Para Luci Cara.
Não vejo dessa panqueca por aqui, nunca vi nenhum comentário. Talvez por ser uma comida de rua, por ser algo que se come no café-da-manhã, talvez por ser tão simples e fácil.
Na verdade existem centenas, talvez milhares de variações. Como a que a Luci provou era de trigo sarraceno, essa também é feita com essa farinha. Trata-se de uma panqueca bem simples, que recebe um pouco de ovo dentro, molho Hoisin, cebolinha e um pedaço de glúten frito (que comprei pronto na Liberdade). Não diria que é o prato mais saboroso da cozinha chinesa mas é algo que satisfaz bem e não leva carne.
Para 4 panquecas médias:
200 ml de água
50 gramas de farinha de trigo comum
50 gramas de farinha de trigo sarraceno (encontrado em lojas de produtos naturais e empórios orientais)
Sal
2 ovos ligeiramente batidos
Molho Hoisin
Cebolinha verde picada
Glúten frito (é vendido em mercearias orientais em tiras compridas)
Misture as farinhas e vá adicionando água aos poucos, para não formar grumos. Vai se transformar em uma massa bem líquida.
Aqueça uma frigideira, unte com um pouco de óleo e despeje 1/4 da massa, espalhando bem para formar uma panqueca fina. Talvez seja necessário adicionar mais um pouco de água porque a farinha pode estar mais ou menos seca. Abaixe o fogo.
Quando a massa firmar um pouco, espalhe 1/4 do ovo batido sobre a massa.
Espalhe um pouco do molho Hoisin (cuidado é doce mas é também bem salgado) e cebolinha verde à gosto. Acomode um pedaço de glúten frito no centro. Como o glúten vem frio e molengo, eu aqueci no forno elétrico por alguns minutos para que voltasse a ficar crocante.
Enrole e coma. Simples assim.
Vi variações com diferentes farinhas, com molho de pimenta no recheio, coentro no lugar da cebolinha, enfim, acho que existem para todos os gostos e lugares. Existem versões bem finas e enormes, que são dobradas. Mas, basicamente, é isso.
Isso é maravilhoso pelas ruas de Xangai! Obrigada pela receita! Vou tentar em casa!
[Translate]