Edamame é moda no mundo todo. Virou um petisco saboroso e saudável. E, claro, também virou prato em restaurantes. Por enquanto quase ninguém planta essa variedade de soja verde. Não, não é qualquer soja verde, não. Existem algumas variedades que são mais indicadas, pelo sabor, maciez, doçura sutil. Na falta, o jeito é recorrer aos congelados que estão aparecendo em lojas e mercearias orientais.
Agora o fresco sumiu, é uma cultura de verão. Prepara-lo é fácil, expliquei aqui como cozinha-los:
http://marisaono.com/delicia/?p=3026
No caso do congelado, é só joga-lo em água fervente, direto do pacote, sem descongelar.
Mas se estiver enjoado(a) de comer edamame do mesmo jeito, vai uma sugestão, que não tem nenhuma inspiração japonesa. Afinal, é um vegetal e pode ser preparado de diversas maneiras, não?
Depois de escaldado, corte as pontas de cada vagem. Vai dar trabalho, use uma tesoura. Mas é que assim vai entrar um pouco de gosto dentro dela.
Depois, frite alho em azeite, junte as vagens e refogue. Tempere com sal e pimenta e deixe aquecer. Pronto, o petisco de soja verde com alho e azeite está pronto. Para comer, é só colocar na boca e puxar o grão entre os dentes. Vai precisar de guardanapos, suja os dedos mas fica muito, muito bom. Combina bem com cerveja.