Ebi Chili Sauce

Ebi Chili

Este prato é bastante popular no Japão. Existe até preparados prontos para ele. De origem chinesa, embora camarão com pimenta me pareça ser comum em quase todo lugar, é uma mistura de picante e adocicado. O único detalhe é não cozinhar demais os camarões para que não fiquem borrachudos. Esta receita rende duas porções. 

Como exige poucos ingredientes, fica pronto em minutos e com um pouco mais rende uma refeição, vai para a categoria “Cozinha do Desespero”

180 gramas de camarões limpos. Eu prefiro os pequenos

1 colher de sopa de sake

Sal à gosto

1 colher de sopa de polvilho ou fécula de batata (katakuri-ko)

2 colheres de chá de gengibre bem picado

1 dente de alho bem picado

1 colher de chá de tobanjan (pasta de pimenta vermelha chinesa; se não encontrar, use pimenta vermelha à gosto)

Cebolinha verde picada. Se encontrar do tipo que tem o talo branco longo, use só a parte branca

2 colheres de sopa de ketchup

1/4 xícara de água ou caldo de galinha

2 colheres de chá de polvilho ou fécula de batata diluídos na água ou caldo

1 colher de sopa de shoyu

Óleo de gergelim

Tempere os camarões com sake e sal. Deixe que tomem gosto por alguns minutos. Escorra e misture o polvilho.

Aqueça cerca de 1 xícara de óleo até que fique bem quente. Frite os camarões rapidamente, ou seja, até que mudem de cor. Retire-os e escorra o excesso de óleo. Reserve.

Descarte o excesso de óleo e deixe apenas cerca de 2 colheres de sopa na frigideira. Junte o alho, o gengibre e a cebolinha picada. Refogue até levantar cheiro. Adicione a pasta de pimenta e mexa. Junte o ketchup e o polvilho diluído na água ou caldo. Misture e cozinhe até engrossar. Junte o shoyu e confira o tempero. Adicione os camarões, misture e deixe que aqueçam. Retire do fogo, junte algumas gotas de óleo de gergelim e sirva.

PS: Conheço uma versão onde os camarões são empanados em uma massa e fritos. A massa é muito simples: Para cada xícara de farinha, junte 1/4 de xícara de fécula de batata e um ovo. Adicione água e vá misturando até formar uma massa que cubra o dedo, sem formar uma camada muito grossa. Adicione 1/2 colher de chá de fermento em pó, sal e 1 colher de sopa de óleo. Misture. Adicione os camarões escorridos e pingue-os, um a um, em óleo quente. Escorra e prossiga com o molho.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, Prato principal, receita com as tags , , . ligação permanente.

10 Responses to Ebi Chili Sauce

  1. Fabricia Osada diz:

    Marisaaa! Obrigada! Vou fazer agora mesmo ! Me disseram que existe esse molho pronto, mas procurei nos supermercados proximos a minha casa e naun achei, mas agora vou poder deliciar. Depois te conto como ficou!

    Bejim,

    Fabricia Osada.

    • Marisa Ono diz:

      Fabricia, ajuste as quantidades de pimenta e ketchup a seu gosto. Também, se preferir menos molho, reduza a quantidade de caldo. A vantagem de fazer em casa é exatamente esta: adaptar ao seu gosto.

  2. LuMa diz:

    Que sorte a minha, estou com todos os ingredientes em cima! A 2a versão, a de camarões previamente fritos, conheço daqui do chinês, perto de casa. E se a memória não falha, vem com pedacinho de abacaxi (ou será outro prato?). Marisa, não é por nada não, mas sabe que até camarão aqui tem gosto de ‘nada’? Passei a comprar só congelados, do Atlântico e do Pacífico a um quarto do preço, porque os do Mediterrâneo, além de custar o olho da cara e mais a sua calça(no Natal chega a custa 28 euros o quilo), qdo você frita, o cheiro não chega nem até o portão do prédio,rs. Abraços

    • Marisa Ono diz:

      É, LuMa. Eu já comi camarões imensos e… sem gosto algum. O camarão cinzento (Black Tiger) indonesiano, para mim, era bem sem-graça. Comi um camarão cultivado por aqui e tinha gosto de lodo. Bom mesmo é morar em Cananéia e ir ao porto pegar camarão quando estão descarregando dos barcos. Mas, enfim, isso não é para todo mundo…

  3. Eu só sabia fazer com molho pronto, confesso.
    Seguindo essa receita, deve ficar muito mais gostoso.
    E viva a cozinha do desespero!!!
    Agradece um cozinheiro desesperado e despreparado.

  4. Diulza diz:

    oi Marisa, cada receita nova minha lista para ir a Liberdade, aumenta,rsrsrs,bom mais é tudo que eu gosto, não faz mal, comer para mim é a gloriaaaaaaaa, ainda mias o que é bom, bjs bom domingo.

  5. Megumi diz:

    Olá Marisa! Adorei essa receita! Gostaria de saber se eu não tiver a pasta de pimenta chinesa posso utilizar a pimenta dedo de moça, ou essa não seria a melhor?

    • Marisa Ono diz:

      A pasta de pimenta tem um aroma muito bom e é bem picante. Mas na falta, frite um pouco de pimenta esmagada, na medida que achar conveniente ou acrescente molho de pimenta à gosto. Eu experimentei usar pimenta seca do tipo calabresa, mas não ficou legal…

  6. Clarice diz:

    Nossa, parece fantastica essa receita! E certinho para eu e meu marido! Acompanha arroz?

Os comentários estão fechados.