A fécula de araruta praticamente desapareceu. Lembro que havia, lado-a-lado, nos mercados, há muito tempo. Hoje quase ninguém planta.
Pouca gente deve de conhecer essa raiz. Ela cresce com uma fina cobertura, como papel, que sai depois que lavamos, expondo a raiz muito branca e que se parece com uma lagarta de pau podre. Depois de triturado e lavada com água, o bagaço foi descartado e deixei a água descansando. No fundo do balde acumulou-se o amido.
A fécula de araruta é muito branca, mais branca que a de batata ou de milho. Na foto acima ainda está úmida, precisei secar por uns dias antes de empregar. A safra desta vez rendeu cerca e 600 gramas de fécula, suficiente para fazer uns biscoitos.
E vale a pena? Vale. Os sequilhos ficaram muito delicados, quebrando a um leve toque, desmanchando na boca. São biscoitos “finos”, como se dizia antigamente.
Para quem quiser comprar araruta e experimentar essa receita, há uma empresa que comercializa. Copiei o link do blog da Neide Rigo, de quem ganhei a primeira muda. Eles vendem o amido e mudas de araruta.
http://ararutadabahia.loja2.com.br/308427-Araruta-Pacote-de-1Kg
100 gramas de manteiga
1 xícara de açúcar
2 gemas
5 xícaras de fécula de araruta
1 colher de chá de fermento em pó
Creme de leite (algumas colheres, até dar o ponto)
Bata a manteiga com o açúcar e as gemas, até formar um creme.
Adicione a fécula misturada com o fermento em pó. Misture.
Adicione creme de leite e vá amassando, até formar uma massa macia, que não gruda na mão.
Modele em rolinhos e asse em forma forrada com papel impermeável ou untada e polvilhada com farinha, em forno quente, até dourar na parte de baixo. Assam bem rapidamente; tome cuidado.
PS: Não testei essa receita com outro amido (polvilho doce, amido de milho ou fécula de batata). Portanto, não sei como ficariam com a substituição.
Oi Marisa! Estava dificil achar polvilho aqui e acabei comprando 2kg de araruta para tentar pão de queijo…ficou borrachento…que bom ter Essa receita de biscoito fino. Vou fazer hoje e te conto como ficou!
Beijo, Lu
[Translate]
E a ironia é que por aqui, araruta está difícil de achar, Lu…
[Translate]
Marisa, não sei onde você está, mas para os leitores que quiserem adquirir Araruta, tem uma banca no Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão Central), que tem. É logo a primeira banca de féculas. Um beijo e adorei a receita.
[Translate]
Quem deseja adrquirir a Legitima Araruta enviada diretamente da Bahia, acesse o site: http://www.ararutadabahia.com.br/
[Translate]
Eu tenho a araruta e faço o polvilho. Hoje fiz a receita do sequilhos, substitui o creme de leite por leite de coco. Ficou delicioso.
[Translate]
Fiz os sequilhos, faltou meia xícara de araruta , então completei com amido de milho. Tive que usar um pouco mais que algumas colheres de creme fresco para dar o ponto, mas a massa ficou muito bonita, fácil de trabalhar. Os sequilhos ficaram deliciosos, fiz em formato de moedinhas com marquinha de garfo. Lindos e deliciosos!
[Translate]