Em uma pesquisa rápida no Google vi que muitos chamam o okonomiyaki de “pizza japonesa”. Acho curioso, porque é uma panqueca grossa. Como a pizza, é popular, pode receber recheios diversos e tem que ser comida quente. Fui a uma casa de okonomiyaki no Japão. É um restaurante sem cozinheiro, por assim dizer. Escolhido o recheio, uma funcionária liga a chama da chapa no meio da mesa, serve bebidas e vem com tigelas contendo a massa e o recheio. Os molhos para cobertura já estão em uma bandeja ao lado. Quem prepara o prato é o próprio cliente.
Também comi okonomiyaki em festivais. Aliás, comer é uma boa opção nesses eventos. As barraquinhas vendem refrigerantes, raspadinhas (no verão, claro), algodão-doce, milho assado, frango frito, espetinhos, yakisoba, doces como o taiyaki e o imagawayaki e, claro, o okonomiyaki, que pode ser comprado em uma porção inteira ou meia porção.
Há muito tempo que me pedem uma receita de okonomiyaki e eu relutei muito. É um prato típico, é popular, pode ser feito em casa sem grandes malabarismos mas… eu não acho especial. Para mim, é um panquecão. Não é ruim, mata a fome e pode ser feito em menos de meia hora. Se não fosse tão típico, iria para a categoria “Cozinha do Desespero“.
100 gramas de cará, descascado e picado
100 ml de água ou caldo (dashi)
100 gramas de farinha de trigo
1 ovo
200 gramas de repolho picado
1/2 cebola média, cortada em fatias finas
Gengibre em conserva (benishôga) à gosto
Fatias de carne de porco
2 ovos (opcional)
Ketchup, molho inglês, molho de sopa, mostarda e maionese (para a cobertura)
Coloque o cará, o ovo, o caldo (ou água; neste caso, adicione um pouco de hondashi ou kombudashi industrializado) e a farinha em um multiprocessador. Bata até formar uma massa lisa. Bata mais um pouco para que incorpore um pouco de ar. Tempere com sal.
Despeje a massa em uma tigela e junte o repolho, a cebola e o gengibre em conserva picado. Se quiser, adicione camarões, lulas, nirá (aquela cebolinha com folhas achatadas e aroma forte), cebolinha, cogumelos… Bem, praticamente qualquer coisa que goste. Só não exagere, porque a massa precisa envolver bem tudo, senão você acabará com um refogado e não uma panqueca.
Aqueça uma frigideira untada com óleo. Disponha fatias finas de carne de porco. Despeje metade da massa e deixe que frite em fogo moderado, até firmar ligeiramente e ficar bem dourado por baixo.
Quebre um ovo (opcional) no centro da panqueca. Com a ajuda de duas espátulas, vire a panqueca. Como isso requer uma certa prática, talvez seja melhor escorregar a panqueca para um prato, quebra o ovo na frigideira e virar a panqueca com a parte ainda crua sobre ela. Deixe no fogo por mais alguns poucos minutos, até cozinhar.
Sirva coberto com um molho para okonomiyaki. Como nem sempre é possível encontra-lo em lojas de produtos orientais ou supermercados, eu misturo ketchup, um pouco de mostarda forte (do tipo mais ardido, o karashi), molho inglês e shoyu. O molho não é muito líquido. Ajuste a seu gosto. É costume servir com um pouco de maionese em cima. Se tiver tempo e disposição, coloque a maionese em um saco de confeiteiro com bico fino e faça listras, traços, zigue-zagues, etc. Se gostar, polvilhe alga nori verde (em floquinhos finos, secos) e lâminas de bonito seco (hana katsuo).
PS: não confunda cará com inhame. Inhame (também chamado de taro) não pode ser comido cru. Cará é maior, pode ser consumido cru. Em comum, ambos são visguentos. A Neide Rigo do blog Come-se comenta mais sobre esses dois tubérculos
http://come-se.blogspot.com/2007/06/inhames-e-cars.html
Esse é um dos pratos japoneses que eu tenho muita vontade de experimentar, o vi pela 1ª vez em um dorama e no canal Cooking with the dog, no Youutube (http://www.youtube.com/watch?v=PeUHy0A1GF0. É de dar água na boca *o*
[Translate]
Pingback: Tweets that mention Okonomiyaki: -- Topsy.com
rs… eu tinha feito um post há mto tempo atrás sobre okonomiyaki e estava lá “Okonomiyaki, a pizza japonesa” hahahaha mas já troquei
Eh, não tem nada a ver com pizza mesmo…
Eu gosto de okonomiyaki. Justamente por ser fácil e versátil.
Gosto de uma rede de Okonomiyaki, que faz à moda de Osaka… é bem gostoso e baratinho.
[Translate]
Bem, Alexandre, quando eu vou em uma pizzaria, não espero que me tragam a massa e instruções para assar uma pizza no forno a lenha. Por outro lado, talvez até exista um disk-okonomiyaki, mas não me parece ser muito comum. O fato é que existem várias receitas. Já comi com frutos do mar e aquela com yakisoba no meio.
[Translate]
Fazia muito okonomiyaki quando criança! Panquequinha que vale por um bifinho (já que minha mãe não comprava danoninho). Hum… Acho que vou fazer pra janta!
[Translate]
COMI OKONOMIYAKI FEITO COM CAMARAO E LOMBO SUINO. JÁ QUE É UM PRATO TIPICO DE HIROSHIMA FICARIA INTERESSANTE RECHEADO COM OSTRA.APÓS A INVASAO DE NIHON PELOS AMERICANOS É QUE DEVE TER SURGIDO ESTA COBERTURA DE CATCHUP COM MAIONESE.
[Translate]
okomomiaki de hiroshima eo melhor do mundo.
que saudades
[Translate]
O pessoal de Osaka não irá concordar…
[Translate]
Não existe melhor “Okonomi”, do que o de Hiroshima, vivi lá por 15 anos…saudades
[Translate]
O pessoal de Osaka não concordaria…
[Translate]
gostaria da receita do molho como fazer o molho de Okonomiyaki e molho para yakissoba
aguardo a receita
obrigada
[Translate]
Natalia, eu uso molho para okonomiyaki industrializado, mesmo, não faço.
[Translate]
é estilo barbecue,
ta mas em relaçao a o molho do yakissoba vc tambem compra
se souber me manda por e-mail
grata
[Translate]
estava vendo este video e gostaria de saber se vc sabe
qual verdura é esta que ela raspa e vira uma gosma
http://www.youtube.com/watch?v=PeUHy0A1GF0
ta ai o video
[Translate]
Querida Marisa, parabéns pelo site especialmente nesse capítulo que trata do famoso OKONOMIYAKI, iguaria adorada pelos japoneses e porque não por muitos brasileiros também. No Brasil, acredito que ainda é bastante desconhecido, a não ser para aqueles que apreciam restaurantes japoneses, fugindo do tradicional SUSHI. Conheci seu site porque minha esposa na semana passada pediu-me para fazer uma tradução de uma embalagem de utensílios para fazer o OKONOMIYAKI, que nós trouxemos do Japão. Morei por 18 anos no Japão na região de Kinki (Shiga ken) e em Mie-Ken, na cidade de Tsu. Minha esposa adora esse prato. Nós, vira e mexe estávamos em restaurantes especializados. O interessante que no Japão, tudo gira em torno de facilitar o dia-a-dia das pessoas, e por isso, tínhamos à venda nos supermercados, uma farinha preparada , temperada para o preparo do prato. Basta juntar os ingredientes,seguir os passos e pronto. Mas,para os próximos dias, vamos preparar o prato, seguindo suas intruções. O nosso favorito é o OKONOMIYAKI à la “Osaka-fu”, ou à moda de Osaka. Eu sugiro que aos poucos criemos esse prato com variações adaptadas para o gosto brasileiro (ingredientes), assim como ocorreu com a famosa pizza italiana. Um abraço,
[Translate]
Talvez um dia o okonomiyaki se torne popular por aqui. Por enquanto, pelo que vejo, são poucos lugares que fazer e pouca gente que conhece.
[Translate]
Querida Natália, assisti ao vídeo também. Quanto à verdura (no caso, um tubérculo), é o YAMAIMO, conhecido aqui pelos brasileiros como CARÁ. É um legume que você descasca e passa no ralador, saindo aquela “gosma” como você comentou. A função dela é acima de tudo ajudar a dar liga no preparo do OKONOMIYAKI. Um abraço,
[Translate]
Comi okonomiaky no em Tokyo r foi bem diferente do que você descreveu. Sentamos em um balcão e o atendente fez em uma chapa quente um tipo de panqueca, repolho, lua e um molho denso escuro, tipo o tarê, depois quebrou um ovo que ficou exatamente do tamanho da panqueca e cobriu com mais lua e mais molho. Felizmente, sem maionese ou katchup. Foi maravilhoso. Tentei comer na Liberdade, mas nem no sonho se parece com o de Tokio.
[Translate]
Lua?
[Translate]
Ih, são tantas coisas. Para começo de conversa, não temos uma variedade de repolho indicada para okonomiyaki. Então, o jeito é fazer com o que tem.
[Translate]
Eu quis dizer, lula.
[Translate]