Velha Panificadora e Velha Técnica Para Assar Pão

Tudo começou com a vinda de amigos aqui em casa. A velha panificadora estava encostada por conta de um problema na cuba. Comprar outra cuba implicaria em encomendar no Japão, pagar pelo frete, mais impostos. Ou seja, juntando tudo, ficaria quase o preço de uma máquina nova. O Luiz Carlos resolveu meu problema. Voltou a funcionar que é uma beleza. A princípio, pensei em fazer uma massa só com farinha e água, para ver se funcionava mesmo. Acabei juntando fermento, sal, um pouco de açúcar e azeite, tudo ” a olho”, mesmo.

No domingo ganhei uma linda panela de ferro, daquelas grandes, pesadas mesmo. Há muito andava pensando em assar um pão em uma panela dessas. Há uns tempos os japoneses exploram essa possibilidade. Não é incomum assarem pão em panelas de ferro, mas em acampamento, ao ar livre. Com a crise energética por lá, andam procurando opções de cozinhar ou assar gastando menos energia elétrica (a grande maioria dos fornos por lá é elétrico). Ou seja, uma técnica velha saiu do campo e foi para dentro da casa.

Tentei assar o pão dentro da panela de ferro. Pré aqueci tanto a panela quanto a tampa na boca do fogão. Tentei manter a temperatura da tampa com uns pedaços de carvão. Não funcionou bem, o carvão não estava em brasa forte.

Fui obrigada a virar o pão e dourar a parte de cima. O pão achatou um pouco. Entre a assadeira e o fundo da panela coloquei bolotas de papel alumínio, para que não tocasse o fundo e não queimasse.

Infelizmente, queimou no fundo. Errei na temperatura da chama, deveria ter usado uma chama bem baixa.

Mesmo assim, não considero um fracasso. A massa ficou fofa mas consistente. Tenho dificuldade em traduzir a expressão “mochiri”. É aquela textura consistente, um pouco pegajosa da tapioca, por exemplo. Seria o oposto de farelento. Ficou muito bom.

A pergunta é: Vale a pena? Acho que vale, sim, se você tiver espírito um pouco aventureiro. É provável que vá queimar uns pães até aprender a lidar com a temperatura da chama, o pré-aquecimento, etc. Nem me perguntem qual é a temperatura, quanto tempo preaquece. Isso vai variar de panela para panela, se é mais alta, mais baixa, com paredes mais ou menos grossas. Mas pode ser que consiga assar um pão, gastando menos gás e sem transformar sua cozinha em uma sauna.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, curiosidades com as tags . ligação permanente.

2 Responses to Velha Panificadora e Velha Técnica Para Assar Pão

  1. Paula diz:

    Eu faço pão na diretamente na frigideira ferro baixinho com cerca de 20cm de altura, fica uma delicia, bem docinho.

  2. EDSON diz:

    vou tentar assar uns paezinhos a ideia foi genial,faço trilhas por este brasil a fundo tenho a panela de ferro encostada num cantinho do jipe – vou ressucita-la kkkkk

Os comentários estão fechados.