encontro com facilidade em supermercados, na seção de temperos, junto com bicarbonato e aqueles saquinhos de orégano, etc. Antes eu encontrava em farmácias…
[Translate]
Ola Marisa
Minha mae tambem faz bolachas que levam sal amoniaco mas nunca mais encontrou. ela nao encontra mais nas farmacias
em que supermercado voce compra em SP>
muito grata pela resposta.
[Translate]
Debora, outro dia vi na Bombay da Alameda Ministro Rocha Azevedo.
[Translate]
Isso lembra casa de avó, infância boa…. minha mãe conta que meu primeiro aniversário teve canudinho feito pelo meu pai, só que eram os fritos. E barquetes recheadas de maionese, ah os anos 70!
[Translate]