Os japoneses gostam de espaguete. Principalmente do mais fininho (spaguettini?). Para a cozinheira, o motivo é porque cozinha rápido. Mas assim como aqui, lá também surgiram umas receitas com essa massa mas com um jeito, um sabor diferente. Essa receita combina o umami dos cogumelos com o do dashi e do shoyu. E a alga nori vai por cima, ao invés do queijo parmesão ralado. Creia, pode parecer estranho à primeira vista, mas é um prato leve, saboroso e bem equilibrado.
Para 200 gramas (duas porções) de espaguete:
1/2 pacote de cogumelos (usei portobelo, poderia se paris, shiitake, shimeji)
1 colher de manteiga sem sal
Shoyu
100 ml de dashi ou água e um pouco de grânulos de dashi industrializado ou umas pitadas de kombu-cha (não confunda com o chá preto fermentado; no Japão chamam isso de kinoko-cha, kombu-cha é alga kombu triturada, para ser diluído em água e bebida como chá).
Outra colher de manteiga
Tiras de presunto cozido (o engraçado é que presunto cozido é algo bem comum no Japão, por lá aderiram sem pudor)
Tiras de alga nori (corte com uma tesoura o mais fino que puder)
Cozinhe o macarrão em bastante água salgada. Enquanto isso, refogue os cogumelos com uma colher de manteiga, até amaciarem. Tempere com shoyu, junte o dashi ou o caldo industrializado e água. Ferva e deixe de lado, até a massa estar pronta.
Escorra o macarrão, adicione à mistura de cogumelos, leve ao fogo. Adicione a outra colher de manteiga e misture delicadamente. Espere a manteiga derreter e parte do caldo ser absorvido.
Divida em 2 porções, distribua tiras de presunto e decore com a alga nori picada.
Adoro quando tem receita!, que bom andava sem receitas aqui. pois ando sem ideias para comida!
[Translate]
Marisa, você possui algumas receitas orientais que possa abaixar o triglicerides pessoas de idade ?
[Translate]
Alexandre, eu não escrevo sobre a questão de saúde, não é o foco do blog e também não sou nutricionista para recomendar nada do gênero.
[Translate]
Marisa cade a barriga que tá no Tw nao vai postar aqui.como fez?
[Translate]