Não chega a ser uma receita, é uma ideia. Minha mãe gosta de miso refogado em gordura (geralmente banha), uma pequena porção sobre o arroz branco (goham) ou dentro de um onigiri. Pelo que ouvi falar, é comum em Okinawa, embora em Kyushu também sejam apaixonados por porco. Não sei de onde veio esse hábito aqui em casa. Talvez a minha avó fizesse. Talvez seja só uma questão de oportunidade, banha de porco havia mesmo nos tempos da roça. Enfim, é mais um item que pode ficar na geladeira por uma semana.
Aqui em casa aproveitei umas rebarbas gordas de barriga de porco e fritei, fazendo um torresmo. Piquei bem miúdo.
Refoguei o torresminho com banha e miso. Usei uma mistura de claro e escuro e um pouco de pasta de pimenta fermentada coreana (kochujan). Refoguei até levantar um cheiro bom. E é só. Guardo num pote, na geladeira e quando a gente quer alguma coisa a mais na refeição, vai uma colher de chá dessa pasta sobre o arroz. Ou dentro do onigiri.
Os japoneses gostam muito de pastas com miso para comer com arroz ou pepino. Pode ser uma mistura de pasta de soja fermentada e nozes, amendoim, yuzu, pimenta. São pastas cozidas, para que a fermentação pare. Além disso, o sabor do miso cozido ou refogado é diferente do miso cru.
HA, MARISA,não só japoneses, mas tem muito brasileiro assim como eu que ama tudo issso!!! <3
meu esposo ama os tal dos porquinhos, torresminhos, amei a dica!!!
[Translate]
Marisa adoro essa recita , sempre que posso eu faço.
[Translate]