Karinto de Arroz

Já falei sobre o karinto (ou karintou) aqui.  Dessa vez, fiz uma receita com farinha de arroz. Porquê? Bem, já faz algum tempo que tenho visto e lido sobre o uso da farinha de arroz em diversas receitas, lá no Japão. Embora não seja novidade, muitos doces tradicionais usam essa farinha, os japoneses estão usando também em receitas ocidentais: bolos, pães, biscoitos. Alguns consomem farinha de arroz por motivo de saúde; celíacos não podem ingerir glúten. Mas, ao que parece, é por questão de gosto, mesmo. Os japoneses amam o arroz. Então resolvi tentar algo com a farinha de arroz e ver no que dava.

Outro motivo foi por conta da minha mãe. Ela é uma senhora de certa idade e percebi que preciso adaptar algumas coisas para a condição dela. Embora ela goste de coisas crocantes (e quem não gosta?), ela tem tido dificuldade em mastigar alguns alimentos. Esse biscoito, por não conter farinha, tem uma textura mais macia, sem ficar borrachento. Usei açúcar mascavo e gengibre, uma combinação que sempre me faz pensar na região sul do Japão.

Massa

300 gramas de farinha de arroz

60 gramas de açúcar

3 gramas de fermento em pó

1 ovo pequeno

1 pitada de sal

Leite

Caramelo:

150 gramas de açúcar mascavo

50 ml de água

1 colher de sopa de gengibre ralado

Para a massa:

Misture a farinha de arroz, o açúcar, sal e fermento em pó. Bata o ovo com um pouco de leite (apenas algumas colheres) e acrescente à mistura de farinha. Vá misturando e adicionando leite o suficiente para formar uma massa maleável.

Forme rolinhos e corte em toletes com cerca de 5cm de comprimento. Como a massa é um pouco chata de se trabalhar, untei levemente a tábua e as minhas mãos, para que ela não grudasse.

Frite em óleo quente, fogo moderado para baixo, até ficarem bem dourados. Escorra sobre papel toalha .

Para o caramelo:

Misture o açúcar, a água e o gengibre. Leve ao fogo em uma frigideira larga, misturando de vez em quando, até a calda ficar bem espessa, formando uma “trilha” quando a colher de pau (ou espátula) passa pelo meio dela.

Acrescente os biscoitos já fritos. Misture com cuidado, para que os biscoitos não se quebrem. Continue misturando até que os karintos fiquem cobertos com a calda e a calda fique bem grossa, pegajosa. Despeje em uma assadeira forrada com papel impermeável ou untada. Espalhe-os enquanto estão quentes. Depois de frio, a calda irá açucarar.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Doces, receita com as tags , , . ligação permanente.

3 Responses to Karinto de Arroz

  1. Ana diz:

    Muito legal vc ter dado a receita Eu costumo comprar pra lambiscar. Nem imaginava como fosse fazer .Vou procurat a farinha neste final de semana . Um abraço e obrigada
    Ana B Canuto

  2. Emilia diz:

    Olá, Marisa,

    Amanhã vou ver se faço esta receita. Não achei farinha de arroz por aqui na minha cidade, mas sim creme de arroz. Vou experimentar com este mesmo. Pelo que deu a entender, trata-se de farinha de arroz com aditivos como vitaminas, etc. Tem outra receita no http://hira2.hp.infoseek.co.jp/en/recipe/appetizers.shtml que leva farinha de trigo também. Vou experimentar ambas, só não sei quem vai ser o primeiro escolhido.

    Obrigada pela receita,

    Emilia

Os comentários estão fechados.