Não, a ideia não é original. Pães trançados, recheados com algum creme colorido existem há muito tempo. A novidade é que nunca fiz um e resolvi fazer com matcha (chá verde muito especial, moído finamente). Pães com chá não são uma novidade no Japão.
Dá um pouco de trabalho, porque a massa colorida precisa ser feita com antecedência e gelada, assim como a massa do pão. E como tudo está gelado, o pão irá demorar um pouco mais para crescer.
O recheio é uma massa cozida, pesada, com alguma gordura. Depois que o pão é assado, tanto o recheio quanto o pão ficam com textura muito parecidas.
E se não quiser usar o matcha, experimente substituir por chocolate, canela, etc.
Para o recheio de matcha:
40 gramas de farinha de trigo
20 gramas de amido de milho
20 gramas de leite em pó
80 gramas de açúcar
200 ml de leite
15 gramas de matcha
100 gramas de manteiga
Misture tudo e leve ao fogo, mexendo sempre para não queimar, até que forme uma massa bem consistente. Espalhe em uma assadeira forrada com filme plástico e leve para gelar por 2 horas ou mais.
Para a massa do pão:
600 gramas de farinha de trigo
40 gramas de açúcar
5 gramas de sal
10 gramas de fermento biológico seco instantâneo
2 ovos
50 gramas de manteiga
Água o quanto baste para formar uma massa bem macia
Misture a farinha, o sal, o açúcar, o fermento biológico e os ovos. Vá juntando a água até formar uma massa macia. Sove ou trabalhe a massa na batedeira (com o gancho para massas pesadas) ou na máquina de pão até que a massa fique lisa e elástica.
Coloque em uma assadeira. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por 2 horas ou mais (pode ser mantido na geladeira até o dia seguinte).
Abra a massa com um rolo de maneira que fique 1/3 maior que a massa verde. Coloque a massa verde, ainda gelada, sobre a massa, deixando 1/3 da massa livre.
Dobre a massa sobre o recheio e dobre a parte restante sobre essa.
Feche as laterais e as bordas.
Estique a massa, torne a dobrar em três, repita a operação (abre, dobre novamente e abra mais um a vez).
Divida a massa em duas, corte em tiras (3, 4, como preferir).
Trance e coloque em duas assadeiras para bolo inglês, untadas com manteiga. Deixe crescer e leve ao forno quente por 10 minutos e depois abaixe um pouco. Asse até que fique bem dourado, tanto na parte superior quanto a inferior. Retire do forno, retire da forma e deixe esfriar sobre uma grade antes de cortar.
Porque se tentar cortar o pão ainda quente, ele irá ficar amassado.
O pão é um pouco adocicado, não chega a ser doce. Comi puro, poderia comer com um pouco de manteiga ou nata.
Nossa nunca tinha ouvido falar em Matcha, mas já vi que pode ser muito gostoso! Otima receita
[Translate]