Publiquei a foto no Facebook e, quem diria, muita gente gosta desse doce, alguns queriam a receita. Fiz porque haviam 8 bananas-prata bem gorduchas rendendo e sobrou apenas uma. E também porque é uma receita fácil, rápida.
Dá certinho em uma forma que tenho aqui, com 24 cm de diâmetro. Detalhe: desenforme quente, fica mais fácil.
Para o caramelo:
1 xícara de açúcar cristal
Um pouco de água
Coloque o açúcar em uma panela, junte algumas colheres de água (umas 3) e misture. Leve ao fogo até dourar bem. Não mexa, apenas agite um pouco a panela, porque pode açucarar. Quando estiver com uma bela cor, adicione um pouco de água. Cuidado, vai espirrar, pode provocar queimaduras. Agite a panela, deixe formar uma calda espessa. Teste o ponto, despejando um pouco em uma xícara com água fria. Deve de dar para pegar entre os dedos, mas formando uma bolinha modelável. É o ponto de bala mole.
Despeje em uma assadeira redonda com 24 cm de diâmetro.
Cubra o fundo com rodelas de banana com pouco mais de 1 cm de espessura. Enfeite como gostar.
Ligue o forno. Enquanto isso, prepare a massa:
3 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de açúcar
3 ovos
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
2 colheres de chá de fermento em pó
Gotas de baunilha ou raspas de limão.
Misture a manteiga com o açúcar. Adicione os ovos um a um, batendo a cada adição.
Junte a farinha, o leite e misture. Por fim, o fermento e a baunilha ou raspas de limão.
Despeje sobre as bananas, leve ao forno pré-aquecido, temperatura média, até assar. Caso doure demais, cubra com uma folha de papel alumínio.
PS: Essa massa fica mais firme, lembrando uma torta. Caso prefira que o bolo fique mais fofo, bata a manteiga com o açúcar e as gemas, siga a receita a partir daí, substituindo 1/4 de xícara de farinha por 1/4 xícara de amido de milho. Acrescente as claras em neve no final.