Encontrei yuzu no Festival do Japão, na barraquinha de Shizuoka. Custavam apenas 2 reais o pacote. O tamanho variava, alguns pacotes continham 2, outros 3. Não haviam muitos e creio que acabaram logo, porque começou a juntar gente interessada. Uma senhora japonesa (creio que era, porque não falava português) demonstrou uma grande surpresa. Esse limão é ainda pouco conhecido no Brasil e apreciado na culinária japonesa pelo seu aroma. Com o caldo faz-se um molho com shoyu, chamado ponzu. A casca pode ser ralada e misturada ao miso (pasta de soja) e empregado em um peixe grelhado, por exemplo.
Quando cheguei com eles em casa, o interesse maior, no entanto, era pelas sementes. Minha mãe não demorou para abri-las e separar as sementes, que já foram plantadas. Espero que brotem. Talvez daqui uns 4 anos teremos alguns pés de yuzu, embora esta região não seja exatamente a mais feliz para os cítricos em geral.
Como dona M foi muito rápida, ralei com cuidado as cascas dos limões que ela já tinha partido e misturei com sal. O aroma não é o mesmo, mas ainda assim é interessante. Também fiz uma receita simples – posto amanhã – com miso.
E desculpo-me pela falta de receitas. O fato é que ando cozinhando pouco. A gripe tirou meu apetite e ando sobrevivendo à canja e chá…

Aqui na minha casa Marisa eu uso o yuzu no ofuro, porque minha sogra me ensinou que é ótimo pra pele. E no inverno -tem um dia certo- eu ganho um yuzu enorme do meu catyou, pra usar no ofuro, para não gripar.
[Translate]
Ah, ofuro aqui em casa ainda é um sonho um tanto quanto distante…
[Translate]
Marisa,
Tempos atrás, eu li que uma pesquisa concluiu que canja de galinha realmente ajuda na gripe/resfriado. Um aminoácido (cisteína) contido na carne da galinha ajuda a fluidificar o muco…
Leia aqui a reportagem:
http://gnt.globo.com/EstarBem/Materias/Canja-de-galinha-realmente-ajuda-a-combater-a-gripe.shtml
Melhoras!
[Translate]
Obrigada, Silvio. Para mim, o caldo de galinha é, antes de tudo, fonte de líquidos e alguns sais minerais, que preciso repor e não desidratar. Acho que até o final de semana estarei pronta para outra.
[Translate]
oi Ma, eu vi no programa do Olive, o yuzo na garrafa, ele disse que era caro e vinha do Japão,pensei que fosse um tipo de vinagre,não sabia que era um tipo de limão, pois ele não disse nada sobre isto,vivendo e aprendendotenho certeza que vai brotar sim, e logo tera yuzo ai. bjs dona Margareth.,
[Translate]
É, eu vi esse programa dele, há algum tempo. De fato, lá existem garrafinhas desse suco. Por aqui, na falta, o jeito é usar suco de limão comum misturado com um pouco de suco de grapefruit. Não é a mesma coisa, mas é parecido.
[Translate]
Olá, Marisa!
Ótimas dicas! Obrigada!
Mas será que se plantar a semente nasce uma mudinha mesmo? Tenho receio de que só nasça yuzu de pé que foi enxertado… Vou tentar plantar as sementinhas agora mesmo!
Abraços,
Yumi
[Translate]
Yumi, pelo que sei, o yuzu cresce de semente, sim. Mas é natural que nem todas as sementes vinguem. Certamente terei que selecionar as mudas mais sadias. Citrus preferem solo bem drenado e precisam de sol.
[Translate]
Yuzu!!!!
Bom com matsudake na brasa, segundo as propagandas de cerveja Kirin que vi no Japão. Umas gotinhas são suficientes.
A Payard faz um doce (o Japonais) que leva yuzu, mas o aroma predominante mesmo é o do chocolate…
[Translate]
Taí um lugar que preciso conhecer: Payard. A jeca aqui ainda não comeu um doce dele.
[Translate]
Era tanta comida no Festival do Japão que nem vi yuzu por lá…
Semana passada passei no Marukai da Liberdade e me deparei com um vidrinho de shichimi na versão com yuzu. Só conhecia o normal mesmo. O nome dele é Shichimi Yuzu Iri e achei o sabor muito bom. Dá vontade de colocar em quase tudo.
[Translate]
Olá Marisa!
Vc saberia me dizer onde posso comprar mudas de limão Yuzu?
Obrigada,
Ana Luiza
[Translate]
Ana Luiza Tojeira, dê uma pesquisada no Google, existem empresas que produzem mudas que comercializam.
[Translate]