Parti de uma massa de pão bem conhecida no Japão, o Butter Roll (Baata Rôru, como dizem por lá). É um pão macio, levemente adocicado, pequeno, que se assemelha ao nosso pão de leite. É um pão para o café da manhã, embora possa até acompanhar uma refeição. A ele adicionei miso para dar um aroma diferente, melaço por conta da cor e figos secos, pela doçura e textura. Ficou bom com requeijão, no lanche. Mas estou pensando em outras combinações. É um pão fácil, não precisa de uma máquina de pão ou batedeira, só um pouco de sova.
280 gramas de farinha de trigo
6 gramas de fermento biológico seco instantâneo
20 gramas de leite em pó
1 ovo
1 1/2 colher de miso (cuidado: adicione 1 colher e prove, pode ser que o seu miso seja muito salgado e a 1/2 colher não seja necessário)
2 colheres de sopa de melado
2 figos secos grandes, bem picados
Cerca de 130 ml de água
20 gramas de manteiga sem sal
1 gema para pincelar
Misture a farinha, o fermento e o leite em pó em uma tigela. Quebre o ovo em uma tigela, adicione água, misture bem e adicione 1 colher de miso e o melado. Adicione à mistura de farinha e misture.
Prove a massa. Se achar que falta sal, adicione mais 1/2 colher de miso.
Sove por cerca de 10 minutos. Se a massa estiver muito dura, adicione mais um pouco de água. Se estiver mole demais, um pouco de farinha. A massa deverá ser bem macia e até um pouco difícil de sovar mas não desista.
Forme uma bola, coloque em uma tigela e cubra com um filme plástico. Deixe crescer.
Divida em 6 ou 8 porções de massa (se preferir pães menores). Forme bolinhas e deixe descansar por uns 10 minutos.
Abra a massa em formato ovalado. Distribua pedacinhos de figo picado sobre a massa, deixando a ponta mais estreita sem, para grudar melhor na hora de enrolar.
Enrole formando bisnaguinhas. Deixe crescer em uma assadeira levemente untada, deixando um bom espaço entre cada uma delas.
Depois de bem crescido, pincele com uma gema batida, para dar uma cor dourada bem bonita.
Asse em forno bem quente, até dourar. É importante que o forno esteja já aquecido. Como o pão é pequeno, tem que assar rápido para não ficar seco.
O pão fica com uma cor um pouco bege por dentro, bem macio, só um pouco adocicado.
E se não quiser fazer com miso, melado e figo, tire tudo e adicione um pouco de sal. Vai ser um pãozinho de leite com um cheirinho amanteigado muito bom.

OBRIGADO POR ESSA RECEITA DO PÃO DE MISO!!
VOU FAZER PRÓXIMO FINAL DE SEMANA
DESEJO RECEBER NOVIDADES NO MEU E-MAIL.
MUITO GRATA MARIA DE LOURDES
[Translate]
Basta preencher o campo de assinatura do Feed e receberá por e-mail.
[Translate]