Tirei essa receita do livro “Segredos de Gordon Ramsay”. Aliás, em livro, ele é até simpático. Tão simpático que tomei a liberdade de fazer algumas alterações. Diminuí a quantidade de fermento biológico, não usei tomates secos nem cebolinha, acrescentei um pouco de açúcar e não usei farinha de centeio. O resultado, apesar de tantas modificações, ficou bom. Tão bom que não tive a impressão de ouvi-lo gritando aquela palavrinha que começa com “F” no meu ouvido.
Fougasse são pães chatos e crocantes, ótimos para serem comidos pouco depois de assados. Depois de algumas horas, não ficam tão bons, mas podem ser reaquecidos em um forninho elétrico (toaster). O formato de folha cria mais pontos crocantes e a massa assa rápido. Vale a pena experimentar.
150 ml de água morna
2 colheres de chá de fermento biológico seco
140 gramas de farinha de trigo
Misture tudo e deixe crescer por uma hora e meia, duas horas, em lugar aquecido.
150 ml de água
360 gramas de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de azeite
Misture tudo com a esponja fermentada. Se tiver uma máquina de fazer pão, use-a. Aconselho acrescentar a água aos poucos. É mais fácil de fazer ajustes depois, acrescentando mais água do que mais farinha…
A massa será bem elástica, macia e lisa. Deixe descansar até dobrar de tamanho em uma tigela untada com mais azeite.
Depois de fermentada, tire o ar da massa, sovand0-a levemente. Divida a massa em duas. Nesse ponto, pode acrescentar o sabor que preferir: azeitonas picadas, tomates secos, ervas, alho, pimenta. Eu escolhi fazer uma com azeitonas e outra com um pouco de queijo ralado por cima e nada mais.
Abra a massa fino. Não se preocupe muito com o formato nem com a regularidade da espessura. Transfira pra uma assadeira enfarinhada, faça talhos diagonais e abra os “olhos” da massa, dando um aspecto de folha.Deixe crescer até dobrar de volume, regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido, bem quente. Asse até corar.
Retire do forno, regue com mais azeite e, se gostar, salpique sal moído.

Que lindas ficaram! Eu tentei fazer uma vez e acho que as minhas fermentaram demais
[Translate]
E é um pão gostoso para beliscar. Pena que tem que ser consumido logo (embora até dê para dar uma aquecida no tostador), porque perde a textura crocante. Pão, quando fermenta demais, costuma colapsar. Cresce mas enruga e desaba um pouco.
[Translate]