Akemi e Paulo Yaegashi

Hoje fui visitar um casal produtores de cogumelos. Eu já tinha estado lá rapidamente, há muito tempo. Desta vez, fui acompanhada de uma amiga em comum. Na verdade, fui buscar o substrato que sobra do cultivo do cogumelo. Mas aproveitei o passeio e vi muita coisa. Claro que eu sabia que cogumelos shimeji crescem em sacos cheios de palha, matéria vegetal triturada. Mas ver tufos de cogumelo crescendo na penumbra, foi muito interessante. Conversando com a Akemi, soube que é uma bela trabalheira: ela tem que inspecionar os galpões de 2 a 3 vezes por dia, porque os cogumelos crescem muito depressa e não esperam ninguém.

Ela também falou que a qualidade do substrato é essencial. Já chegou a perder um lote inteiro. Cogumelos são muito exigentes e uma contaminação arruina a produção.

Ela também produz cogumelos do sol, tanto desidratados quanto em pó. Segundo ela, a procura é boa. Confesso, eu interesso-me mais pelos comestíveis.

Lá ela comercializa o shimeji escuro e branco…

Shiitake…

E portobelo.

Lá no espacinho da Akemi, pode-se comprar tomatinhos.

Também conservas artesanais. Acima, fukujinzuke, umeboshi e champignons.

]

Antepasto de shiitake.

Antepasto de berinjela.

E também outros produtos artesanais de produtores da região, como sabonete, licores, sucos, geléias, mel, própolis (aliás, Piedade é conhecida na região por sua produção de mel).

Ela também comercializa algumas plantas. As cerejeiras estavam em flor, lindas.

E lá no sítio dels topamos com um campo de camomila. Nunca tinha sentido o cheiro delas frescas. Colhemos algumas flores para fazer chá. Segundo ela, camomila gosta de clima mais ameno, preferindo a umidade e meia-sombra.

Gostaram de tudo isso? O e-mail de contato deles é: paruru_naturais@hotmail.com ou sigam pela rodovia Bunjiro Nakao entre Ibiúna e Piedade, na altura do km 86. Há uma placa, à direita de que vai para Piedade, indicando o lugar.

Ah, e o substrato? Pois é, vou usa-lo aqui na horta, como composto. O solo aqui é argiloso e precisa de matéria orgânica para reter água e ficar menos compacto. Depois de colhido todo cogumelo, o que sobra é palha com alto poder de absorção.  E, claro, o micélio emaranhado.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, Lugares, produtos. com as tags , . ligação permanente.

10 Responses to Akemi e Paulo Yaegashi

  1. Carlos Artur Salgado diz:

    Delicia de lugar Marisa!!

    produção diversificada, é o segredo de uma propriedade saudável. Vc não comentou, mas fica bem claro que o sistema de produção [é o orgânico, esse respeito aos recursos naturais é o mote de meu trabalho junto aos produtores de guarulhos.
    Estamos avançando por aqui, tirando o veneno da produçao e de nossa mesa.
    Temos produtores de cogumelos por aqui também, porém não saão 100% orgânicos (ainda), ele necessitam usar alguns defensivos para impedir contaminações e desnvolvimentos de organismos nocivos aos cogumelos.
    E venho incentivando o uso do composto já colhido como componente da adubação orgânica, temos tido ótimos resultados, eles possuem boa relação carbono/nitrogenio, ideal para o desenvolvimento de hortaliças folhosas.

    Anotei o endereço, quando me perder pelos lados de Ibiuna passarei por lá.
    bjs

    • Marisa Ono diz:

      Oi, Carlos. Aqui e ali andei conversando com produtores. Em um sindicato falaram-me que o cogumelo só vale a pena a partir de uma certa produção. E que o champignon tem enfrentado uma concorrência tremenda dos chineses. Pelo pouco que vi lá, entendi que é difícil um produtor de cogumelos viver só disso, mas também é difícil fazer muito mais coisas. Eu não tinha certeza de que o composto seria tão bom para a horta, mas sabia que era melhor do que nada. Como disse, o solo aqui é argiloso e vou precisar de algo para que ele não fique compacto como um tijolo. Que bom saber que meu palpite estava certo!
      E se puder, passe lá, sim. E continue pela estrada, acho que mais à frente tem um ponto de venda de mel e produtos artesanais de Piedade. Só não tenho certeza, há muito que não vou para aquelas bandas.

  2. Chef Torin diz:

    Vc. deveria antes de tudo ser um pouco mais delicada com as pessoas. Vc. ignora as sugestões esquecendo que somos nós que alimentamos ( leia-se $$$ ) tuas receitas e teu blog ! É neste paíz que vc. vive e ganha tua vida. Então seja mais educada com as pessoas. Vc.não percebeu, mas já perdeu bastante clientes !!!
    Nem abraço mando pra vc.
    Aprenda e viva em paz!!!

  3. diulza angelica dos santos diz:

    Eu hein n ao entendi esta do torin cada doido nos poupe, bjs.Ma.

  4. Marco Gomes diz:

    Boa Tarde Marisa,

    Muito interessante a aparência dos produtos, demonstram ter ótima qualidade. Mandei um e-mail pro endereço que voce postou, mas não obtive nenhuma resposta. Algum fone para contato com os produtores???

    Em tempo, sou frequentador assiduo do blog, parabéns pela clareza nos tópicos e informações.

    Em tempo 2, não ligue para comentários tipico esse que apareceu acima…. seu blog está de parabéns!!

  5. Claudia Vanucci diz:

    Ei Marisa, muito legal teu blog. Adorei viajar por ele.
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Claudia diz:

    Ah os produtos deste casal são muito bons! Eles participaram de um bazar na Liberdade e comprei várias conservas – reconheci a embalagem na foto do antepasto de berinjela e lembro que eles tinham um sítio em Piedade. Muito bom! Se um dia for para aqueles lados, com certeza vou parar pra abastecer!

  7. Valquíria diz:

    Oi Marisa, estou amando teu blog.
    Estou fazendo algumas receitas e tentando acertar o ponto do tofu , portanto pesquiso bastante . Agora que achei tuas dicas, melhor impossível . Vou aproveitar e tentar visitar esses produtores, pois meus pais moram ai perto , na Estrada dos Venâncios, pena que só consigo isso nas férias . Até lá, me contentarei com o que eu encontro na feira.
    Um beijo .

Os comentários estão fechados.