English Muffins

Pensei que já tinha publicado essa receita. Esses pães pequenos, redondos e textura um pouco mais pegajosa eram vendidos nos supermercados no Japão. Eu gosto deles, ficam bons por alguns dias, melhores depois de aquecidos na chapa ou no forninho elétrico. Um pouco de manteiga e pronto. Fiz duas versões, uma com farinha branca e outra com um pouco de farinha integral. Ambas ficam boas. Só que errei em duas coisas: deveria ter deixado crescer mais um pouco e também deveria ter usado mais massa, ou seja, feito menos pães, 4 ao invés de 6. Ontem estava frio e eu, com pressa. Os pãezinhos não ficaram tão altos quanto queria e nem ocuparam toda a forma.

Outra coisa boa nessa receita: não vai nem ovos nem gordura.

20 gramas de fubá

180 gramas de farinha de trigo (se quiser, use 40 gramas de farinha de trigo integral e 140 gramas de farinha de trigo)

4 gramas de fermento biológico seco instantâneo

15 gramas de açúcar

5 gramas de sal

Cerca de 170 ml de água morna

Misture tudo, sendo que a água aos poucos, até formar uma massa um pouco pegajosa. Trabalhe um pouco, sovando até que ganhe uma consistência mais elástica. Deixe crescer em uma tigela coberta, até dobrar de volume.

Para fazer esses pães uso anéis ou forminhas redondas, com 9,5 cm de diâmetro.  Para cada receita, use 4 anéis ou formas com borda com pouco mais de 2 cm de altura (para ser exata, 2,2 cm). Como não tinha formas suficientes, improvisei com tiras de manta de silicone e grampeei. Não testei, mas talvez funcione com camadas de papel alumínio dobradas até ficar bem firme.

Polvilhe o fundo das formas ou a assadeira com fubá. Divida a massa em 4 partes iguais e forme bolas. Deixe descansar por 10 minutos. Abra com um rolo até formar um disco do tamanho das formas ou anéis.

Polvilhe com um pouco mais de fubá e deixe crescer. Por cima, coloque uma assadeira, para que o pão fique achatado em cima.

Leve ao forno bem quente até dourar levemente, com a assadeira em cima. Esse pão não forma uma crosta e não deve dourar demais.

Ainda quentes, faça furos em toda a volta de cada pão com um garfo. Confesso que não tenho certeza porquê disso. Talvez para deixar escapar o vapor e não deixar que o pão fique com uma textura muito úmida, que dá aquela sensação de que está crua. Outra é que um muffin não é cortado com a faca, pode ser partido ao meio com as mãos.

PS: O English Muffin mundo afora é um pão feito na chapa. Essa é uma versão que vi no Japão.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, lanches, massas, receita com as tags , . ligação permanente.

2 Responses to English Muffins

  1. Deve ser bem gostoso esse muffin, tão lindinho.
    beijos

  2. Heleni diz:

    Devem ser deliciosos! Adoro suas publicações Marisa. Vou fazer esses paezinhos maravilhosos!

Os comentários estão fechados.