Já disse que o blog não conta com patrocinadores mas reconheço que não é bem verdade. Amigos têm me ajudado e a ajuda deles têm sido de grande valia.
Da Symptom Eletrônica ((11) 2941-0881), empresa que presta serviços de instalação e manutenção de câmeras, computadores, instalação de redes, sistemas de gravação para segurança, etc dos meus amigos Marcia Molina Souto e Luiz Carlos Rodrigues, ganhei um computador. O anterior era muito velho, muito lento e muito limitado e o que eu havia comprado para subsituí-lo, foi roubado. Tão velho que eu não podia abrir muitos aplicativos sob o risco de travar.
Do Eduardo Maekawa ganhei um monitor, o que me garante uma maior definição das imagens e me dispensa o uso de óculos de leitura. Até posso pensar em editar as imagens que faço.
Luiz Paulo Portugal me emprestou livros e livros. Livros não são só fonte de pesquisa mas de inspiração. Ele também me ajuda em muitas dúvidas. Sabe de tudo.
E ganho sementes, produtos, bebidas, café, etc, da Telma Shimizu Shiraishi (Aizomê), Shinya Koike (Sakagura A1), Lucio e Sérgio ( Izakaya Matsu), da Sonia Yuki Yamane (Haru Consultoria), da Carla Saueressig (Loja do Chá), Sauro Scarabotta (Friccó), Noemi Cawabata, Silvia Porto e certamente esqueci de alguém. Comer, beber, cheirar, plantar fazem parte também da produção do blog.
Sem falar nos que me ajudam comprando meus produtos, vindo aqui nas aulas-almoços, doando para o blog (no ano passado, foram 3, creio eu).
Poucos se dão conta de que manter um blog por tanto tempo, com textos originais e receitas testadas sai caro. Eu, particularmente, sobreviveria muito bem com arroz, uma proteína e vegetais refogados diariamente. Mas para o blog preciso ir além. Preciso vasculhar lembranças, lembrar de combinações, sabores, ver filmes, ler, testar (e errar faz parte do processo, raramente acerto na primeira tentativa).
Além disso, mantê-lo no ar exige pagamento de hospedagem, de serviços da internet.
Então, ajuda é sempre bem-vinda.