Pão Taiyaki

As formas para tai-yaki estavam encostadas faz tempo. Resolvi fazer uma brincadeira com esse doce japonês, comum sobretudo no inverno. Costumava compra-lo em barraquinhas, próximas a templos ou na porta do supermercado. Mas ao invés da massa recheada com pasta doce de feijão, resolvi usar uma massinha fermentada e recheei com queijo, tomate e atum. O resultado? Renderam 6 pãezinhos quentes, recheados, em formato de peixe…

2 ovos

150 ml de leite

50 gramas de manteiga

1 colher de sopa, rasa, de açúcar

1 coher de chá de sal

1 colher de chá de fermento biológico instantâneo granulado

Farinha de trigo

Derreta a manteiga e deixe que esfrie. Bata os ovos, adicione o leite, açúcar, sal e manteiga.

Adicione farinha o suficiente para conseguir uma massa não muito líquida. Ficou lembrando massa de bolinho de chuva. Adicione o fermento, bata um pouco com uma colher ou batedor e deixe descansando, até crescer e ficar com uma aparência esponjosa.

As minhas formas para taiyaki são de ferro. Precisei aquecê-las antes de usar e untei bem com óleo. Despejei um pouco de massa, distribuí o recheio e cobri com mais um pouco de massa. Fechei e deixei que assassem. De vez em quando conferia o ponto e virava.

Para quem quiser comprar a forma, já vi na Liberdade. Estas, creio eu, são de alumínio revestido.

Se não tiver uma forma dessas, acho que os pães ficariam igualmente bons se feitos em uma frigideira pequena. É algo para testar.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, Fácil, lanches, massas, receita com as tags , . ligação permanente.

1 Response to Pão Taiyaki

  1. Paula diz:

    Oi Marisa, adorei a sua idéia. Como eu tenho um delivery de comida oriental na minha cidade, as vezes sobra massa de takoyaki, ontem foi um dia desses… aproveitei a massa e a recheia com banana picada e chocolate que sobrou da Páscoa. Não é que ficou bom!!!

Os comentários estão fechados.