Sopa de Abóbora do Desespero

Uma sopinha à noite é reconfortante. O problema é que algumas dão um trabalhão para fazer. Para esta, usei de uns atalhos.

Naquela época tenebrosa, na qual eu trabalhava 14 horas por dia ou mais, aprendi a adiantar algumas coisas. Costumava preparar um refogado à base de cebola, cenoura e aipo (salsão) e deixava na geladeira. Esse refogadinho serve para dar um sabor extra à um molho, dar um toque ao velho kare e, claro, sopas. Não uso medidas, mas é algo como 2 cebolas grandes, picadas, 1 cenoura média também picada e uns 2 ou 3 talos de salsão. Refogo tudo com um pouco de óleo e umas pitadas de sal, em fogo baixo, até quase virar uma pasta e diminuir bem de volume. Só tome cuidado para não queimar.

Bem, com umas 2 ou 3 colheres dessa pasta na panela, juntei água e 1/2 abóbora japonesa (kabocha). Cozinhei até que amaciasse. Não tiro a casca dessa abóbora, porque gosto. Se preferir, descasque ou use outro tipo de abóbora.

Feito isso, é só passar no liquidificador, juntar um caldinho de galinha industrializado e um pouco de leite. Sim, eu uso caldos industrializados, sim. Não em tudo e nem todos os dias. Mas, eventualmente, em um momento de pressa ou falta de planejamento, uso e não me sinto culpada. Aliás, gostei dos caldinhos em potinho. Só achei muito salgado.

Outra coisa que ajuda a esse sopa ficar pronta em menos tempo é cozinhar a abóbora com antecedência – digamos, no final de semana – e transforma-la em purê. Coloque em um saco plástico, formando um “manta” fina. Congele. Na hora de usar, como estará em um tablete de pouca espessura, dá para quebrar a quantidade necessária e usar diretamente no caldo quente.

Ah, se quiser, adicione um pouco de queijo na hora de servir.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, receita, sopas com as tags . ligação permanente.

6 Responses to Sopa de Abóbora do Desespero

  1. GabiGPS diz:

    Já fiz coisas assim! Muitas vezes! Mas o que meu marido mais gosta é juntar verduras em uma panela de pressão e água. Assim que a pressão pegar, conta 5 minutos e está pronto. Passa no mixer ou liquidificador, joga 2 caldos de galinha, pimenta e cebolinha. Um pãozinho para acompanhar. Jantarzinho pronto em 20 minutos!

  2. Julio Konishi diz:

    Gostei Marisa, ótimo pras noites frias. Gosto de usar kabocha tb em missosshiru, só ela cortada julienne bem fininha e cebolinha.

  3. lucimara diz:

    Estou encantada com o seu blog! É realmente maravilhoso, eu tenho muita dificuldade na cozinha principalmente em fazer pães (já não me atrevo mais nem pensar em fazê-los), e aqui parece tudo tão simples…
    Parabéns!
    lucimara.

    • Marisa Ono diz:

      Mas é simples, sim, Lucimara. Aqui no blog evito publicar receitas que precisem de equipamentos ou ingredientes muito exóticos. E se não ficar ótimo, não se preocupe, é só uma refeição, não é um concurso…

  4. Cristiane Yumi Suzuki diz:

    Marisa, essa sopa é a primeira a ser feita aqui em casa quando a temperatura cai… e eu costumo colocar raspas daquele tablete para karê em vez do queijo ralado, fica muito bom!
    Beijinhos, Yumi

  5. Pingback: Cozinha do Desespero – O Intensivão « Delícia

Os comentários estão fechados.