O carapau (xixarro, chicharro) é um peixe que gosto muito. E está barato! Vi a R$3,00 o quilo, fresquinho. No Japão, é apreciado, tanto frito, assado ou cru. Resolvi fazê-lo marinado. Para escrever este post, dei uma pesquisada e só hoje soube que “nanban” vem de “nanban-jin”, que era a maneira como chamavam os missionários portugueses e espanhóis que chegaram ao país no século XVI. Com ele, vieram as pimentas, alguns vegetais e outras novidades.
Para duas pessoas, peguei um carapau e dividi em dois filés. Poderia ter feito inteiro, até seria melhor.Limpo e enxuto, temperei com um pouco de sal e passei em amido de milho. Fritei e escorri.
Enquanto isso, misturei em uma panela:
2/3 de xícara de dashi (se não tiver como fazer um bom dashi com kombu e bonito seco, pode usar hondashi, caldo industrializado)
50 ml de vinagre de arroz (se não tiver, use vinagre branco ou de maçã)
1 a 1 1/2 colher de shoyu
1 colher de sopa de açúcar
1 pimenta dedo-de-moça seca, sem sementes, cortada em rodelinhas bem finas
1/4 de cebola cortada em pétalas e ligeiramente refogadas em um pouco de óleo
Algumas tiras bem finas de cenoura
Ferva, confira o sal e o açúcar e despeje quente sobre o peixe. Deixe marinando por algumas horas. Evite mexer, misturar. Deixe que descansem. Pode ser conservado na geladeira por 2 dias.
Na hora de servir, escorra, decore com fatias de cebola, tiras de cenoura e umas rodelinhas de pimenta.
Prefiro sem curtir por muito tempo e prefiro à temperatura ambiente. Apesar de ser comum usar o aji, outros peixes podem ser utilizados. Eu creio que ficaria bom com manjubinhas bem fritas. E esse molho também cai bem com filés de frango frito.
Pingback: PRATO BRANCO! « Doidivana