Eu nunca tinha comido uma dessas panquecas vietnamitas. Portanto, não sei dizer se essa receita é boa. Pelo que andei pesquisando aqui e ali, existem variações – coisa comum em pratos populares. A massa é colorida com cúrcuma (turmeric, açafrão-da-terra) e é feita com farinha de arroz. Usei a farinha de arroz glutinoso (mochiko). Em uma outra oportunidade, vou testar com farinha de arroz comum. Na receita que tenho, da Esse Editora (Chuka, ethnic ryory bible), pede broto de feijão (moyashi) no recheio. Bem, eu não tinha. Procurei pela cidade e não encontrei. Fiz sem, mas acho que, de fato, ficou faltando um toque crocante. Em outras receitas, vi usarem leite de coco. Parece ser interessante.
Para comer, na falta de orientação, tentei enrolar um inteiro em uma folha de alface, passar no molho e comer. Não funcionou. Creio que é mais sensato cortar em pedaços menores, enrolar na alface e molhar cada porção.
Massa
50 gramas de farinha de arroz
50 gramas de farinha de trigo
25 gramas de fécula de batata
Um pouco de açafrão-da-terra (cúrcuma)
1 pitada generosa de sal
200 a 250 ml de água
Recheio:
100 gramas de porco fatiado fino
1/4 de cebola média, cortada em pétalas
80 a 100 gramas de camarão limpo
1/2 pacote de moyashi (broto de feijão) limpo
Sal, óleo
Molho:
200 ml de água
Cerca de 4 colheres de sopa de açúcar (fica a seu critério)
50 ml de molho de peixe (nampla) – na falta, acho que shoyu pode substituir, mas não é a mesma coisa
Suco de 1 limão
1 dente de alho bem picado
Pimenta vermelha picada ou em pó
Também vai precisar de umas folhas de alface, de menta (ou hortelã ou shisho – também conhecidas como oba)
Para a massa, misture todos os ingredientes. Talvez seja necessário adicionar mais água, é como massa de panqueca. Fica um tanto quanto líquida.
Para o recheio: Refogue a cebola com um pouco de óleo e sal. Adicione a carne de porco e cozinhe até mudar de cor. Adicione os camarões e cozinhe uns instantes.
Para o molho: ferva a água com o açúcar. Retire do fogo, deixe amornar e adicione os demais ingredientes. Confira o sal.
Aqueça uma frigideira. Unte com um pouco de óleo e despeje um pouco de massa e espalhe. Coloque um pouco do recheio e um punhado de moyashi e tampe, para que cozinhe no bafo. Se necessário, abaixe o fogo. Dobre ao meio e sirva com folhas de alface, de hortelã e uma tigelinha de molho.

eu gosto com alfafa e ou moyashi cru… shitake e macarrao bifum frito dentro… as vezes, coloco uma farofa de paçoca… fica taooo bom!
[Translate]
O que fica bom tbm eh um molho agridoce ou aquelas pastas de camarao q vende na liberdade… Jah viu o crepe taiwanes?
[Translate]
Olha aih… Fu yung
[Translate]