Maná-Cubiu

Conhece? Eu não conhecia até bem pouco tempo. Fui apresentada à essa fruta pela Marta Yamada, da Flora Yamada.

A aparência lembra o tomate japonês (ou francês), tamarillo, enfim, são muitos os nomes. Na foto acima, o tamarillo é o da esquerda, sem cortar. No entanto, as semelhanças param só no tamanho, formato e cor. O maná-cubiu tem uma casca dura, como o do maracujá. Não se come, é preciso descasca-lo. Por dentro, lembra um jiló ou berinjela. Não é à toa, já que é uma Solanaceae, ou seja, da mesma família do jiló, da berinjela, do tomate.

A recente popularidade do Maná-cubiu se deve ao fato de conferirem a essa fruta a capacidade de reduzir o colesterol e glicemia, curar enxaqueca, pressão alta, anemia e talvez, até espinhela caída. Quem me conhece sabe que sou um bocado cética. Pesquisei um pouco e encontrei uma pesquisa conduzida no Peru: http://sisbib.unmsm.edu.pe/bvrevistas/ciencia/v07_n2/pdf/cap6.pdf

Eu não posso afirmar sobre nenhum efeito. Tomei o suco, é bem ácido e o sabor lembra o de maçã verde. Se abaixou o meu colesterol ou não, não sei. Tampouco emagreci em uma semana de dieta.

Por outro lado, olho a fruta e penso em fazer uma geléia, já que contém uma boa quantidade de pectina. Também creio que funcionaria em um vinagrete, em molhos para salada, se não fosse um porém: o suco escurece rapidamente.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre essa fruta, o link do INPA:

http://www.inpa.gov.br/cpca/areas/cubiu.html

E para quem está em São Paulo, pode encontrar o Maná-cubiu in natura no Ceagesp, Frutas Exóticas Luma:

http://www.frutasluma.com.br/luma/empresaindex.htm

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades com as tags . ligação permanente.