Kimchee Domburi

kimchi-domburi

Para mim, é Cozinha do Desespero, estilo asiático. Durante o inverno costumo ter kimchee (kimuchi, como prefiro dizer, à maneira japonesa) na geladeira.  Além do kimchee, você só vai precisar de um pouco de carne (no caso, usei frango), uma cebola e dois ovos e vai ter uma refeição com proteína, gordura, fibra, vitaminas e o carboidrato do arroz. A receita alimentou 2 adultos realmente famintos.

1 coxa inteira de frango (coxa e sobrecoxa) cortada em bocados

1 cebola cortada em pétalas

1/4 de acelga preparada como kimchee

2 ovos

1 colher de shoyu

2 tigelas (domburi) de arroz branco

Leve os bocados de frango ao fogo em uma panela. Deixe que dourem. Descarte o excesso de gordura. Junte a cebola e refogue até ficarem macias. Junte a acelga picada. Misture. Adicione um pouco de água ou caldo de galinha, para formar um molho. Tempere com um pouco de shoyu e confira o sal. Cozinhe em fogo moderado, até que tudo fique macio.

Abra 2 covas e quebre os ovos dentro delas. Deixe que cozinhem até o ponto desejado. Eu gosto dos meus ovos mal-passados.

Sobre o arroz, distribua pedaços de carne, acelga e cebola. Regue com um pouco do caldo e acomode o ovo por cima de tudo. Se quiser, salpique cebolinha ou gergelim tostado.

A carne de frango pode ser substituída por tirinhas de carne de porco ou boi. Se quiser, adicione outros vegetais, como vagens, cenouras em tiras, etc.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, Prato principal, rápido, receita com as tags , , , . ligação permanente.

7 Responses to Kimchee Domburi

  1. renata diz:

    em qual restaurante vc tem ou trabalha queria muito ir lá
    adorei esse site é 10 tudo de bom pra vc

    • Marisa Ono diz:

      Obrigada, Renata.
      O restaurante da Pousada Midori (nome provisório) está em reformas.
      Aceita uma sugestão? Por favor, pontue suas frases. Frases sem ponto e vírgula são difíceis de entender e o meu sistema anti-spam classifica como propaganda.

  2. Antonio diz:

    Otimo blog! Parabens !

    Moro no Japão a 18 anos e em breve estarei no Brasil. Suas receitas vão ajudar matar a saudade da comida daqui.
    Por falar nisso, existe Gyodon no Brasil…?
    Ou tem alguma receita…?

    Obrigado!

  3. Katia diz:

    Olá! testei sua receita de gyudon e ficou uma delicia! A familia toda aprovou! Fiz uma outra com carne de porco tbem ficou mto bom!!
    Fiquei sabendo que neste mes inaugurou uma loja do Sukiya na Liberdade, a primeira fora da Asia, vou conhecer na segunda feira!!
    Muito obrigada pela receita!!

  4. Katia diz:

    Oi! Nesta segunda feira, dia 15/03, fui ao Sukiya na Liberdade! Deu para matar a saudade, pois eu adoro o gyudon com queijo! Fica na R. Vergueiro, 72, vale a pena conferir!!

Os comentários estão fechados.