Néctar de Abacaxi

Outro dia falei sobre fazer chá gelado sem ferver água. Técnica parecida rende um refresco. Faço isso com abacaxi. Minha mãe não gosta do suco dessa fruta porque ela fica viscosa quando bato a polpa no liquidificador.

É bem simples. Basta picar abacaxi em pedacinhos, colocar em um jarro com água e deixar uma noite na geladeira. Adoce à gosto. Faço isso com frutas que estão muito ácidas. Já vi quem fizesse o mesmo com cascas (bem lavadas!) dessa fruta. O sabor é suave, claro.

Depois de beber todo o líquido, costumo adicionar mais água, dar uma leve amassada e deixar gelar novamente. Aí vira uma água saborizada.

E para não ficar abrindo e fechando a geladeira várias vezes por dia, tenho usado uma garrafa térmica. Essa aí tem muitos anos, é de uma época em que eu trabalhava em uma indústria de plástico (temperatura média, no verão, de 36ºC, no inverno era um pouco melhor) e precisava beber muito líquido.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em bebidas, dicas com as tags . ligação permanente.

7 Responses to Néctar de Abacaxi

  1. Miguel Vieira diz:

    Marisa, outra coisa que também fica muito boa é deixar as cascas na água fora da geladeira (com um pouco de cravo, gengibre e açúcar), mas por mais tempo (uns dias), até fermentar um pouco. Fica um sabor um pouco mais forte, mas ainda é bem refrescante. Abraço.

    • Marisa Ono diz:

      Miguel, eu estava pensando em testar uma receita de ginger ale. De certa forma, o que você sugeriu é quase um ginger ale… Acabou o abacaxi, mas ainda vou testar, obrigada pela sugestão.

  2. Sandra diz:

    Gente… eu devo ser a criatura mais abobalhada do mundo! Duas dicas tão simples mais, para mim,caem como uma luva. Me obrigo a beber todo e qualquer tipo de líquido (da agua até a sopa) Sei que é muito necessário, blá, blá
    Chá eu passo longe.rsrs. Então porque não saboriza-las com certas frutas??? E a diquinha da garrafa térmica, foi tudo. Eu tenho uma ha muitos anos. beeeeeemmm grande que nunca uso. Porque não pensei nisso antes?? Ai ai…
    Marisa voce é um tesouro!
    Super beijos.

    • Marisa Ono diz:

      Sandra, muita gente saboriza água com fatias de maçã, pêssegos (estão na época, vejo os nacionais no supermercado), folhas de erva-cidreira… E também os refrescos, como sumo de limão e laranja em muita água. Daqui uns dias volto com outra opção para dar aroma e sabor à água…

  3. Miguel Vieira diz:

    De nada. Valem aqueles cuidados típicos com fermentados caseiros: lavar bem os utensílios antes de fazer, e manter coberto com um pano de trama fina para não deixar moscas entrarem. Quando fiz da última vez, ficou no ponto lá pelos 5-7 dias (deve variar conforme o calor; é bom ir provando no caminho).

  4. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Só de não ter que usar o liquidificador virei fã,sabe Marisa ando ficando muito tempo na cozinha e lavar louça e uma chatice não. sua mãe tem razão fica viscosa mesma, e o limão amarga. bjs.

Os comentários estão fechados.