Um leitor escreveu-me pedindo a receita de peixe marinado na borra de sake. Desculpe-me se perdi o e-mail em algum lugar. Nos últimos tempos tenho pensado em opções mais baratas e acessíveis. Nesta receita, por exemplo, optei pela tilápia, barata e que pode ser encontrada mesmo nas cidades distante do litoral. Aliás, pelo que sei, criações de tilápia se espalham pelo Brasil.
Só um aviso: se você é sensível ao álcool (sim, existe gente alérgica ao álcool ou que não se sente bem com ele), é melhor desistir da idéia. A borra do sake contém álcool e, pelo que senti, não é pouco e parte é absorvida pelo peixe. Sim estou sentindo uma leve embriaguez neste exato momento.
Filés de tilápia
1 colher de sopa bem cheia de sal para cada 300 gramas de borra de sake (comercializada como Sakeko, creio eu).
Lave os filés. Salgue levemente e deixe descansando em uma travessa por 1 ou 2 horas. O peixe irá soltar um pouco de água. Lave novamente.
Misture o sal à borra de sake. Eu preferi fazer camadas com o peixe e a pasta. Coloquei tudo em um saco plástico bem fechado. Deixe marinar por 3 a 7 dias. Quanto mais tempo passar, mais acentuado ficará o sabor.
Retire os filés da massa de borra, lave, enxugue bem e asse no forno elétrico, grelha ou mesmo em uma frigideira untada. Para uma cor e sabor mais adocicado, pincele com mirin os dois lados.
O peixe vai ficar com uma textura mais firme e, claro, um sabor característico. Usei a tilápia, mas pode ser substituído por peixes de carne mais firme.
Quanto à sobra de pasta de borra de sake, não jogue fora. Pode ser usada mais umas 2 ou 3 vezes.
Querida Marisa,
Que receita diferente!!! ADOREI!!! Eu anotei a receita e vou experimentar fazer…
Muito obrigada e beijos, Irene
[Translate]
Irene, a borra de sake tem um sabor característico e forte. Nem todo mundo gosta, já vou avisando. Mas é diferente e vale a pena experimentar.
[Translate]
Marisa,
Eu fiz a receita com filés de peito de frango (sassami) e ADOREI!!!
Parabéns pela criatividade!!!
Grande beijo, Irene
[Translate]