Notei que não tenho publicado muitas receitas de peixes. Bem, ainda estamos no defeso – que vai até 15 de fevereiro, se não me engano – e a oferta de peixes frescos não é tão boa. Ainda assim, pescados fazem parte do meu cardápio, mesmo que eventualmente. Novamente apelo para o carapau, que é pouco consumido aqui no Brasil e que está entre os peixes mais baratos nas bancas e peixarias. Essa receita fica boa também com cavala, olho de boi ou até mesmo salmão.
E eu já comentei em algum lugar que os japoneses amam maionese. E usam de maneira bem diferente que nós. Maionese vai ao forno, é misturada com molhos e temperos asiáticos e não só no sanduíche ou na salada de batatas. Existe um molho à base de pasta de soja e gema de ovo e eu creio que este molho que apresento seja uma adaptação à vida moderna; afinal, não se disperdiça uma clara, ajustes são mais fáceis de serem feitos e tudo pode ser feito em poucos minutos. Por isso vai para a categoria “Cozinha do Desespero”. Acompanhado de arroz e algum vegetal, vira uma refeição completa.
Na verdade, nem é receita. Vou dar apenas as instruções.
Corte o peixe em filés ou bocados. Eu costumo salgar levemente e deixar de um dia para outro na geladeira. A carne perderá água, ficará mais firme e o sabor será um pouco diferente. Mas pode ser feito com o peixe do jeito que veio da peixaria.
Misture 50 gramas de miso (pasta de soja) e 50 gramas de maionese. Adicione um pouco de vinagre e um pouco de açúcar. Isso fica a seu gosto. Se ficar muito espesso, adicione um pouco de sake ou água.
Cubra os pedaços de peixe generosamente. Leve ao forno – eu prefiro o forninho elétrico, que garante um tostado na parte de cima – quente até dourar. Eu usei sementes de gergelim para decorar e dar outro sabor, mas poderia ter usado cebolinhas, uma pitada de pimenta vermelha, uma raspinha de yuzu, enfim, fica por conta do gosto e disponibilidade de cada um.
PS: Sim, eu costumo ter maionese industrializada em casa, sim. É pasteurizada, segura e prática. Claro que não é tão gostosa quanto uma maionese feita com ovos de pata, mas é o tipo de sabor que estamos acostumados em um sanduíche ou com uma salada de pepinos.
Vinagre pode ser daquele tinto? Sake?? Pode por em comida?
[Translate]
Eu prefiro vinagre de arroz ou maçã, acho que o vinagre de vinho tinto tem um aroma muito forte.
[Translate]
Pingback: Tweets that mention Delícia » Aji Maio-Misoyaki -- Topsy.com