Tai-Yaki

Tai-Yaki

A Fabrícia Osada me fez lembrar que eu ainda não tinha publicado uma receita de tai-yaki. Esquecimento meu. Para a maioria, talvez, fique só na curiosidade, pois para fazer esse doce, é preciso de uma forma específica, de ferro, em formato de peixe (que lembra um pouco as formas para waffle ou tostex para sanduíches). Como não pretendo fazer esse bolinho tão já, publico essa foto, antiga, da primeira vez que fiz tai-yaki, quando ainda estava no Japão. A receita abaixo rende 6 unidades. Só recomendo come-los ainda quentes. O tai-yaki, depois de frio, tende a ficar borrachudo.

2 ovos
5 colheres de sopa de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de água
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal

Bata os ovos com o açúcar até espumarem. Acrescente a farinha e a água aos poucos. Por fim, o sal e o fermento.
Aqueça a forma para tai-yaki. Unte e despeje massa suficiente para cobrir o fundo. Recheie com doce de feijão em pasta (koshi-an ou tsubu-an). Cubra com mais um pouco de massa. Feche a forma. Vire. Asse até dourar de ambos os lados.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Doces, receita com as tags , . ligação permanente.

3 Responses to Tai-Yaki

  1. rosy diz:

    oi marisa!aqui no japao,esta´começando aparecer muito o tai-yaki branco,dizem q e´feito de tapioca,creio eu q va´polvilho na massa,e´realmente uma delicia!lembra a massa do moti,quando puxa e a textura do miolo do pao de queijo,e´recheado com varios cremes ate´agora q vi,mais vistos recheados nos sabores: creme custard e um creme de chocolate,mas esses dias soube q tem de creme de manga e de pessego tbm!sera´q vc conhece esta receita do tai-yaki branco?se vc souber me ensina por favor?

    • Marisa Ono diz:

      Rosy, eu vi sobre esses novos tai-yakis na NHK. Pelo que entendi, a massa é feita com farinha de arroz glutinoso (mochigome-ko). Os recheios variam conforme a época do ano.
      Também vi versões salgadas, feitas com massa de pão e recheados com queijo, por exemplo.
      Eu não testei nenhuma dessas duas idéias, mas chega a ser uma coincidência engraçada: no domingo, enquanto procurava minha forma de waffles, encontrei as formas para tai-yaki…

  2. rosy diz:

    vou aguardar ansiosa seu resultado do teste,aqui no seu blog!!ja´deu agua na boca,so´de pensar!rs!ate´mais!!

Os comentários estão fechados.