Limpando Lulas – Passo-a-Passo

lula1

Limpar lulas não é difícil. Aproveitando que estão custando apenas 10 reais o quilo, na feira, resolvi apresentar como eu as preparo.

lula2

Primeiro, destaque o corpo da cabeça. Basta puxar a parte com tentáculos.

lula3

Corto próximo aos olhos, separando os tentáculos, que são comestíveis.

lula4

Dentro da lula há uma “pena” transparente e rígida. Ela também sai com facilidade. É só puxar com os dedos.

lula5

A pele sai com facilidade, também. Puxe com os dedos, ela se desprende quase como se fosse um filme plástico.

lula6

Eu viro as lulas do avesso, para ter certeza de que estão bem limpas por dentro também. Para isso posso usar os dedos ou um hashi de bambu, se pretendo mantê-las inteiras. Senão, corto pela lateral para abri-la. Lavo sob água corrente, esfregando com delicadeza.

lula7

Depois de limpas, as lulas podem ser cortadas em pedaços, anéis ou, quando são pequenas assim, cozidas inteiras. Os tentáculos costumo colocar em um yakisoba, por exemplo. Lulas ficam ótimas em um tempura.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em dicas, Fundamentos com as tags , . ligação permanente.

50 Responses to Limpando Lulas – Passo-a-Passo

  1. Herika diz:

    Ui! Fiquei toda arrepiada agora. Tenho um nojo inexplicável dessas criaturas. Nem pensar em comê-las, sequer consigo tocar nelas =/

    • Marisa Ono diz:

      Bem, eu passei parte da infância próximo ao mar e a praia era meu quintal. Não haviam lulas, mas brincava com siris, ouriços, peixes, moluscos. Por outro lado, nunca consegui comer insetos.
      Lulas, quando bem preparadas, são deliciosas, claras e sem cheiro desagradável.

  2. Dri diz:

    Oi, Marisa!
    Fui na “feirinha da Liberdade” esse fds e vi um rapaz comendo lula no espeto com um molho a base de shoyu. Passei vontade =p

    • Marisa Ono diz:

      Isso me lembra um porto, perto de Omaezaki (Shizuoka),onde de vez em quando eu ia buscar peixe fresco. No mercado haviam algumas lojinhas que vendiam algo para comer. A que vendia lulas assadas parecia um defumador, de tanta fumaça! Mas fazia sucesso. Curiosamente, parece que os japoneses não se importam com o cheiro e não se incomodam em serem defumados…

  3. Myrna diz:

    Esse post me lembrou do curto tempo em que vivi em Aichi. Me esbaldei de comer lulas, como são baratas na época, não? E acabei aprendendo meio sozinha a limpá-las, pois eram enormes e a coisa se tornava instintiva. Comia de todo jeito, sashimi, no yakissoba, no arroz. Menos frita, para não sair estourando no apartamento. Saudades!

    • Marisa Ono diz:

      É, dependendo da época, era bem mais baratas que a maioria dos peixes, por exemplo, e muito mais baratas que carne. Um prato que gostei foram lulas com molho apimentado, à moda chinesa. Um prato que odiei eram lulas cozidas no molho de soja, que vinham na marmita da fábrica. Tinham um cheiro estranho e eram borrachudas!

  4. Ah, eu já fiz isso uma vez, é realmente nojento, o que mais me impressionou foi aquela “pena” da lula, parece um plástico, bem transparente.

    • Marisa Ono diz:

      Eu não acho nem um pouco nojento. De comida, a única coisa que achei realmente nojento foi limpar uma galinha inteira: arrancar penas, tirar vísceras, etc. É impressionante como uma galinha pode cheirar mal.

  5. Yoko diz:

    Simplesmente a-do-rei esse passo-a-passo! Frutos do mar são meus prediletos, mas sou uma negação no preparo.
    Lula se escolhe pelo tamanho?
    Para fazer anél de lula empanado, é só cortar, passar farinha, ovo e rosca e fritar ou tem alguma técnica pra torná-la mais macia? Temperar só depois de frito, né?
    Abçs!!!

    • Marisa Ono diz:

      Yoko, comprei as lulas que encontrei, não deu para escolher muito, não. Ainda não aparece com muita frequência nas feiras e peixarias. Empanado eu ainda prefiro as mais gordinhas, mas fazer o quê, não?

  6. Tiago diz:

    Salvaste a minha vida e que eu nao sabia como o fazer, e tinha um almoco importante, obrigado

    • Marisa Ono diz:

      Ai, que perigo. Eu nunca faço algo novo para convidados. Vou sempre no seguro e garantido, faço receitas que estou habituada, que foram testadas e aprovadas. Tantas receitas novas que testei que resultaram em um desastre completo…

  7. ALEXANDRE diz:

    TRATAMENTO DA BRONQUITE COM O USO DE MATERIAL DE ORIGEM ANIMAL, DO PEIXE Balistes capriscus GMELIN, 1789 E DA LULA Loligo sp. PELOS PESCADORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – BRASIL.

    Kitagawa, A. T.¹ & Batalha, F.2
    1. UNIGRANRIO (Graduação em Ciências Biológicas) Duque de Caxias – Rio de Janeiro – Brasil 2. INEA (Instituto Estadual do Ambiente) – GELAB/SEABIO Laboratório de Ecologias e Taxonomia de Organismos Bentônicos – Rio de Janeiro – Brasil

    Muitas substâncias de origem animal, vegetal e mineral são utilizadas para os mais diversos fins, sendo um deles o tratamento de enfermidades, porém, atualmente, esse tipo de tratamento, na grade maioria das vezes, está relacionado a locais onde a medicina moderna não tem muita atuação, tais como zonas rurais e subúrbios de metrópoles. Embora a utilização de espécies da flora serem mais utilizadas como um importante material para tratamentos de enfermidades e expressões culturais e se tornarem o maior alvo de pesquisas, a utilização de materiais de origem animal também possui significância porem existe uma escassez de informação sobre a utilização desses materiais como medicamentos. Devido a esta escassez de informação sobre a etnozoologia relacionadas a organismos aquáticos, foi realizado um estudo com o uso de questionário durante a 3° Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca do Estado do Rio de Janeiro nos dias 7 e 8 de Julho de 2009, onde foram entrevistados pescadores de diversas colônias, aquicultores e profissionais relacionados à área de vários municípios (Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreiro, Iguaba Grande, Macaé, Magé, Marica, Niterói, Rio de Janeiro, São Fransisco do Itabapuana, São Gonçalo e São João da Barra). Este estudo teve como objetivo, além de descobrir usos de material de origem animal para tratamento de enfermidades, seu preparo e utilização, traçar um perfil das pessoas realizam esta prática. Diversos usos medicinais e culturais foram relatados durante o estudo relacionados a animais aquáticos (peixes e moluscos), porém 50% das pessoas entrevistadas relataram o uso do peixe do gênero Balistes, chamado popularmente como peroá, peixe-porco e cangulo como medicamento no combate a bronquite e 20% relataram o uso da lula do gênero Loligo para a mesma finalidade, sendo a parte utilizada a do peixe é a derme e da lula a concha interna (pena) que devem ser torradas e moídas para serem transformadas em pó, podendo ser ingerida misturada a refeição. O uso desta terapia merece estudos mais aprofundados devido ao fato de muitos relatarem resultados positivos.

  8. ALEXANDRE diz:

    Olá Srª Ono san.

    Desculpe a demora na postagem.

    Como decidido, estou enviando o trabalho que realizei utilizando uma foto sua (lula).

    Como prometido, os creditos, também, foram mantidos.

    Agradeço mais uma vez por ter cedido o direito de usar sua foto.

    Caso necessite de mais detalhes, não deixe de escrever.

    Att.
    Alexandre

  9. Alexandre diz:

    Agora que o trabalho foi apresentado, espero que algum laboratório farmacêutico se interesse em descobrir o princípio ativo da “pena” da lula, pois no laboratório onde em me encontro no momento não temos como faze-lo, pois não somos da área de fármacos.

    Caso receba alguma notificação de algum laboratório, postarei aqui.

    Abraços a todos (as)!

  10. ana diz:

    Eu amo lulas!! aqui no rio o kg tá mais ou menos 8 reais mas como eu não sabia limpar nunca tinha comprado!! Amanhã mesmo vou fazer!! ótma dica! obrigada

  11. almeida diz:

    não tinha a menor idéia de como limpa-las. Agora posso comprá-las e prepara-las. Muito obrigado, sra Marisa Ono, as dicas foram simples e práticas.

  12. Olá, Marisa! Adorei o seu passo-a-passo da limpeza das lulas. Sou apaixonada pelo sabor desse bichinho. Publiquei no meu blog uma receita com lulas, mas fiquei devendo o passo à passo da limpeza porque é meu marido quem limpa pra mim. Gostaria de obter sua autorização para colocar o link do seu passo-a-passo para quem se interessar em aprender a limpá-las, você concorda? Abraços!

  13. Eduardo Takeshi diz:

    Olá Marisa! Gostei do seu artigo, é simples e objetivo. No caso estou com uma dúvida qto a sua cor, pois hoje comprei lulas no mercado e a cor dele não é branca quando limpa…existem tipos de lulas????…acesse este link….http://www.youtube.com/watch?v=88duRIfRhzA&NR=1…onde a cor é igual ao que aparece no vídeo.
    No caso a lula que comprei se chama lula calamar.Abraços.

  14. Eduardo Takeshi diz:

    Marisa, experimente acessar o link do youtube e voce perceberá que a coloração é bem mais escura que o da foto acima. Fora que este tipo mais escuro é mais duro. Quando compro da cor branca a consistencia é macia.Abraços

    • Marisa Ono diz:

      É que minha conexão é muito, muito, muito lenta. Estou na zona rural e não há opção. Nem penso em abrir um video porque é bem provavel que vá demorar horas.

  15. Eduardo Takeshi diz:

    Marisa, envie seu email para que possa enviar o arquivo para trocar ideias com voce. No aguardo.

  16. Eduardo Takeshi diz:

    Marisa, consegui novamente achar as lulas novamente. No caso, possuo um restaurante de comida oriental aqui em manaus e passo por muitas dificuldades quanto à procura de produtos.Como te comentei, a lula de cor branca qdo usamos em nossos pratos, mantém o tamanho original e a consistencia é macia. Quanto à outra, ela possue uma consistencia dura e seu rendimento cai quase que pela metade.

    • Marisa Ono diz:

      Outro dia parei para reparar nas lulas no Ceagesp. Notei que as congeladas ficam com uma cor estranha… Será que é variedade mesmo ou o congelamento afeta tanto assim? Não sei, preciso pesquisar um pouco sobre esse assunto.

  17. Osmar e Lúcia Gobi diz:

    Bem Marisa, antes eu só comia lulas quando meu pai as preparava mas agora vou fazer do seu jeito e preparar uns pratinhos aqui em casa. Um grande abraço e obrigado. Valeu!

  18. Aparecida diz:

    Hoje fiz Lulas recheadas mas senti um gosto de amargo no final.Porque acontece isso?
    Obrigada,
    Aparecida

  19. Fazollo diz:

    Oi, tudo bem? Acabei de ganhar 6kg de lula, são grandes e frescas, mais ou menos 30cm…adoro cozinhar, mas nunca havia feito e não imaginava como limpar. Obrigado pela dica…te devo uma! Salvou meu fim de semana!

  20. marcos_ramos_silva@yahoo.com.br diz:

    adorei, obrigado;

  21. Ingrid diz:

    Eu adorei o passo a passo , minha mãe precisava saber como limpar lulas pois ela é professora de culinária e não sabia como limpar lulas , ajudastes muito , obrigada
    Beijos

  22. rosie diz:

    amo frutos do mar, a explicação ficou mto facil para prepara-las, so quero + dicas de como fazer a lula, limpas-las ja aprendi aki.

  23. Obrigado pela ajuda,é a segunda vez que ganho um molusco,o 1º foi um polvo,muito mais simples no preparo,não precisou nem limpar pois preparei à vinagrete após cozinhá-lo em pressão. Pensei que era a mesma facilidade,ainda bem que consultei seu blog. Muito obrigado!

  24. Gil Barros diz:

    Meu narido é pescador, e todas as vezes que ele decartava a pena, aqui, em Búzios, chamamos de “caneta”, sempre tive a impressão de que o material transparente, tipo uma cartinagem serveria para algo! Acabei descobrindo ao acaso, mandei o link p minha mãe aprender a limpar lula, seguido de 2k para ela se divervir uma pouco… rsrsrsr
    Obrigada pelas dicas!

  25. Carmen Maria diz:

    Achei muito fácil limpas as lulas. Obrigada.

  26. ana cristina diz:

    muito obrigada pelas dicas, ajudou-me muuuito!!!!!!!!

  27. Gabriel diz:

    Muito bom esse passo-a-passo marisa o problema é q aqui perto eu não encontro mais lulas, e quando finalmente achei tava quase 20 reais o kilo que facada kkkk
    Obs: moro em Itaquera-sp

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Gabriel, lulas não andam tão baratas. Aliás, a tendência é que o preço dos frutos do mar subam ainda mais, por conta do custo da pesca em si (combustível, mão-de-obra, etc), preços do mercado internacional (o Brasil exporta muito peixe) e também pela própria escassez do pescado em si.

  28. VERA CRISTINA ABILIO diz:

    ingestão do líquido azul contido nas tais “canetas” ou “penas” pode trazer algum agravo à saúde?

  29. Enilda Brasil diz:

    Obrigada Marisa Ono amei o passo a passo. Hoje fiz pela primeira vez, e saiu um risoto com arroz preto, camarão, mexilhão e muita lula, ah eu usei os tentáculos ficou uma delícia. Obrigada!!

    • Marisa Ono diz:

      Até que é fácil, não, Enilda? Depois fiquei sabendo que ninguém tinha publicado algo assim, pelo menos na blogosfera brasileira. Eu também gosto dos tentáculos, têm uma texturinha boa.

  30. Elaine dos Santos diz:

    Gostei muito do passo a passo de como limpar lulas,uma amiga minha ganhou e não gosta de cozinhar,e adivinha?Me ligou perguntando se sei fazer,confessei que nunca fiz,mas como sou curiosa e gosto de cozinhar,sou técnica em nutrição não aceito desperdício de alimentos,aceitei o desafio amanhã ela vai vir aqui em casa e vou fazer,por isso fiz uma pesquisa,e que bom que achei esse passo a passo que você colocou aqui,muito obrigado e torça por mim,bjs

  31. orlando diz:

    Excelente passo-a-passo. Costumo não tirar os olhos e fritar tudo junto com os tentáculos. O corpo gosta fazer num refogado e recheado com camarão e arroz….

  32. Pingback: Lulas Mais Macias – Delícia

Os comentários estão fechados.