Estamos entrando na melhor época do ano para comprar e comer peixe. A cavala (já limpa) é apreciadíssima no Japão. Gorda, é boa assada, grelhada, levemente salgada (salpique sal e deixe na geladeira por uns dias antes de grelhar) e cozida.
O xixarro (aji), facilmente reconhecivel por sua cauda estreita e com uma linha ao longo do corpo, com uma estrutura óssea (ou escudos), também é servido assado, grelhado, frito e há quem goste dele cru (sashimi).
São peixes ótimos, ainda mais quando frescos. Eu, particularmente, prefiro eles grelhados só com sal. Acompanham bem nabo ralado ou gengibre ralado e shoyu.

Olha, só! 1/2 horina no seu blog e já aprendi várias coisas hoje! O que é xixarro é uma delas.
Dificilmente encontrarei em curitiba, mas agora, ao menos, sei como me expressar na peixaria!
[Translate]
Talvez ela apareça agora, no inverno. Pelo que me lembre, xixarro era um peixe desprezado, no Rio de Janeiro da década de 70. Hoje, talvez, com a onda de comida japonesa, ganhe um pouco de destaque.
[Translate]
Marisa, adoro sashimi de cavalinha! Aliás, adoro peixes azuis. Sou da opinião de que peixes quanto menor e difícil de limpá-los, melhor é o sabor. Aquí na Itália, onde vivo, as cavalinhas chegam a medir mais de 30 cm, no seu período mais fértil e nutrido. Eu as faço apenas com sal, qdo grelhadas. Eu as deixo sob sal, por ao menos 2 dias para desidratá-las com papel-toalha e depois fazer um yakizakana. Já o sashimi faço com gengibre e cebolinha. Dispenso o wasabi. Abraços!
[Translate]
Sim, Luma, cavala é um peixe excepcional, se consumido no período certo. No Japão, é o peixe do outono, quando está mais gordo. Há um festival onde milhares de pessoas vão comer cavala assada na brasa. Por lá também fazem cavala curtida no vinagre, que pode ser consumida fatiada ou em um sushi, assim como a sardinha (suzuke).
E também a cavala é vendida, levemente salgada e seca em ar frio (o calor prejudica muito a qualidade), para ser grelhada. É comum comerem no café-da-manhã (asagoham). Este é um hábito que eu não consigo ter, não tenho tanto apetite ao acordar.
[Translate]